Olga Kiun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Olga Kiun (Oльга Kюн) é uma pianista russa. Descendente de uma tradicional família de músicos soviéticos, Olga Kiun começou estudar piano aos 6 anos de idade com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Kishnev. Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra.

Em Moscou, estudou no Conservatório Tchaikovsky, onde foi aluna do consagrado pianista e professor russo Lev Oborin e no terceiro ano desse curso foi laureada no Concurso Internacional Enescu, na Romênia. Graduou-se com distinção, com nota máxima em todas as disciplinas.

Também estudou no Conservatório de Leningrado, hoje São Petersburgo, sob a orientação de Pavel Serebriakov. Ao terminar esse curso, integrou o “Gosconcert”, extinta sociedade artística estatal, realizando recitais, concertos com orquestra e inúmeras gravações para a Rádio e Televisão por toda a ex-União Soviética.

O repertório da pianista Olga Kiun abrange desde os compositores do século XVII aos contemporâneos, com ênfase nos românticos. Tocou na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai e Peru, apresentando-se pela primeira vez no Brasil em 1991, em Curitiba. De 1993 a 1997 foi professora contratada da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, na cidade de Curitiba, visando o aprimoramento e melhor qualificação do corpo docente dessa instituição. Hoje Olga é professora concursada dessa mesma escola. Olga Kiun desenvolve ainda intensa atividade artística e pedagógica, como recitalista, camerista, solista de orquestra, jurada em concursos e professora convidada em Festivais de Música em todo o país.