Ochamchire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ochamchira)
Ochamchire

ოჩამჩირე

  Cidade  
Antiga Fonte em Ochamchire
Antiga Fonte em Ochamchire
Antiga Fonte em Ochamchire
Localização
Ochamchire está localizado em: Geórgia
Ochamchire
Localização de Ochamchire na Geórgia.
Coordenadas 42° 43' N 41° 28' E
País  Geórgia / Abecásia
Região Abecásia
Município Ochamchire
Características geográficas
População total (2020) 5,276[1] hab.
Altitude 5 m
Fuso horário MSK (UTC+3)

Ochamchire (abcaz:Очамчыра, Ochamchyra, geórgio:ოჩამჩირე, russo:Очамчира) é uma cidade costeira no Mar Negro, na costa da Abecásia.

De acordo com o censo de 1978, Ochamchire tem 18.700 residentes. Depois da Guerra da Abecásia-Geórgia (1992-1993), a população de Ochamcira teve uma descida acentuada devido ao Genocídio dos geórgios na Abecásia. Muitas das pessoas já regressaram à cidade. Ochamchire situa-se na margem esquerda do rio Ghalidzga a uma elevação de 5 metros acima do nível médio das águas do mar. A cidade localiza-se a 53 km a sudeste de Sucumi e 351 km a noroeste de Tbilisi. O clima de Ochamchire é húmido subtropical com invernos relativamente quentes e verões quentes. A temperatura máxima anual é 13,6 ºC. A temperatura máxima de Janeiro 4,5 ºC, enquanto que as temperaturas máximas de Julho são 23 ºC. A precipitação máxima anual é de aproximadamente 1552 mm.

A antiga colónia grega de Gyenos localizava-se provavelmente próximo a Ochamchire, mas a identificação não pode ser considerada definitiva devido à má-preservação do sítio arqueológico.

De acordo com Itar Tass, em 2009, a Rússia planejava construir uma nova base naval para sua Frota do Mar Negro, baseada em Sevastopol) em Ochamchire.[2]

Referências

  • Enciclopédia Soviética