Odet de Foix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Odet de Foix, Visconde de Lautrec, pintado por Jean Clouet (séc. XVI).

Odet de Foix, Visconde de Lautrec (ou Odet de Cominges) (148515 de Agosto de 1528) foi um líder militar francês. Ganhou a reputação de galante e hábil soldado, embora isso parece efetivamente pouco justificado pelos fatos, uma vez que sempre teve sua vida cercada de infortúnios.

Nobreza e favores[editar | editar código-fonte]

A linhagem dos viscondes de Lautrec originou-se com Pierre, filho João III de Foix, e irmão de Gastão IV de Foix.

Odet de Foix e seus dois irmãos, o Senhor de Lescun e o de l'Esparre (ou Asparros) serviram ao rei Francisco I de França como comandantes; a influência de sua irmã, Françoise de Châteaubriant, que foi amante do rei, deu-lhes altos postos. Em 1515 Lautrec tomou parte na Batalha de Marignano.

Em 1516 Odet recebeu o governo do Ducado de Milão, mas sua severidade logo tornou impopular a dominação francesa. Em 1521 teve sucesso na defesa do ducado contra as tropas espanholas do exército imperial, mas foi completamente derrotado em 22, na Batalha de Bicocca, sendo obrigado a abandonar o Milanesado. O motim das tropas suíças sob seu comando tinha, contra sua vontade, obrigado-o a abandonar a batalha.

Foi feito Marechal de França e, em 1527, recebeu o comando do exército italiano. Ocupou o Milanesado, e foi incumbido da conquista do Reino de Nápoles. A defecção de Andrea Doria e a eclosão da peste no acampamento francês levou a um desastre imediato. O próprio Lautrec pegou infecção, morrendo em agosto de 1528.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.