Observatório de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terrasso Sud

O Observatório de Paris (em francês Observatoire de Paris) é o mais importante observatório astronômico da cidade de Paris, França, nascido de um projeto de 1667. Equipado com instrumentos que permitissem e elaboração de cartas para a navegação. Ele foi criado em complemento da Academia Francesa de Ciências, fundada em 1666.

O observatório de Paris teve um papel muito importante na astronomia ocidental. Foi lá que nasceram ciências como a geodésia, a cartografia e a meteorologia.

Atualmente, o observatório de Paris têm instalações em três diferentes localidades: Paris, Meudon e Nançay.

História[editar | editar código-fonte]

Sob pressão de numerosos cientistas e, notavelmente, de Adrien Auzout, que escreveu, em 1665, uma carta ao rei Luís XIV para lhe pedir a criação imediata de uma "campanhia das ciências e das artes".

Em 1666, Luis XIV e Jean-Baptiste Colbert fundaram a Academia Real de Ciências (Académie royale des sciences). Logo em seguida, em 22 de setembro de 1666, foi decidida a criação do observatório real, que mais tarde se tornaria o observatório de Paris. Ele deveria servir de lugar de reunião e de realização de experimentos científicos para todos os acadêmicos. Mas em razão do seu afastamento da Paris da época, somente os astrônomos o utilizaram.

Em 21 de junho de 1667 (dia do solstício de verão), os matemáticos da Academia traçaram sobre o terreno, no lugar da construção atual, o meridiano e outras direções necessárias para a implantação exata do edifício concebido pelo arquiteto e médico Claude Perrault (irmão de Charles Perrault, secretário de Colbert). O plano mediano do observatório definiria a partir de então, o meridiano de Paris. Em 1669, Colbert chamou Jean-Dominique Cassini para dirigir o observatório, o qual efetuou algumas modificações no prédio.

As instalações do observatório em Meudon foram feitas no lugar onde ficava o antigo Château de Meudon.

A dinastia dos Cassini[editar | editar código-fonte]

Salle méridienne, dite salle Cassini

O observatório foi dirigido durante seus 125 primeiros anos pela família Cassini:

Todos os Cassini estavam muito presentes no seio do observatório, até mesmo moravam em suas instalações.

Lista dos diretores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]