Olaria Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olaria
Nome Olaria Atlético Clube
Alcunhas Azulão
Azulão da Bariri
Torcedor(a)/Adepto(a) Olariense
Mascote Índio
Fundação 1 de julho de 1915 (108 anos)
Estádio Rua Bariri
Capacidade 5.141 pessoas* (Limitado pelo Corpo de Bombeiros)
Presidente Brasil Augusto Pinto Monteiro (Pintinho)
Treinador(a) Brasil Luciano Silva "Ligeirinho"
Patrocinador(a) Brasil Papelex
Material (d)esportivo Brasil Carioca
Competição Campeonato Carioca
Ranking nacional 140º lugar, 40 pontos
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Olaria Atlético Clube é uma agremiação poliesportiva e clube de futebol profissional da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro de Olaria, tendo sido fundada em 1 de julho de 1915, chegando ao centenário em 2015, tem como maior rival o Bonsucesso, outro time da Grande Leopoldina que juntos realizam o Clássico Leopoldinense.

Seu estádio é o Antônio Mourão Vieira Filho, conhecido como "Rua Bariri", e atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Possui um Ginásio, Álvaro da Costa Mello, com capacidade para mais de duas mil pessoas.

Disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1973 e 1974. Sua maior conquista é a Taça de Bronze de 1981, um dos três módulos de disputa da antiga fórmula do Campeonato Brasileiro. Foi ainda vice-campeão carioca de 1933, em um dos campeonatos geridos pela então Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), certame filiado a CBD.

O escudo reúne suas atividades esportivas dos primeiros anos de fundação: futebol, tênis e escotismo do mar, atividade praticada na extinta praia de Maria Angu, aterrada durante as obras da Avenida Brasil. Foi o time que revelou Romário. É conhecido também por ser o último clube de Garrincha, grande craque de seu tempo.

História

O Olaria Atlético Clube (OAC) foi fundado no dia 1 de julho de 1915 e sua origem reside no futebol. Na Rua Filomena Nunes existia um grupo de rapazes que praticava o futebol naquele bairro leopoldinense, o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites. Seus fundadores queriam que fosse criado um clube que ostentasse o nome do bairro e assim, em uma quinta-feira, dia 1 de julho de 1915, reunidos na casa do capitão Alfredo de Oliveira, na Rua Filomena Nunes 202 (atual 796) foi fundado o Olaria Futebol Clube. Seus fundadores foram Alfredo de Oliveira, Carolino Martins Arantes, Sylzed José de Sant’Anna, Elmano Jofre, Hermogêneo Vasconcellos, Manoel Gonçalves Boaventura, Isaac de Oliveira, Jaci de Oliveira e outros. Suas primeiras cores foram o preto e o branco e o primeiro escudo era constituído de um losango preto com as iniciais “OFC”.


Em 1920, o Olaria passou a chamar-se Olaria Atlético Clube, as cores mudaram para o azul e branco e foi concebido o atual escudo, cujo primeiro desenho é atribuído a um associado cujo apelido era “Gasolina”.Inicialmente o Olaria filiou-se à extinta Liga Suburbana e seu primeiro campo ficava na Rua Leopoldina Rego.

Já em 1931, o Clube conquistou um de seus mais importantes títulos, ao sagra-se, de forma invicta, Campeão da Segunda Divisão da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos  (AMEA), passando pela primeira vez em sua história a poder participar da primeira divisão do campeonato estadual.

Em 1937, o Olaria sofreria um de seus maiores golpes da história pois, com a reunificação do futebol do Rio de Janeiro, o Olaria foi afastado da nova Federação, tendo inclusive sua existência ameaçada, mas em 1947 o Olaria retornaria triunfalmente à Primeira Divisão, com a construção de seu estádio na Rua Bariri. Naquele ano, no dia 6 de abril, era inaugurado o Estádio Mourão Filho, em jogo amistoso no qual o Fluminense venceu o Vasco por 5 a 4, com Friaça, do Vasco, marcando o primeiro gol do estádio.

Em 1950, com a inauguração do Maracanã, o Olaria deixava o “alçapão” (alcunha mais famosa de seu estádio) para jogar no gigante do Maracanã e fez bonito: no primeiro campeonato do Maracanã chegou à frente de Flamengo e Fluminense. Em 1954, foi o primeiro clube carioca a dar uma volta ao mundo. Em 1960, seu primeiro título da primeira divisão chegaria, ao sagrar-se campeão do Torneio Início, derrotando o Vasco na final[1]. Foi este também o primeiro título conquistado no recém-criado Estado da Guanabara.

No ano de 1962, com um timaço que contava com Murilo, Hartoldo, Navarro, Casemiro, Nélson, Walter, Cané, Rodarte, Romeu, o Olaria realizou uma excelente campanha no estadual, credenciando-se para a disputa do Rio-São Paulo no ano seguinte.

O ano de 1963 foi o que marcou a construção do Parque Aquático do Clube e, na gestão do então presidente José de Albuquerque é construído o Parque Aquático olariense tornou-se, até hoje, uma das referências de lazer na zona Leopoldinense.

A década de 1970 será riquíssima para o futebol do Olaria. Em 1971, o Clube chega na terceira colocação do estadual, atrás apenas de Fluminense e Botafogo. Isto sem ter feito um só jogo na Bariri, pois o campo estava em obras. Com um timaço que tinha Aroldo, Miguel, Altivo, Alfinete, Afonsinho, Marco Antônio, Luís Carlos, o Olaria, então de camisa listrada, deu um show de futebol durante todo o campeonato. O ano de 1972 marca a presença de Garrincha no Olaria, onde o “anjo das pernas tortas” encerraria sua carreira e marcaria seu último gol. Os anos de 1973 e 1974 marcam a participação do Olaria na divisão principal do Campeonato Brasileiro, quando conseguiu, inclusive, a façanha de derrotar o Santos por 2 a 1 em plena Vila Belmiro. No final da década de 70, mais exatamente em 1979, um menino franzino iniciava sua carreira como federado pelo Olaria: Romário de Souza Farias, que marcou os primeiros 7 gols de seus mais de mil pelo clube da Rua Bariri.


O ano de 1981 inscreveria o Olaria na galeria dos campeões brasileiros. O Olaria sagrava-se Campeão Brasileiro da Taça de Bronze, ao vencer o Santo Amaro na final. Comandados pelo técnico Duque, o Olaria tinha craques como Salvador, Lulinha, Mauro, Zeíca, Chiquinho, Paulo Ramos, Ricardo, Orlando.

Rebaixado na Primeira divisão do Campeonato Carioca em 2005, o Olaria disputou em 2006 a Segunda Divisão do mesmo, no qual não teve uma campanha muito relevante. O time conquistou ainda em 2006 uma das quatro vagas que foram abertas para a Primeira divisão do Campeonato Carioca de 2007, através de uma seletiva que foi realizada com a presença de dezesseis clubes, tendo o Olaria chegado em terceiro lugar. Contudo a justiça anulou esse certame e o clube teve de jogar a segunda divisão no ano seguinte.

Em 2007 a segunda divisão carioca levou no total cinco times para a primeira divisão, mas o Olaria não esteve entre os contemplados. Porém com um ótimo trabalho feito em sua categoria de base o Olaria AC consagrou-se vice-campeão da Copa Roberto Dinamite de juvenis do mesmo ano, que é um torneio com clubes cariocas elaborado pelo ex jogador Roberto Dinamite, tendo como destaque alguns jogadores que vieram a despontar nos anos seguintes como: Wander (Contratado em 2008 pelo Manchester United - ING); Ivan (Transferido para Associação Atlética Portuguesa-RJ no ano seguinte.) e Yago Augusto (Hoje sem clube mas um dos principais destaques da equipe juvenil no ano de 2007).

Em 2008, a quantidade de vagas para o acesso à primeira divisão estadual reduziu para dois times. O Olaria, que teve como um dos destaques do torneio naquele ano o jovem atacante Assumpção, chegou ao quadrangular final e ficou em quarto lugar atrás de Bangu Atlético Clube, Esporte Clube Tigres do Brasil e Aperibeense Futebol Clube.

Em 2009, consegue o acesso para primeira divisão do campeonato carioca, após cinco anos, perdendo o título da competição para o America FC.

Em 2010 ficou n oitava colocação na primeira divisão do campeonato carioca.

Em 2011, o Olaria fez grande campanha na Taça Rio e conseguiu se classificar para as semifinais do campeonato, mas acabou sendo eliminado pelo Vasco quando foi derrotado por 1x0.

Em 2012 ficou na décima quarta colocação na primeira divisão do campeonato carioca mas conseguindo permanecer na divisão de elite.

Em 2013, o Olaria fez uma péssima campanha no Campeonato Carioca, e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão.

Em 2014, o Olaria foi vice-campeão da Taça Santos Dumont (1º Turno da Segunda Divisão do Campeonato Carioca), perdendo a final para o Barra Mansa F.C. O Azulão da Bariri também contratou o ex-ídolo do Botafogo, Donizete 'Pantera', para o cargo de gerente de futebol. No segundo turno, a Taça Corcovado, o Olaria somou apenas 6 pontos no grupo A (1V - 3E - 3D), ficando na penúltima colocação da chave. Após o término da Série B, o técnico Cleimar Rocha deixou o clube que permaneceu na segunda divisão. No sub-20, o Olaria conquistou o Campeonato Estadual da Série B na categoria.

Em 2015, o Olaria novamente não conseguiu acesso à primeira divisão e permanecerá na segunda divisão em 2016, mas chega ao centenário como um dos maiores clubes poliesportivos do estado do Rio de Janeiro, com um patrimônio grande e vida social ativa, além da tradição de ao longo dos 100 anos de sua existência, manter o futebol como atividade que o fez ser conhecido no Rio de Janeiro e no Brasil.

Basquete

No Basquete masculino em 1968, o Olaria A.C. foi o ganhador do Campeonato Estadual de Basquete infantil numa memorável campanha, o técnico de basquete era Heleno Fonseca Lima, o clube voltou a vencer a competição desta categoria, dez a anos depois, em 1978. O Clube também tem duas importantes conquistas da categoria juvenil, sendo campeão estadual em 1972 e em 1997, esta última num título divido junto ao Flamengo e Tijuca. O Clube possui também os títulos do Torneio de Aspirantes nos anos 1972 e 1973, competição de preparação ao Campeonato Estadual Aspirantes. Na categoria adulto, o clube consegui um vice-campeonato na Taça Ivan Raposo em 1971 e dois vice-campeonatos na tradicional Taça Kanela em 1984 e 1996, todas três sendo competições de preparação ao Campeonato Estadual adulto.

No Basquete Feminino o clube conseguiu suas maiores conquistas na modalidade, dois títulos do Campeonato Estadual adulto em 1976 e 1978, um tricampeonato não veio porque em 1977 a competição não foi realizada. O Clube tem também um título do Campeonato Estadual juvenil em 1972 e do Torneio juvenil no mesmo ano 1972, além do título do Torneio infanto-juvenil de 1971. Atualmente nenhum Clube grande do futebol carioca investe na modalidade Basquete feminino, os clubes ficam restritos apenas a participar de competições masculinas, o que não ocorre no Vôlei onde investem em ambos, feminino e masculino.

Infelizmente, o Basquete Federado foi deixado de lado por esse tradicional clube da modalidade, que assim como o não menos tradicional Sport Club Mackenzie, fazem muita faltas as competições da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, seu ginásio necessita de melhorias no piso como pintura e de melhorais na cobertura contra chuvas, mas são mantidas escolinhas fazendo manter vivo o saudoso espírito Olariense ao basquete.

Futsal

No ano de 2015, o clube retorna a disputar o Campeonato Estadual de futsal adulto no masculino, o futsal federado do Olaria volta a participar da principal competição da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) onde já tinha sido campeão da competição no Campeonato Metropolitano adulto masculino do ano 2002 , a entidade realiza duas competições anuais no adulto e nas bases, num semestre o Campeonato Carioca e no outro o Campeonato Estadual. O clube também já conquistou o Campeonato Estadual juvenil masculino de 1956 e o Campeonato Carioca infanto-juvenil masculino de 2004.

Galeria de Presidentes

ano nome ano nome
1915 Hermogênio Floriano Vasconcellos 1954 Rachid Bunahum
1916 Agostinho Rodrigues dos Santos 1955 Álvaro da Costa Mello
1917 Mário de Barros 1956/ 1957 Alberto da Costa Trigo
1918 José da Silva Barros 1958 Alberto da Costa Trigo e Osvaldo Raimundo
1919 José da Silva Barros e Alfredo Peçanha 1959 Alberto da Costa Trigo
1920/ 1921 Silvio e Silva 1960/ 1967 José de Albuquerque
1922 Otelo de Souza 1968/ 1969 Norberto de Alcântara
1923 Francisco Lage 1970/ 1971 Álvaro da Costa Mello
1924/ 1925 Horácio Werne 1972/ 1973 José Maria de Carvalho Júnior
1926/ 1927 Francisco Lage 1974 Edilbert Pellegrini Nahn
1928/ 1932 Gelmerez de Melo 1975/ 1977 Jomery Raymundo Calomeni
1933 Jayme Morais 1978/ 1982 Edmundo dos Santos Cigarro
1934 João Wanderley 1983/ 1985 Jorge Raed
1935/ 1936 José do Rego Matos 1986/ 1988 Octavio Pumar
1937 Alfredo Hilário Bessa 1989/ 1994 Abrahão Gomes do Nascimento
1938 Eugenio Carneiro Monteiro 1995/ 2001 Augusto Pinto Monteiro
1939/ 1941 João Fernandes Ferreira 2001/ 2003 Augusto Pinto Monteiro
1942/ 1944 Sylzed José de Sant’Anna 2004/ 2006 Augusto Pinto Monteiro
1945/ 1949 Álvaro da Costa Mello 2007/ 2009 Heitor Belini Pereira Quintella
1950 Leibinitz Miranda 2010/ 2012 Heitor Belini Pereira Quintella
1951/ 1952 Otton Silva e Souza 2013/ 2015 e 2016/ 2018 Augusto Pinto Monteiro
1953 Mani Crockatt de Sá

Diretoria e comissão técnica

Presidente de honra

João Fernandes Ferreira

Patrono

Álvaro da Costa Mello

Assembleia Geral

Presidente: Pedro Paulo Vital do Nascimento

Vice-Presidente: Luis Fernando Costa

Conselho Deliberativo

Presidente: Jorge Oliveira dos Santos

Vice-Presidente: Miguel Gustavo da Silva Gomes

Conselho Fiscal

Presidente: Heitor Belini Pereira Quintela

Vice-Presidente: Carlos Alberto Oliveira dos Santos

Diretoria Administrativa

Presidente: Augusto Pinto Monteiro

Vice-Presidente: Humberto Sangenetto David

Vice-Presidente de Administração e Finanças: Iguatemi Gomes dos Santos

Vice-Presidente do Patrimônio: Ricardo Afonso Fernandes

Vice-Presidente Social: Antonio Carlos Alves de Souza

Vice-Presidente Jurídico: Dr. Daniel Marques N. dos Reis

Vice-Presidente de Futebol: Roberto Elustondo

Vice-Presidente de Marketing: José Ricardo Bezerra de Queiroz

Vice-Presidente de Esporte Olímpico e Responsabilidade Social: Paulo Roberto Mandarino Leite

Vice-Presidente de Recreação e Lazer: José Carlos Rodrigues Louredo

Títulos no futebol

Fachada da Sede do Olaria A.C.
Formação principal do Olaria nos anos 50
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série C 1 1981
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Rio de Janeiro Troféu Moisés Mathias de Andrade 1 2010
Rio de Janeiro Troféu Washington Rodrigues 1 2011
Rio de Janeiro Torneio Integração do Rio de Janeiro 1 1977
Rio de Janeiro Torneio Início 1 1960
Rio de Janeiro Campeonato Carioca - Série B 3 1931, 1980 e 1983

Outras Conquistas

Estaduais

Categorias de Base

Torcidas

  • Império Olariense
  • Torcida Jovem do Olaria

Elenco Atual

Goleiros
Jogador
Brasil Cléber
Brasil Adilson Santos
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Uirá Marques Z
Brasil Lucas Coutinho Z
Brasil Vanderson Z
Brasil Ivan Z
Brasil Erick Brandão Z
Brasil Daniel Z
Brasil Robertinho Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Rafael Conca M
Brasil Esdras M
Brasil Nego M
Brasil Marlos M
Brasil Magno M
Brasil Cocada M
Brasil Léo Oliveira M
Brasil Lincoln M
Atacantes
Jogador
Brasil Bruno Andrade
Brasil Andrezinho
Brasil Renatinho

Jogadores destacados

  • Ubirajara Alcântara
  • Aleílson (2009 e 2010)
  • Antônio Lopes (1958–1961)
  • Aroldo (1962)
  • Canário (1953)
  • Cané (1962)
  • Cássio (2001,2003-2004)
  • Charles Guerreiro (1999)
  • Chiquinho (1981)
  • Darci (1999 e 2004)
  • David (2007 a 2011)
  • Deninho (1992)
  • Flávio Henrique
  • Garrincha (1971-1972)
  • Jair Pereira (1972)
  • Joel Santana (1973)
  • Jorginho (1995-1997)
  • Leandro Assumpção (2008)
  • Leleco (1960)
  • Ligeirinho (1992)
  • Marco "Mehmet" Aurélio (2001 e 2013)
  • Ivan (2008, 2010-14)
  • Araruama (2009-10)
  • Miguel (1967-71)
  • Murilo (1962)
  • Pedrinho (2011)
  • Siston (2011-2012)
  • Robert (1991)
  • Romário (1979-1980)
  • Thiago Eleutério (2008-12)
  • Rafael Santos (2010-2011)
  • Nado (1970)
  • Amarildo (2010-11 e 2012)
  • Ézio (1989)
  • Advaldo (1990-94)
  • Ricardo Cruz (1996)
  • Ricardo Rocha (1996)
  • Azul (1999-00)
  • Lulinha (1981)
  • Paulo Ramos (1981)
  • Hilton (1981)
  • Henrique Gulpilhares (2011)
  • Aílton Ferraz (1980)
  • Gonçalves (1980)

Jogadores Estrangeiros

  • César Mena (2011 - Colômbia)
  • Gonzalo Gil (2011 - Argentina)
  • Nicólas Villafãne (2011 - Argentina)
  • André Ladaga (2001-03 - Azerbaijão)
  • Kowsky Sainvil (2004-05 - Haiti)
  • César Lagoria (2003 - Argentina)
  • Gastón Pisani (2006 - Argentina)
  • Cristhian Ovelar (2012 - Paraguai)
  • Santiago Fernandez (2012 - Argentina)
  • Mehmet Aurélio (2001 e 2013 - Turquia)
  • Erickson Araújo - 'Eco' (1978 - Portugal)

Treinadores

Publicações:

  • "Saudações Olarienses: Cartas para Michael Moore", do cronista Wagner Fonseca Lima, edições Armazém Digital (RJ), lançado em 2003.
  • "Olaria - A conquista da Taça de Bronze", de Marcelo Paes, Editora: Oficina Raquel, lançado em 2013.

Ranking da CBF

  • Posição: 140º
  • Pontuação: 40 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também

Fonte

  • PAES, Marcelo. Olaria - A conquista da Taça de Bronze.. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.

Referências

  • Bairros do Rio - Ramos, Olaria e Penha, projeto de Silvia Fraiha e Tiza Lobo

Ligações externas

Predefinição:Clubes de futebol do Rio de Janeiro

Predefinição:Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C - Cronologia