Ocozias de Judá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Acazias
Rei de Judá
Ocozias no Promptuarii Iconum Insigniorum
Governo
Reinado 843 a 842 a.c.
Consorte  ???
Antecessor Jorão, seu pai
Dinastia Casa de Davi
Vida
Nome completo Ocozias
Nascimento  ???
Jerusalem
Morte 842 a.c.
Jerusalem
Sepultamento Desconhecido
Filhos Joás
Pai Jorão
Mãe Atalia

Ocozias ou Acazias foi o 6.º Rei de Judá. Era filho de Jeorão, Rei de Judá, e de Atalia, filha de Acabe, rei de Israel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ocazias começou a governar quando tinha vinte e dois anos de idade, tendo reinado apenas um ano. À época em que sucedeu a seu pai, os reinos de Israel e Judá eram aliados numa guerra contra o reino de Aram (Síria).

Segundo a narrativa bíblica, durante uma batalha travada em Ramot de Galaad, à leste do Rio Jordão, o rei Jorão, de Israel, foi ferido e retirou-se para seu palácio em Jezrael, na companhia de Ocozias. O comandante israelita, Jeú, que tramava contra seu rei, segui-os e atacou os dois monarcas, matando Jorão.

Nesse ponto, há divergência entre os dois livros bíblicos que tratam do assunto. O Livro dos Reis conta que Ocozias foi perseguido e ferido por Jeú, tendo se refugiado na fortaleza de Megido, onde veio a falecer. Entretanto, em Crônicas, consta que ele foi detido em Samaria e entregue a Jeu, sendo executado.

Coordenando-se estes dois relatos (2Rs 9:21-28; 2Cr 22:7-9), evidentemente aconteceu o seguinte: Jeú, ao se aproximar de Jezreel, encontrou-se com Jeorão e Acazias. Jeú abateu Jeorão, mas Acazias fugiu. Nesta ocasião, Jeú não perseguiu Acazias, mas continuou até Jezreel, a fim de terminar ali a sua obra executora. No ínterim, o fugitivo Acazias tentou retornar a Jerusalém; no entanto, só conseguiu chegar a Samaria, onde tentou esconder-se. Os homens de Jeú, perseguindo Acazias, descobriram-no em Samaria e capturaram-no, e levaram-no até Jeú, que estava perto da cidade de Ibleão, não muito longe de Jezreel. Quando Jeú viu Acazias, ordenou que seus homens o matassem em seu carro. Eles o golpearam e feriram quando subia para Gur, perto de Ibleão; mas permitiu-se que Acazias escapasse, e ele fugiu para Megido, onde morreu devido a seus ferimentos. Foi então levado para Jerusalém e ali sepultado. Os relatos de sua morte não são contraditórios, mas complementares.

Segundo Crônicas 22:7 indica que a morte de Acazias ocorreu “da parte de Deus”, e, assim, Jeú atuou como executor da parte de Deus ao matar esse homem que tinha companheirismo com a condenada casa de Acabe. Acazias é também mencionado como “Azarias”, em 2 Crônicas 22:6 (embora, aqui, 15 manuscritos hebraicos rezem “Acazias”), e como “Jeoacaz”, em 2 Crônicas 21:17; 25:23 (um caso de transposição do nome divino para servir de prefixo, ao invés de sufixo).

Após a morte de Ocazias, sua mãe, Atália, mandou matar os possíveis herdeiros ao trono( exceto Jeoás que foi salvo por Jeoseba, filha de Jorão de Judá) e assumiu o poder em Judá durante os seis anos seguintes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Jeorão
Rei de Judá:
1 ano
Sucedido por
Atália

Árvore genealógica baseada na Bíblia. A mãe de Josebate não é indicada na Bíblia:

 
 
Omri
 
 
 
Etbaal
 
 
Asa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acabe
 
 
 
Jezabel
 
 
Josafá
 
 
 
Azuba
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ocozias de Israel
 
 
Jorão de Israel
 
 
Atalia
 
 
 
Jorão de Judá
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ocozias de Judá
 
 
 
Josebate
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Joás
 
 
 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.