Odão de Thoire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Odon de Thoire)
 Nota: Para outros significados, veja Odão.
Odão de Thoire
Nascimento 1354
Morte 1414
Progenitores
  • Jean de Thoire et Villars, seigneur de Montelier
  • Agnès de Montagu
Cônjuge Alice di Baux
Ocupação oficial
Título conde

Odão de Thoire nasceu a 1354 e morreu em 1414. Casou-se em 1388 com Alice de Baux.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Senhor de Thoire et Villars [1] nasceu em 1354 e morreu em 1414. Conhecido em Francês como Odão ou Eudes, é filho de Humberto VI de Thoire-Villars [1] e de Joana de Villars.

Gentil-homem dos condes de Saboia, governador de Nice e entre outros títulos também conde de Genebra, além de Capitão-General do Antipapa Clemente VII.

Casamento[editar | editar código-fonte]

O casamento teve lugar em 1388 com Alice de Baux, neta de Guilherme III de Beaufort, que queria à força fazer um casamento com um membro da família papal. A ideia era de recuperar a fortaleza de Baux que tinha passado a Rogério de Baux, mas o estratagema não funcionou [2].

Capitão de Clemente VII[editar | editar código-fonte]

Para o Antipapa Clemente VII, a maior avantajem de Odão era o facto de ser seu meio-primo ("cousins germains") de Humberto VII de Thoire, marido da sua irmão Maria de Genebra.

Nice e Genebra[editar | editar código-fonte]

Entre 1396-1399, põe-se ao serviço de Amadeu VIII de Saboia que o nomeia governador de Nice. Entra em conflito com a Casa de Grimaldi que lhe trará problemas, mas para sua sorte Clemente VII que havia herdado o Condado de Genebra enquanto que Roberto II de Genebra, passa essa sucessão a Humberto VII de Thoire que a receberá deste seu sobrinho.

Infelizmente para a casa de Genebra, e para entrar em graça com o Condado de Saboia, Odão cede-lhes a 5 Ago. 1401 os direitos do condado a Amadeu VIII de Saboia por 45 000 florins de ouro. [3].

Antecessor Odão de Thoire
(1342- †1414)
Sucessor
Humberto VII de Thoire
Conde de Genebra
1400- 1402
Amadeu V de Saboia

Referências

  1. a b Família que tem origem na união, no Século XIII], de Agnês filha de Etienne de Villars nos Dombes, com o Senhor de Thoire, no Bugey, vassalo dos condes de Saboia (na versão FR)
  2. Archives Nationales, sous la cote KK 1213a, f° 22
  3. «Dic. Historique Suisssa» (em inglês)  - Maio 2012

Ver também[editar | editar código-fonte]