Magnavox Odyssey²

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Odyssey2)
Magnavox Odyssey² / Philips Videopac G7000
Fabricante Magnavox/Philips
Tipo Console de videogame
Geração 2ª geração
Lançamento Estados Unidos julho de 1978
União Europeia dezembro de 1978
Japão setembro de 1982
Brasil maio de 1983
Coreia do Sul 1983
Israel 1985
Descontinuado 20 de março de 1984
Mídia Cartucho
CPU Intel 8048
Controladores 1 a 2 Joysticks
Antecessor Magnavox Odyssey
Sucessor Magnavox Odyssey³

Odyssey² ou Videopac (G7000) foi uma console de videogame (console de vídeo games) bastante popular nos anos 70 e 80.

O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de vídeo games doméstico.

Ele foi lançado em Julho de 1978 nos Estados Unidos pela Magnavox com o nome Odyssey².

Mas foi lançado em Dezembro de 1978 pela Philips em vários países europeus com o nome "Videopac G7000", incluindo Portugal. Na França foi usado o nome C52 e a distribuição só ocorreu em 1979.

No Japão foi lançado em 1982 com o nome Odyssey² também.

O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey nunca haver sido lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como "Odyssey", sem o número; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo.

A Magnavox projetou uma nova consola chamada de Odyssey3, tendo sido apresentada publicamente, mas o projeto foi cancelado nos Estados Unidos. A Philips no entanto aproveitou o projeto e lançou na Europa a consola com o nome Philips Videopac + G7400. Existiu também o Philips Videopac G7200.

A nova geração de consolas e jogos da Philips seria na plataforma MSX.

A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.'s Krazy Chase! (um clone de Pac-Man) foi lançado no Brasil como "Come-Come" e o jogo Pickaxe Pete foi lançado como "Didi na Mina Encantada" (protagonizado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão). O jogo Pac-Man foi mais tarde proibido devido a problemas legais com a Atari.

Na Coreia do Sul, foi lançado em 1983.

História[editar | editar código-fonte]

Videopac G7000.

Depois do relativo sucesso de suas plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seu Odyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. A Magnavox estava voltada para o desenvolvimento do Odyssey² desde o Odyssey 4000 e agora seus esforços se concretizavam no novíssimo Odyssey² (1978).

Pode-se dizer que, pelo menos na Europa e nos EUA, o Odyssey² / Videopac foi popular. Não vendeu tanto como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, ficando com o terceiro lugar. Um diferencial era seu teclado "embutido", que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari.

Em termos de mercado o Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, pois ambos tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor do que o do Odyssey², embora a plataforma tenha conseguido um grande número de fãs na Europa e no Brasil. Na Europa a consola ZX Spectrum foi o maior concorrente. Outro fato que contribuiu para maior disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados — jogos, cartuchos e consoles — o que não aconteceu com o Odyssey2 / Videopac.

Muitos dos primeiros jogos, gráficos e embalagens foram desenhados por Ron Bradford e Steve Lehner. Vários jogos foram criados e programados por equipas contratadas pela Philips, como a GST (Andy Eltis, Jake Dowding, Graham Conduit, Mick Rouse, Paul Johnson, etc).

Outras denominações para o mesmo console[editar | editar código-fonte]

  • Magnavox Odyssey² na América do Norte.
  • Philips Videopac G7000 na Europa, incluindo Portugal.
  • Philips C52 na França.
  • Philips Odyssey no Brasil.
  • Kōton Odyssey² no Japão.

Propriedades técnicas[1][editar | editar código-fonte]

  • Processador: Intel 8048; clock: 1.79 MHz.
  • Memória RAM: 256 bytes; 64 bytes no processador
  • Memória de vídeo(VRAM): 256 bytes
  • Gráficos: Intel 8244 custom Audio/Video IC; 16 cores possíveis; 4 sprites suportados;
  • Som: Intel 8244 custom Audio/Video IC
  • Resolution: 280x192
  • Sprites: 4
  • Sound: 1-channel mono
  • Game Media: 2K programmable game card

Emulação[editar | editar código-fonte]

Há um emulador open source de Odyssey² chamado O2EM. Inclui emulação a G7400 Philips Videopac entre outras funcionalidades. O emulador funciona em Linux, Microsoft Windows, MS-DOS e outras plataformas. O2EM, (que originalmente não era open source) foi criado em 1997 pelo programador Daniel Boris e reforçada por Andre Rodrigues de La Rocha.[2] O emulador multi-plataforma open source MESS tem suporte para Odyssey², e é o único emulador para emular o módulo de expansão de voz sem usar samples.

Referências

5. https://experienciaodyssey.com.br/

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.