Ocupação japonesa da Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa da invasão da Tailândia.

A Tailândia foi ocupada pelo Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial com a invasão de 1941 até a derrota do Japão em 1945.[1][2] No início da Guerra do Pacífico, o Império Japonês contou com o apoio dos tailandeses para permitir a passagem de suas tropas a caminho para invadir a Birmânia e a Malásia ocupadas pela Grã-Bretanha.[3] Isto não era popular com grande parte da população, mas o governo tailandês acreditava que era preferível a conquista japonesa.

Embora a Tailândia permaneceu independente, com total controle sobre suas forças armadas e do Ministério do Interior, os japoneses desejavam um relacionamento bilateral substancialmente similar ao que tinha com o estado fantoche de Manchukuo, o que significava que as relações bilaterais entre os dois países raramente seriam mutuamente benéficas. [4] De fato, muitas das tropas japonesas guarnecidas em vários pontos do país viam a Tailândia como uma "colônia" em vez de um "aliado". [5][6]

Um movimento de resistência bem organizado, apoiado por oficiais do governo aliado com o regente Pridi Phanomyong estava em atividade desde 1942. Os partidários prestaram valiosos serviços de inteligência para os Aliados, e desempenharam atos de sabotagem, e em 1944 ajudaram a projetar a queda de Phibun. Por este motivo a Tailândia recebeu pouca punição pelo seu papel durante a Segunda Guerra.

Referências

  1. http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2814.htm
  2. http://www.nps.gov/archive/wapa/indepth/extContent/wapa/brochure/brochure2.htm
  3. http://www.the-silk-route.co.uk/thaixbangkok.htm
  4. E. Bruce Reynolds. (1994) Thailand and Japan's Southern Advance 1940-1945. St. Martin's Press.
  5. The World War II Bookshelf, by James F. Dunnigan, p.16
  6. Southeast Asia: a historical encyclopedia, from Angkor Wat to East ..., Volume 1, p.514