Olimpíada Internacional de Filosofia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de filosofia que ocorre anualmente em local itinerante e é destinada a alunos do ensino médio.

A primeira edição deste evento ocorreu em 1993, na Bulgária, partindo de uma iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade de Sofia. A edição mais recente foi realizada em Isae, Romênia, contando com a participação de cerca de 20 países, cada qual representado por até 2 estudantes (com exceção do país sede, que pode inscrever até 10 alunos). O Brasil nunca participou deste evento.

Provas[editar | editar código-fonte]

Todos os líderes nacionais devem enviar, até o dia 1.o de março do ano da competição, uma sugestão de questão em algumas das três línguas oficiais do torneio, isto é, em inglês, francês ou alemão. São selecionados, então, quatro dos temas sugeridos, dos quais cada estudante deve escolher um para elaborar o seu artigo.

Os estudantes têm 4 horas para realizar a prova, a qual deve ser escrita em qualquer uma das línguas oficiais da competição, desde que não seja a língua materna do candidato (por exemplo, estudantes da Alemanha devem realizar a prova em inglês ou em francês).

Correção e Premiação[editar | editar código-fonte]

Na primeira fase de correção, quatro avaliadores analisam cada prova e atribuem uma pontuação de 0 a 10. Caso a diferença entre a nota mais alta e a mais baixa seja superior a 3 pontos, um quinto professor avalia o artigo elaborado. Todas as redações com média igual ou superior a 7 são aprovadas para a segunda fase.

Nesta segunda etapa, mais dois avaliadores atribuem notas às redações classificadas. Considerando tanto as notas da primeira fase quanto as duas novas notas atribuídas na segunda fase, o Júri Internacional define o artigos classificadas para a terceira etapa. Finalmente, o Comitê Científico do torneio decide a distribuição de medalhas de ouro, prata e bronze e de certificados de menção honrosa.

Seleção para a IPO[editar | editar código-fonte]

O método de seleção para a IPO varia de país para país e deve ser claramente apresentado ao Comitê Internacional para que a formação da equipe seja considerada apta a participar do torneio internacional.

Sedes da IPO[editar | editar código-fonte]

País Ano
 1  Bulgária Bulgária   1993
 2  Bulgária Bulgária   1994
 3  Bulgária Bulgária   1995
 4  Turquia Turquia   1996
 5  Polónia Polônia   1997
 6  Roménia Romênia   1998
 7  Hungria Hungria   1999
 8  Alemanha Alemanha   2000
 9  Estados Unidos Estados Unidos   2001
 10  Japão Japão   2002
 11  Argentina Argentina   2003
 12  Coreia do Sul Coreia do Sul   2004
 13  Polónia Polônia   2005
 14  Itália Itália   2006
 15  Turquia Turquia   2007
 16  Roménia Romênia   2008
 17  Finlândia Finlândia  2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]