Observatório Real de Greenwich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Meridiano 0, marcado no observatório de Greenwich, a leste de Londres.

O Observatório Real de Greenwich (em inglês: Royal Greenwich Observatory, RGO) é o escritório central de pesquisas do Meridiano de Greenwich localizado em Greenwich, na Inglaterra.

Foi fundado em 1675 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos astronômicos essenciais à navegação. Aí trabalharam grandes astrónomos, como John Flamsteed (1646-1719) e Edmond Halley (1656-1752), os dois primeiros detentores do título Astrônomo real britânico.

UTC[editar | editar código-fonte]

HORA MÉDIA DE GREENWICH (Greenwich Mean Time ou GMT), baseada na rotação da Terra, utilizada como padrão mundial de tempo até 1986, surgiu então o Tempo Universal Coordenado (Coordinated Universal Time ou UTC) que é hoje o padrão internacional de tempo.

UTC é mantido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas.

Zero hora UTC, aproximadamente ainda corresponde à meia-noite no meridiano de Greenwich.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.