Oguzes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os oguzes (em turco: Oğuz) formaram um dos principais ramos dos povos túrquicos (ou turcomanos), entre os séculos VIII e XI. Quando da migração desses povos, ao longo dos séculos X, XI e XII, os oguzes estavam entre os oriundos da região do Mar Cáspio, que migraram em direção ao sul e ao oeste da Ásia ocidental e da Europa Oriental e não para o leste, em direção à Sibéria.

Os oguzes são considerados como os ancestrais dos turcos modernos: azeris, turcos da Turquia, turcomenos, turcos qashqais do Irã, turcos do Khorassan e gagaúzes que, em conjunto, representam mais de 10 milhões de pessoas.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.