Olimpíada Internacional de Geografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Olimpíada Internacional de Geografia (International Geography Olympiad ou simplesmente IGeO) é uma olimpíada de geografia que ocorre a cada dois anos em local itinerante e é destinada a alunos de 16 a 19 anos.

A primeira edição deste evento ocorreu em 1996, na Holanda, partindo de uma iniciativa da União Internacional de Geografia (International Geographical Union - IGU). A edição mais recente foi realizada em Cartago, Tunísia, contando com a participação de 24 países. O Brasil nunca participou deste evento.

Provas[editar | editar código-fonte]

Durante o torneio, os alunos participantes realizam três diferentes provas. Duas provas convencionais, uma escrita e outra multimídia e um trabalho de campo, realizado em um local selecionado da cidade do evento, que visa avaliar o aluno em sua leitura de mapas e conhecimento da geografia local.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Após a correção das provas e a revisão das notas, é elaborado um ranking baseado na nota total obtida por cada estudante, considerando peso de 40% para a prova escrita, 40% para o trabalho de campo e 20% para o teste multimídia.

Com isso, são conferidas medalhas de ouro aos alunos que estiverem entre os 10% melhores, medalhas de prata aos que estiverem entre os 20% seguintes e de bronze aos 30% subsequentes, analogamente ao critério de premiação da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO).

Seleção para a IGeO[editar | editar código-fonte]

O método de seleção para a IGeO, para que seja considerado válido pelo torneio internacional, deve ser obtido através de uma olimpíada de âmbito nacional sobre geografia.

Sedes da IGeO[editar | editar código-fonte]

País Ano
 4  Países Baixos Holanda   1996
 6  Portugal Portugal   1998
 8  Coreia do Sul Coreia do Sul   2000
 10  África do Sul África do Sul   2002
 12  Polónia Polônia   2004
 14  Austrália Austrália   2006
 16  Tunísia Tunísia   2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]