Officium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Roma Antiga
Roman SPQR banner.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
Roma Antiga


Períodos
Reino de Roma
753 a.C.509 a.C.

República Romana
508 a.C.27 a.C.
Império Romano
27 a.C.1453

Constituição romana

Constituição do Reino
Constituição da República
Constituição do Império
Constituição do Dominato
Senado
Assembleias Legislativas
Magistrados Executivos

Magistrados ordinários
Magistrados extraordinários
Títulos e Honras
Imperador
Precedente e Lei

Outros países · Atlas

Officium (plural: officia) é uma palavra latina com vários significados na Roma antiga, incluindo "serviço", "(sensação de) dever", "cortesia", "cerimônia" e coisas do mesmo género. Também se traduz para o grego, kathekon, e mais tarde foi usada em latim para tornar o sistema administrativo mais moderno.

No entanto, este artigo está sobretudo preocupado com o significado de "um escritório" (a palavra moderna provém de escritório) ou "mesa", no sentido de um dignitário do pessoal administrativo e de outros colaboradores, cada um dos quais foi chamado de officialis(daí o moderno oficial).

O Notitia Dignitatum dá-nos informações detalhadas, inequivocamente, decorrentes da própria divisão imperial, sobre a composição dos officia dos dois impérios romanos, título dado ao líder de tribunal, provincial, alguns militares e outros funcionários cerca de 400 d.C.. Embora os detalhes variem bastante de acordo com a classificação, do Oriente para o Ocidente e/ou em casos especiais, em geral, o pessoal dirigente seria como se segue (as descrições são quase "equivalentes" às da época):

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Pauly-Wissowa (em língua alemã, enciclopédia sobre a Antiguidade Clássica)


Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.