Octavian Belu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Octavian Belu
Informações pessoais
Nome completo Octavian Belu
Data de nascimento 17 de fevereiro de 1951 (63 anos)
Local de nascimento Ploieşti, PrahovaValáquia
Nacionalidade Roménia romena
Modalidade Ginástica artística feminina
Anos Posição
1975atualidade Treinador
19812005 Treinador chefe
editar

Octavian Belu (Ploieşti, 17 de fevereiro de 1951) é um técnico romeno de ginástica artística e secretário do Ministério da Juventude e do Desporto.

Foi Belu quem treinou as ginastas da equipe nacional romena. Durante seus anos como treinador, foram cinco medalhas coletivas olímpicas, com o bicampeonato entre 2000 e 2004. Em campeonatos mundiais, Octavian somou o pentacampeonato coletivo e em europeus foram quatro títulos, com três seguidos.[1] Por seus cuidados passaram ginastas destacadas, como Gina Gogean, Catalina Ponor, Simona Amanar e Andreea Raducan.

Após a retirada do técnico Béla Károlyi, foi Octavian quem assumiu os treinos da seleção nacional, em 1981.[1] Seu desligamento, em 2005, deu-se por conta de um conflito culminado por Catalina Ponor: Sem a permissão do treinador, a atleta saiu escondida para uma boate, acompanhada das companheiras de equipe, Florica Leonida e Alexandra Eremia, em meio a concentração do time. Pegas, o desentendimento culminou na dissolução da equipe nacional e no afastamento de Belu.[2]

Em 2009, o treinador foi inserido no International Gymnastics Hall of Fame[3] e, em julho do mesmo ano, considerou abandonar o posto de secretário do Ministério da Juventude e do Desporto, por questões de descentralização, desconcentração e mudanças nas questões financeiras da entidade.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Octavian Belu (em inglês) Romanian-Gymnastics. Página visitada em 8 de julho de 2009.
  2. Garavello, Murilo. Acima do peso, loira e rebelde, Ponor diz que "é a melhor" na trave (em português) UOL Esporte. Página visitada em 10 de outubro de 2008.
  3. OCTAVIAN BELU - Romania (em inglês) IGHF. Página visitada em 7 de julho de 2009.
  4. Octavian Belu ameninţă cu retragerea din postul de secretar de stat de "decor" al MTS: "Eu nu ţin de scaun" (em romeno) Antena03. Página visitada em 7 de julho de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.