Oktogon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{Sem-fontes|{{subst:DATA}}}}.
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Oktogon
Placa toponímica na estação de metropolitano Oktogon

Oktogon é a praça na confluência do Grand Boulevard (Nagykörút) com a Avenida Andrássy (Andrássy út) em Budapeste, Hungria. Oktogon é também uma estação da linha M1 (Millennium) do metropolitano de Budapeste. O nome provém da sua forma octogonal.

Antes da construção da Avenida Andrássy em 1871, havia um buraco no local, que foi então preenchido.. Nos anos seguintes construiu-se quatro grandes edifícios que rodearam o cruzamento, de acordo com planos do arquitecto Antal Szkalnitzky. Entre 1936 e 1945 a praça recebeu o nome Mussolini e entre 1945 e 1990 foi conhecida como 7 de Novembro (em húngaro: November 7.). Depois voltou a receber o nome que ainda hoje tem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Hungria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.