Olivo Carnasciali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Olivo Carnascialli)
Olivo Carnasciali
Nome completo Olivo Carnasciali
Nascimento 15 de março de 1880
Curitiba / PR
Morte 21 de março de 1951 (71 anos)
Curitiba / PR
Nacionalidade Brasil
Ocupação Industrial e político

Olivo Carnasciali (Curitiba, 15 de março de 188021 de março de 1951) foi um comerciante, industrial e político brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Antonio Carnasciali e d. Angelina Ciola Carnasciali, todos os seus estudos realizaram-se em sua cidade natal. Aos 14 anos começou a trabalhar na casa comercial de seu pai, tornando-se administrador da mesma já aos 18 anos. A firma comercial Antonio Carnascialli abasteceu, com matéria-prima básica, todas as empreiteiras que se envolveram na construção das primeiras ferrovias paranaense.

Em 1913 fundou a Cia. Fabril Paranaense, localizada na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba, para a fabricação de Palito de fósforo tornando-se precursor desse tipo de industria no país.

Eleito deputado ao congresso estadual no biênio 1916/17, participou da comissão permanente da Força Pública. Neste período destacou-se com importantes projetos para a ligação do norte do estado ao porto de Paranaguá.

Em 1927 extinguiu a firma comercial que recebeu de seu pai e em 1928 afastou-se Cia. Fabril Paranaense quando foi eleito à Câmara Municipal de Curitiba.

Em 1942 foi eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia, período este que a instituição passava grande dificuldade econômica em virtude da segunda guerra mundial.

Na quarta-feira, 21 de março de 1951, seis dias após completar 71 anos de vida, faleceu, em sua cidade natal e como homenagem ao político e industrial pioneiro, há, em sua cidade natal, no bairro Cajuru, uma rua com o seu nome.

Referências

  1. Antonio Carnasciali & Cia. Site Novo Milênio - acessado em 28 de novembro de 2015

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • NICOLAS, Maria.130 Anos de Vida Parlamentar Paranaense - Assembléias Legislativas e Constituintes. 1854-1954. 1° ed. Curitiba: Departamento de Imprensa Oficial do Estado - DIOE; 1954, p. 324,325
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.