Oleksandr Horshkov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AGorshkov.JPG

Oleksandr Viktorovych Horshkov - em ucraniano, Олександр Вікторович Горшков (Kirovs'k, 8 de fevereiro de 1970) - é um futebolista ucraniano.

Integra o elenco do Zenit São Petersburgo como jogador de meio-de-campo, tendo participado da ascensão meteórica da equipe russa: em menos de um ano, conquistou seu primeiro campeonato nacional, o segundo troféu europeu de uma equipe russa (a Copa da UEFA) e a Supercopa Européia, partida tira-teima contra o Manchester United, campeão da [[Liga dos Campeões da UEFA|Liga dos Campeões. Ao fim de 2008, aposentou-se.

Curiosamente, Horshkov atuou por Rússia e Ucrânia: defendera a Seleção Russa em dois amistosos de 1998, já como jogador do Zenit; Em 2003, realizou suas quatro partidas (e marcou um gol) pela sua terra natal nas Eliminatórias para a Eurocopa 2004.

Por ter jogado no futebol russo desde 1996 e não ter se firmado na Ucrânia, é mais conhecido por seu nome russificado, dos tempos de URSS: Aleksandr Viktorovich Gorshkov (Александр Викторович Горшков, em russo).