Região Oeste (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Regional Oeste
—  Bairro do Brasil  —
Oeste.svg
Área
 - Total 33,39
População
 - Total 268,124
    • Densidade 8.030,1/km2 
 - IDH 0,853
 - Índice de Gini 0,61
 - Expectativa de vida ao nascer (anos) 71,65
Domicílios 76.949
Rendimento médio mensal 634,71
Energia elétrica (%) 99,84
Água encanada (%) 98,15
Coleta de lixo (%) 98,81
Fonte: PNUD/2000[1]

Oeste é uma região administrativa (regional) de Belo Horizonte. Faz limite com o município de Contagem (a oeste), com a região administrativa do Barreiro (a sul), com a região Noroeste (a norte), e coma região Centro-sul(a leste). Através desta região a Linha 1 do metrô, que a atravessa, segue até às Estações Cidade Industrial e Eldorado na cidade vizinha.

A região Oeste possui importantes referências urbanas e simbólicas, algumas de notória expressão, como o Parque de Exposições da Gameleira, o Expominas, o CEFET-MG, o Cemitério Parque da Colina, o Asilo Bom Pastor, a Basílica do Santo Cura D´Ars e a Igreja São José do Calafate, além de ser sede da centenária Orquestra Carlos Gomes.

A região apresenta-se, ainda, como uma área de expansão urbana. Bairros como Buritis e Estoril tornaram-se um prolongamento da região Centro - Sul, já altamente congestionada em termos populacionais.

Além desse eixo de expansão de fora para dentro, ou seja região Centro - Sul - Buritis/Estoril, existem outros eixos internos, que ocorrem a partir de áreas mais adensadas para áreas vazias ou menos densas da região, como são os casos dos eixos Buritis/Palmeiras, Betânia/Palmeiras e Gutierrez e Nova Suíça/Jardim América.

Alguns bairros, como Prado e Calafate, não se apresentam como eixos de expansão territorial, visto tratarem-se de bairros muito antigos, já consolidados em seu crescimento.

Há entretanto, uma outra forma de expansão urbana nos mesmos, qual seja, a expansão verticalizada, em especial próximo à Avenida Amazonas. Outros bairros como o Salgado Filho, Jardim América, Gutierrez, Grajaú e Alto Barroca, apresentam um processo de verticalização mais homogêneo e gradual.

Merece destaque, dentro do contexto dos bairros da região Oeste, o aglomerado do Morro das Pedras, que reúne, atualmente, cerca de 25 (vinte e cinco) mil habitantes, distribuídos entre várias comunidades.

A topografia da região é muito acidentada, apresentando raros e descontínuos trechos de declividade suave. Destaca-se como local mais acidentado da região, o aglomerado Morro das Pedras, que apresenta uma declividade variável de 20 a 50%, caracterizada pela existência de áreas de risco, formadas por solos de rochas graníticas, de pouca resistência às intempéries e, por isso, de fácil deslizamento, o que é agravado pelo alto adensamento da área.

Toda a região Oeste situa-se na bacia do ribeirão Arrudas, sendo a maior parte do território regional interceptada por afluentes da margem direita, entre os quais se destacam os córregos Piteiras e Marinho, que foram canalizados e capeados, transformando-se nas avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo, e o córrego do Cercadinho, que ainda corre a céu aberto, separando os bairros Havaí e São José, Estoril e Buritis.

Existem na região 827.809 metros quadrados de áreas verdes distribuídos entre 7 parques municipais, que abrigam espécies como pau-brasil, pau-ferro e sibipiruna, além de diversos tipos de animais. A sub - área que engloba os bairros Betânia e Palmeiras abrigam a única mata nativa de preservação ambiental restante na região, que está concentrada próxima ao Anel Rodoviário .

Seus principais bairros são:

Buritis, Prado, Estoril, Jardim América, Gutierrez, Nova Suíça, Gameleira, Nova Cintra, Salgado Filho, Palmeiras, Betânia e Nova Granada.

Parques[editar | editar código-fonte]

  • Parque Halley Alves Bessa (Praça Márcio A Menin)
  • Parque Jacques Cousteau
  • Parque Estrela Dalva
  • Parque da Vila Pantanal
  • Parque Ecológico do Buritis
  • Parque Aggeo Pio Sobrinho

Lista de bairros[editar | editar código-fonte]

A região Oeste de Belo Horizonte possui um total de 57 bairros:[2]

Referências

  1. PNUD. Atlas de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Visitado em 23 de janeiro de 2008.
  2. Bairros da região Oeste de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte. Visitado em 25 de janeiro de 2010.


Regionais e região central de Belo Horizonte Brasão de Belo Horizonte
Barreiro | Central | Centro-Sul | Leste | Nordeste | Noroeste | Norte | Oeste | Pampulha | Venda Nova


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.