Odelmo Leão Carneiro Sobrinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Odelmo Leão
Prefeito de Uberlândia Minas Gerais
Mandato 1 de janeiro de 2005
31 de dezembro de 2012
Antecessor(a) Zaire Rezende
Sucessor(a) Gilmar Machado
Vida
Nascimento 26 de Maio de 1946 (68 anos)
Uberaba, MG
Dados pessoais
Partido PP
Profissão Político

Odelmo Leão (Uberaba, 26 de maio de 1946) é um político brasileiro. Foi deputado federal entre 1991 e 2005 sendo eleito por quatro vezes consecutivas. Em 2004 foi eleito prefeito de Uberlândia. Em 2008 foi reeleito na mesma cidade. A trajetória política de Odelmo Leão, como é mais conhecido, começou ainda jovem, quando começou a participar de movimentos sindicais, por volta de 1964. Depois disso foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, vice-presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais, atuando também na presidência, Secretário Municipal de Agricultura e um dos responsáveis pela implantação do curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Odelmo Leão vem de família simples e humilde. Como perdeu sua mãe muito cedo, foi criado em Uberlândia pela avó Dona Hilda.

Assim, apesar de ter nascido em Uberaba, foi em Uberlândia que Odelmo passou a infância, completou os estudos e entrou para a vida política.

Com 13 anos, começou a trabalhar no Banco da Lavoura como Office-boy. Se tornou subgerente do Banco do Triângulo Mineiro, com 20 anos.

Foi membro da União dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia – UCMG, órgão que atuava em defesa dos estudantes.

Em 1964 participou de movimentos sindicais.

Foi presidente do Sindicato Rural de Uberlândia.

Foi vice-presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais, atuando também na presidência.

Como Secretário Municipal de Agricultura, foi um dos responsáveis pela implantação do curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia.

Durante toda a sua vida pública, Odelmo trabalhou para melhorar a vida das pessoas. Lutou por Uberlândia como Deputado Federal.

Esteve ao lado de Rondon Pacheco, Virgílio Galassi e Paulo Ferolla.

Ajudou Fernando Henrique a derrubar a inflação.

Honrou a pasta da Secretaria de Agricultura, ajudando o governador Aécio a recuperar, através do crescimento da produção rural, do agronegócio e da agricultura familiar, a economia de Minas.

Deputado Federal[editar | editar código-fonte]

Eleito deputado aos 44 anos, sua liderança começa a ser reconhecida por sua firmeza, coragem, serenidade e capacidade de articulação. Com apenas 30 dias de mandato, passou a ocupar a Presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural. Nesta mesma época, foi relator do Projeto que regulamentou a Reforma Agrária.

Eleito Deputado Federal quatro vezes, apresentou diversos projetos, dos quais oito se transformaram em Leis. Toda lei, todo ato de Odelmo Leão tiveram sempre o objetivo de melhorar as condições de vida do povo de sua região.

Indicado por oito anos consecutivos, como Líder de seu partido, liderou políticos importantes, como Ministro Delfim Neto, Ministro Roberto Campos, Ministro Francisco Turra, Ministro Pratini de Morais e Ministro Dornelles.

Com força política, sensibilidade e liderança, como Deputado Federal, trouxe recursos para viabilizar:

- Construção das oito UAI´s, que hoje atendem 125 mil pessoas por mês;

- Construção e instalação de equipamentos do CEAI Laranjeiras;

- Construção dos CAIC´s Laranjeiras, Guarani e Escola Municipal Hilda Leão no Morumbi;

- Reforma de escolas e construção de creches;

- Aquisição do aparelho de acelerador linear para o Hospital do Câncer

- Saneamento de diversos córregos (Óleo, Liso, Carvão…);

- Recuperação da bacia do Rio Uberabinha;

- Casa própria para mais de 9 mil famílias nos bairros: São Jorge, Guarani, Pacaembu II, São Gabriel, Seringueiras, Mansour, Ed. Solimões, Ed. Tapajós, Ed. Juruá, Mansour, Residencial Viviane, Parque das Paineiras, Morumbi, Buritis, Aruanã;

- Instalação da Delegacia da Polícia Federal.

Odelmo foi considerado por diversos anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, “Um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional”.

Foi também destacado por vários órgãos de Imprensa (Folha de São Paulo, O Estado de Minas e a Revista Veja) como um dos deputados mais atuantes e sempre presentes do Congresso Nacional.

Com humildade e determinação, sempre saiu do Gabinete em Brasília e Belo Horizonte rumo ao interior do Estado para conhecer de perto os verdadeiros problemas de seu povo. Ele é assim: se cerca de técnicos e profissionais competentes e vai a luta!

Prefeito de Uberlândia[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Odelmo Leão, assumiu seu maior desafio, ao mesmo tempo, que realizava um grande sonho: ser prefeito de Uberlândia e trabalhar pela sua cidade.

Determinado, Odelmo Leão vem correspondendo às expectativas. Desde que assumiu a Administração Municipal, vem mantendo sempre uma postura de coerência, dignidade, honradez, simplicidade e, sobretudo, de grande dedicação ao trabalho.

Em 2006, a Revista IstoÉ, publicou uma pesquisa do instituto ISTOÉ/Databrain, em que o Prefeito Odelmo Leão apresentava 70% de aprovação pelos moradores de Uberlândia.

Em 2007, outra pesquisa, desta vez realizada pelo instituto DataTempo e publicada pelo Jornal O Tempo, apresentava o prefeito Odelmo Leão com aprovação de 78,3% da população da cidade.

Em 2008, pesquisa encomendada pela Rede Integração e pelo Jornal Correio ao Ibope, Odelmo Leão apresentava 62% de aprovação.

E a mais recente, em 2009, pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, entre os dias 10 e 13 de junho e veiculada no Jornal Correio, a aprovação da administração alcançou o índice de 71,8%, entre ótimo, bom e regular positivo. Odelmo é um dos prefeitos com mais aprovação em cidades com mais de 500 mil habitantes no Brasil os indices chegam perto de 90% de aprovação no fim do seu mandato

Uma das conquistas mais significativas para Uberlândia durante a administração de Odelmo Leão é a recuperação do ICMS da Souza Cruz que desde 1997 era transferido para Contagem. Com o retorno do imposto, fruto do seu empenho junto ao governador Aécio Neves Uberlândia terá mais recursos em 2009 para investir em educação, saúde e segurança.

Quando Odelmo Leão assume um compromisso, ele não mede esforços para cumpri-lo. Prova disso, é que todos os compromissos de campanha, feitos na última eleição, foram cumpridos.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar da ONG Ação Fome Zero do Governo Federal por dois anos consecutivos.

Troféu Administração Padrão JK concedido pela Federaminas, pela eficiente administração da Prefeitura de Uberlândia.

Destaque de Ouro na performance aterro sanitário, concedido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.

Destaque de Prata no critério melhor performance no tratamento de esgoto, concedido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.

Diploma ICMS Ecológico, concedido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.

Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera e do Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae).

Medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2008 – Categoria Grande Mérito – na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Prêmio Casey Award como reconhecimento internacional pelo apoio ao programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).



Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.