Olorotitan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOlorotitan
Olorotitan.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ornithopoda
Família: Hadrosauridae
Subfamília: Lambeosaurinae
Género: Olorotitan
Godefroit et al., 2003
Espécie
Olorotitan arharensis

O olorotitan (Olorotitan arharensis, do latim "cisne gigante") foi uma espécie de dinossauro hadrosaurídeo e lambeosauríneo encontrado na formação Tsagayan localizada em Kundur, Amur, na Rússia. Os restos fósseis consistem num esqueleto quase completo que foi descrito em 2003 por Godefroit et al.

O Olorotitan é caracterizado por uma crista oca semelhante a uma machadinha adornando-lhe o crânio. Este é suportado por um pescoço marcadamente alongado em relação a outros hadrossaurídeos. O sacro tem pelo menos mais três vértebras do que os membros da sua família. A cauda possui superfícies articulares entre as extremidades distais das apófises neurais no terço basal da cauda tornando essa zona particularmente rígida.

O esqueleto dum Olorotitan

O olorotitan possui o esqueleto mais completo de qualquer lambeosauríneo encontrado fora da América do Norte e pela sua posição filogenética num clado de "coritossaurinos" (como o coritossauro, o hypacrossauro, o lambeosaurus e o nipponossauro) argumenta fortemente, na opinião dos descritores, para uma origem asiática dos hadrosaurídeos lambeossauríneos juntamente com o charonossauro e os lambeossauríneos primitivos amurossauro, aralossauro, jaxartossauro e tsintaossauro.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Pascal Godefroit,Yuri Bolotsky, Vladimir Alifanov. (2003). A remarkable hollow-crested hadrosaur from Russia: an Asian origin for lambeosaurines. Comptes Rendus Palevol 2. 143–151.