Oizumi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oizumi
大泉 (Oizumi)
Brazilian Plaza
Brazilian Plaza
Bandeira de Oizumi
Bandeira
País  Japão
Província Gunma
Área
 - Total 17,93 km² km²
População (1 de dezembro de 2011)
 - Total 40,112 pessoas

Oizumi é uma cidade da província de Gunma, no Japão. É geminada com a cidade de Brasil Guaratinguetá, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Localizada na região Kita-Kanto. Oizumi-machi (em japonês, 大泉町) é considerado um importante centro industrial, localizado no distrito de Oura. Com cerca de 40.000 habitantes, o município se tornou um dos principais destinos dos brasileiros no início da década de 1990, durante o movimento dekassegui.

Em pouco tempo, Oizumi ficou conhecido em todo o país como "Brazilian Town" dada não só a grande quantidade de residentes brasileiros, como à estrutura que se criou, com a avenida principal da cidade abrigando comércio e prestadores de serviços exclusivos para os brasileiros.

Proporcionalmente, é a cidade com maior concentração de estrangeiros, cerca de 16% da população total. Descendentes de japoneses brasileiros e peruanos compõem a maior parte desse grupo. Atualmente vivem na cidade, cerca de 6.000 brasileiros.

Pronúncia do nome da cidade de Oizumi: "O(ô)-izúmi".

Origem[editar | editar código-fonte]

Em 1957, ocorreu a fusão das municipalidades de Ookawa-mura e Koizumi-machi, surgindo assim a cidade de Ooizumi. O nome é composto pelo 'Oo' de Ookawa e 'izumi' de Koizumi. Fernando kosi Hashimoto nascido em 15/09/1962 oizumi machi veio para o brazil com 5 anos...

Referência[editar | editar código-fonte]