Ocultação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Uma ocultação é um evento que acontece quando um objeto é oculto por outro que passa entre ele e o observador. A palavra é usada em astronomia (veja abaixo) e pode também ser utilizada em um sentido geral (não-astronômico) para descrever quando um objeto em primeiro plano oculta (esconde) objetos em segundo plano. De forma geral, as ocultações aplicam-se a cenas visuais de aeronaves voando baixa e em tecnologia de Imagens Geradas por Computador (CGI), onde objetos de primeiro plano obscurecem objetos distantes de uma forma dinâmica conforme a cena se altera.

Eventos astronômicos. Entre estes eventos estão incluídos os trânsitos e as eclipses. A palavra trânsito refere-se a casos onde o objeto mais próximo tem tamanho aparente menor que o objeto mais distante, como um trânsito de Mercúrio ou Vênus através do disco solar. A palavra eclipse geralmente se refere aos eventos em que um dos objetos move-se na sombra de outro. Cada um destes três eventos é o efeito visível de uma sizígia.


Portal A Wikipédia possui o portal:



Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.