Oddworld: Abe's Oddysee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Oddworld: Abe's Oddysee
Produtora Oddworld Inhabitants, Digital Dialect (PC) e Saffire (Game Boy)
Editora(s) GT Interactive
Plataforma(s) PlayStation, PC, Game Boy e PlayStation Network
Data(s) de lançamento Estados Unidos 31 de outubro de 1997
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single player e Multiplayer
Número de jogadores 1 a 2
Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Média CD-ROM e Download
Requisitos mínimos Processador: Pentium 133 MHz ou Athlon equivalente

Velocidade do processador: 133 MHz Memória RAM: 8 MB Espaço: 2 MB livres em disco

Controles Teclado, mouse e gamepad

Oddworld Abe Oddysee é o primeiro da série Oddworld, um jogos no estilo puzzle em 2D. Ele foi lançado para PC e Playstation em 1997.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo tem vários comandos, seja no Playstation ou no PC. Mas todos são ensinados em um dos menus do jogo, chamado Gamespeak. No jogo, não há um nível tutorial, tudo é ensinado no decorrer das fases. Além de jogar com Abe, o jogador ainda pode possuir seus inimigos e controlá-los. Há vários níveis, que são classificados da seguinte maneira:

  • Zulags: os níveis em que Abe se aventura por dentro de RuptureFarms têm esse nome. Há vários Zulags, a maioria deles ficam no final do jogo e só há um no começo, que é o primeiro nível.
  • Stockyard: é só um pequeno nível cheio de obstáculos, esse é o local em que Abe cai após fugir de Zulag 1. Stockyard tem 2 niveis: o primeiro vem depois de Zulag 1 e o segundo vem depois do final de Mudanchee Vaults.
  • Monsaic Lines: local onde os mudokons (nome da raça de Abe) descansam e meditam. Neste nível, você encontra Paramonia e Scrabania.
  • Paramonia: na minha opinião, é a parte do jogo com mais aventura. Dentro de Paramonia, você também encontra Paramoniam Temple e Paramoniam Nests.
  • Paramoniam Temple: neste nível, há 8 portas abertas e 1 trancada. Todas elas levam a um nível diferente. Para destrancar a nona porta, você deve completar o nível de todas as oito. A nona porta, após aberta, te levará até Paramoniam Nests.
  • Paramoniam Nests: é o último nível de Paramonia. É bem desafiador e exige movimentos rápidos, pois a cada momento aparece um novo inimigo tentando te matar. Para terminar o nível, entre na porta em que aparece uma grande máscara em cima. Ao entrar, você verá um vídeo mostrando Abe recebendo um poder de uma criatura mística. Quando o vídeo terminar, você poderá ingressar em Scrabania.
  • Scrabania: é um dos cenários do jogo mais desafiadores. Dentro de Scrabania, você encontra Scrabanian Temple e Scrabanian Nests.
  • Scrabanian Temple: como em Paramoniam Temple, você encontra 9 portas, sendo que uma trancada. Após completar o desafio de cada uma das oito portas, você poderá ingressar na nona porta, Scrabanian Nests.
  • Scrabaniam Nests: se Paramonian Nests foi dificil, esse é ainda pior. Você deve encontrar a porta que tem uma máscara gigante de pedra no final do nível. Após ver o vídeo que é quase totalmente idêntico ao de Paramonian Nests, você voltará a Mudanchee Vaults.

O único motivo para Abe precisar passar por Paramonia e Scrabania era acumular poderes místicos para poder derrotar o exército de Sligs (raça inimiga) que estavam bloqueando a saída de Mudanchee Vaults. Após destruir o exército e conseguir sair, você entrará na segunda parte Stockyards. A seguir, você notará que estará novamente no Zulag 1. O objetivo agora será encontrar o Zulag 2. Quando encontra-lo, complete seus niveis, e você poderá ingressar no Zulag 3 e assim vai.

  • RuptureFarms: este é o último nível do jogo. Você deve completá-lo em 3 minutos. Caso essa fração de tempo seja ultrapassada, Abe morrerá, pois um gás tóxico será liberado. Quando você terminar o nível, verá um vídeo em que Abe é capturado pelos Sligs, mas isso não significa que você perdeu, porque esse acontecimento faz parte do enredo do jogo. O jogo tem 2 finais: um bom e outro ruim, dependendo de seu desempenho durante todo o jogo, você verá se realmente resgatou todos os mudokons ou deixou alguns(ou a maioria) para trás.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Abe faz parte da raça dos mudokons, a raça em Oddworld que é escravizada pelos Glukkons (espécie dominante no planeta). Os mudokons trabalham na fabricação de carne, a Abe estava curioso para saber qual era o novo projeto que os Glukkons estavam preparando e fazendo tanto mistério. Um dia, ele soube que estava ocorrendo uma reunião de Glukkons, e havia uma abertura que mostrava essa reunião. Abe decidiu espiar. Ele entrou em pânico quando viu que o novo projeto era fazer um novo tipo de alimento usando a carne de mudokon! Abe não se contentou com o susto e saiu correndo para a área proibida, sendo assim flagrado por câmeras de segurança. O objetivo de Abe (e o seu, como jogador) é resgatar todos os mudokons (no total, são 99) das mãos dos impiedosos Sligs e Glukkons.

Finais do jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo tem 2 finais: o bom e o ruim. Em ambos, Abe (Lorne Lanning) é capturado e levado até o Glukkon-chefe, Mollock.

  • Final ruim: Abe é fatiado em vários pedaços. Isso acontece porque você durante o jogo não resgatou a quantidade de mudokons pedida.
  • Final bom: Todos os 99 mudokons resgatados por Abe retribuem o favor, ultilizando todos os poderes místicos para matar Mollock. Então ele e o Slig que acompanhava-o morrem eletrocutados. Alguns segundos depois, Big Face, o mudokon que deu os poderes de Paramonia e Scrabania para Abe aparece para salva-lo. Big Face e Abe, a partir desse dia, são vistos como heróis de toda a nação dos mudokons.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A produção de Abe's Oddysee começou em janeiro de 1995 com o título provisório de SoulStorm. Depois que a GT Interactive adquiriu os direitos de distribuição em 12 de setembro de 1996, o título foi mudado para Oddworld: Abe's Oddysee[1] . O jogo teve uma exibição privada na Electronic Entertainment Expo de 1996.

O jogo foi lançado para PlayStation, DOS e Windows em 19 de setembro de 1997, no dia apelidado pela desenvolvedora e distribuidora como "Odd Friday"[2] . A versão em japonês saiu em outubro. Uma versão para Sega Saturn foi anunciada pela GT Interactive, mas nunca foi lançada.

A maioria das músicas do jogo foi composta por Ellen Meijers.

Versões alternativas[editar | editar código-fonte]

Oddworld Adventures[editar | editar código-fonte]

Um port do jogo foi lançado para Game Boy com o nome de Oddworld Adventures. O port foi desenvolvido pela Saffire e distribuido pela GT Interactive em 1998. Adventures é considerado uma versão reduzida de Oddysee, com alguns niveis parecidos e gráficos e áudio muito piorados[3] .

Referências

  1. , The Art of Oddworld: The First Ten Years {{{título}}}, 99
  2. GT Interactive inicia contagem regressiva para o Odd Friday (em Inglês). Visitado em 07/03/2010.
  3. Oddworld Adventures no Allgame (em Inglês). Visitado em 07/03/2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]