Olacaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOlacaceae
Olax imbricata
Olax imbricata
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Santalales
Família: Olacaceae
Géneros
Ver texto.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Olacaceae

Introdução[editar | editar código-fonte]

A família na maior parte das vezes apresenta folhas simples ou compostas e suas flores podem ser tanto bissexuais quanto unissexuais e são trímeras. Não apresentam estípulas. Seus frutos são drupáceos originados de um cálice expandido.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Sua estrutura morfológica consiste em quatro sépalas e pétalas, apresentando dois carpelos, dois estames e um ovário súpero com geralmente dois óvulos por lóculo. Seus grãos de pólen são tricolpados. A família das Olacaceae possuem tendência ao parasitismo, por isso apresentam características favoráveis a ele como por exemplo um gineceu diminuto. Essa característica é compartilhada com a família das Loranthaceae, na qual possui relação filogenética.

Relações Filogenéticas[editar | editar código-fonte]

Existem discussões sobre o grupo das Olacaceae ser monofilético ou polifilético, Estudos moleculares recentes comprovam que é um grupo polifilético. São realizados constantes estudos das relações filogenéticas da família com outros grupos e conforme o conhecimento avança são requeridas mudanças na classificação. A priori, a família que apresenta uma relação mais próxima com as Olacaceae são as Lorantbaceae, Ximeniaceae e Aptandraceae.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

As Olacaceae ocorrem no geral em florestas plainas de regiões tropicais e temperadas, podendo ser encontradas em países como África, Ásia e América, porém, é no neotrópico em é observada uma maior diversidade.

Ocorrência no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil está amplamente distribuída em todas as regiões, mas com uma maior concentração na Amazônia. Os estudos da diversidade de plantas brasileiras pertencentes a essa família são escassos, não se tendo muito registro, sendo 12 gêneros e 53 espécies.

É uma família que apresenta algumas importâncias econômicas como a produção de frutos comestíveis, matéria prima para óleos de cozinha, fármacos e madeira, além de também serem utilizadas na ornamentação.

Referências[editar | editar código-fonte]

[1][2][3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Santalales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Angiosperm Phylogeny Website». www.mobot.org. Consultado em 25 de março de 2023 
  2. Barth, Ortrud Monika (1972). «Catálogo sistemático dos pólens das plantas arbóreas do Brasil meridional XIII - Flacourtiaceae e Caricaceae». Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (1): 1–13. ISSN 0074-0276. doi:10.1590/s0074-02761972000100005. Consultado em 25 de março de 2023 
  3. Carnivalle Silva Melillo, Raquel. «A paisagem do litoral norte paulista». Consultado em 25 de março de 2023 
  4. Lucena, Danielly da Silva; Pessoa, Edlley; Alves, Marccus (2021). «Olacaceae and Schoepfiaceae in eastern Northeast Brazil». Rodriguésia. ISSN 2175-7860. doi:10.1590/2175-7860202172044. Consultado em 25 de março de 2023