Odeão de Herodes Ático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista do Odeão desde a Acrópole de Atenas.

O Odeão de Herodes Ático é um antigo teatro localizado na vertente sul da Acrópole de Atenas, na Grécia. Foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. As obras começaram possivelmente em torno de 174.

Quando intacto o Odeão era uma estrutura coberta, e podia receber até 5 mil espectadores. O vão da plateia (koilo) tem 76 m de diâmetro, e foi escavado na rocha da colina. Os assentos eram de mármore branco, divididos em duas seções por um corredor. A orquestra tem 19 m de diâmetro, e o cenário, de três níveis, chegava a 28 m de altura, com diversas prótases (pórticos em projeção) com colunas, e nichos para estatuária, sendo ladeado por escadarias, e com uma galeria (metaskenio) voltada para o exterior, revestida de mosaicos, detalhe repetido na decoração das entradas.

À sua entrada havia estátuas dos faraós da dinastia ptolemaica, como Ptolemeu Filadelfo, acompanhado de uma estátua de sua irmã Arsínoe.1 Depois destas estátuas havia estátuas de Filipe, Alexandre e Lisímaco, não por respeito, ou porque eles beneficiaram Atenas, mas para conseguir vantagens imediatas.2

A construção do teatro foi muito custosa, tanto pelos materiais nobres, como o mármore e o cedro, quanto pelas técnicas construtivas avançadas empregadas na cobertura, de 38 m de diâmetro, que não tinha fixação interna, algo raro mesmo nos dias de hoje.

Na invasão dos hérulos de 267 o teatro foi arrasado, e jamais foi restaurado. Mais tarde sua estrutura foi incorporada às muralhas de Atenas. Com o passar dos séculos suas partes inferiores foram cobertas de entulho, o que fez com que o viajante italiano Niccolo da Martini imaginar que se tratava de uma ponte.

No século XIX foram iniciadas escavações, removendo toneladas de terra, uma restauração foi levada a cabo nos anos 50, e desde 1957 voltou a ser usado para apresentações e festivais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Odeão de Herodes Ático
  • KOSMA, Maria. Herod Atticus Odeon, in The Hellenic Ministry of Culture website [1]

Referências