Oliver!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Oliver!
Oliver! (PT/BR)
 Reino Unido
1968 • cor • 153 min 
Direção Carol Reed
Roteiro Vernon Harris
Elenco Ron Moody
Oliver Reed
Shani Wallis
Mark Lester
Género musical
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Oliver! é um filme britânico de 1968, um musical dirigido por Carol Reed e com roteiro livremente baseado no romance Oliver Twist de Charles Dickens.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No século XIX, em um orfanato onde as crianças tomam só sopa e os administradores comem fartamente, Oliver Twist (Mark Lester), um órfão de 9 anos, "ousa" pedir mais comida. Por este motivo é vendido por três guinéus para o Sr. Sowerberry (Leonard Rossiter), o dono de uma funerária, que quer ver Oliver como seguidor de féretro em enterros de crianças. Após uma briga, quando chamaram sua mãe de prostituta, Oliver é preso em um porão da funerária. Ele descobre acidentalmente que as grades estão soltas, assim foge para Londres, sonhando fazer fortuna. Lá conhece Jack Dawkins (Jack Wild), que é normalmente chamado de Artful Dodger, que lhe apresenta Fagin (Ron Moody), um larápio louco por dinheiro que abriga diversas crianças, que trabalham para ele como batedores de carteiras. Dentro deste contexto o futuro de Oliver não parece ser muito promissor, mas algo mudará sua vida radicalmente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar 1969 (EUA)

BAFTA 1969 (Reino Unido)

Globo de Ouro 1969 (EUA)

Festival de Moscou 1969 (Rússia)

  • Venceu na categoria de melhor ator (Ron Moody).
  • Indicado na categoria de melhor filme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]