Oh, Pretty Woman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Oh, Pretty Woman"
Single de Roy Orbison
Lado B "Yo Te Amo Maria"
Lançamento Agosto de 1964
Gênero(s) Pop rock, rockabilly
Duração 2:55
Gravadora(s) Monument 45-851
Letrista(s) Roy Orbison, Bill Dees
Produção Fred Foster
Cronologia de singles de Roy Orbison
Último
Último
"It's Over"
(1964)
"Goodnight"
(1965)
Próximo
Próximo

"Oh, Pretty Woman" é uma canção lançada em agosto de 1964, que foi um sucesso mundial de Roy Orbison. Gravado no Monument Records, em Nashville, Tennessee, foi escrita por Roy Orbison e Bill Dees. A canção passou três semanas no número um na Billboard Hot 100.[1] "Oh, Pretty Woman", também foi o terceiro single de Orbison a chegar ao top da parada de singles britânica (de um total de três semanas). Os singles anteriores de Orbison que alcançaram o No.1 no Reino Unido foram "Only the Lonely" em 1960 e "It's Over" no início de 1964. Havia três guitarristas na apresentação, Billy Sanford, Jerry Kennedy e Wayne Moss.

Orbison ganhou postumamente o Prêmio Grammy de melhor interpretação vocal pop masculina de 1991 por sua gravação ao vivo da música em seu especial Roy Orbison and Friends, A Black and White Night da rede de televisão HBO. Em 1999, a canção foi homenageada com um Grammy Hall of Fame Award e foi nomeado um dos Rock and Roll Hall of Fame de 500 Songs that Shaped Rock and Roll. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou-o #222 em sua lista dos "500 melhores canções de todos os tempos".

Esta canção teve versões de Al Green, da banda Van Halen, The Holy Sisters of the Gaga Dada, e Ray Brown Junior, Além disso, a canção inspirou o filme de 1990, Pretty Woman, estrelado por Richard Gere e Julia Roberts, sendo o tema principal da trilha sonora.

Referências

  1. Bronson, Fred (2003). The Billboard Book of #1 Hits, 5th Edition (Billboard Publications), page 157.