Oito maluco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Oito Malucos
N° de cartas 2-8
50
Baralho Francês (sem curingas (português brasileiro) ou jokers (português europeu) )
Sentido de jogo Sentido horário
Lista de jogos de cartas  · Portal Jogos

Oito maluco é um jogo de cartas simples para 2 ou mais jogadores (recomendado entre 4 e 8) com um baralho completo sem curingas (português brasileiro) ou jokers (português europeu) . Pode usar-se mais baralhos caso necessário. O objetivo do jogo é descartar todas as cartas da mão antes dos outros jogadores. Há jogos semelhantes com cartas específicas.

Jogo[editar | editar código-fonte]

São dadas nove cartas a cada jogador. Os jogadores jogam uma carta por vez na mesa em sentido horário, seguindo algumas regras.

  • Ser do mesmo naipe da última carta jogada
  • Ser do mesmo valor da última carta jogada
  • Ser um 8 de qualquer naipe

O 8 funciona como um curinga podendo ser jogado a qualquer momento. O jogador que o fizer deve então escolher o naipe com que o jogo seguirá. Caso o jogador seguinte não tenha nenhuma carta possível de ser jogada de acordo com as regras, ele deverá pegar (português brasileiro) ou biscar (português europeu) quantas cartas forem necessárias do monte de cartas que ainda não foi usado, até ter uma carta possível de jogar na mão. E também serve para finalizar o jogo, ou seja, o jogador que possuir o menor número de cartas, e guardar um 8 para o final, mesmo sendo ele de outro nipe poderá "bater" sem precisar comprar nenhuma carta, independente da carta que estiver á mesa. Se este monte se esgotar, permite-se passar a vez (ou, alternativamente, baralha-se novamente as cartas descartadas para formar um novo monte).

Algumas cartas possuem um valor especial influenciando o andamento do jogo:

Carta
Valor
K
Faz o jogador seguinte pegar uma carta do monte, porém o mesmo deve descartar outra (ou a carta que apanhou) na mesa.
Q♠
Faz o jogador que estiver atras pegar 2 cartas.
J
Faz o jogador seguinte pegar duas cartas do monte, e o mesmo perde sua vez (ou seja ele pega duas cartas e passa a vez).
A
Faz o jogador seguinte pular a vez, sem comprar nenhuma carta do monte e sem descartar nenhuma também (a final a vez dele foi "pulada").

Pode haver muitas variações desse jogo com o acréscimo de cartas especiais e número de cartas recebidas inicialmente. Contudo estas são as regras básicas.

Valete Maluco[editar | editar código-fonte]

Valete Maluco é uma versão um pouco diferente:

  • O J e K tem suas funções invertidas: O J que inverte o sentido do jogo ao invés do K, e o K pula a vez do próximo a jogar ao invés do J.
  • A Q♠ não faz o jogador seguinte pegar 5 cartas do monte e perder a vez, ela é uma carta comum nessa versão, mas há uma carta semelhante a ela: o A de qualquer naipe, só que o próximo jogador compra somente 1 carta e fica sem jogar.
  • O 1 é uma carta comum e não em carta semelhante.
  • O 2 é uma carta comum e o 7 que tem sua função, só que ao invés de ir acresentando de 2 em 2 cartas, acrescenta de 3 em 3 cartas.
  • A única carta especial que continua igual nas duas versões é o 8 que continua sendo curinga.