Olympikus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Olympikus
Slogan Inspire-se
Tipo Empresa de capital aberto
Indústria Calçados e vestuário esportivos
Fundação 1975
Sede Vazante, MG,  Brasil
Produtos Tênis, Roupas, Acessórios e Equipamentos esportivos
Página oficial http://www.olympikus.com.br/
Olympikus Zomax Zyon

A Olympikus, é uma marca de calçados e artigos esportivos do Brasil pertencente ao grupo Vulcabras-Azaleia.

A marca tem sido usada como patrocínio de diversos times, atletas, confederações, comitês e eventos esportivos.

Em 1997, começou a patrocinar a Confederação Brasileira de Voleibol, fornecendo materiais para a Seleção Brasileira de Vôlei e patrocinando alguns atletas brasileiros de destaque na modalidade, como Bernardinho, Giba e Zé Roberto.

Já em 2009, a Olympikus deu os seus primeiros passos no futebol, se tornando a patrocinadora oficial do Flamengo, e também do Lanús, clube da primeira divisão do futebol argentino.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Olympikus inicia em 1975, quando surgiu o seu primeiro tênis: um dos primeiros modelos em couro do Brasil. Pouco tempo depois, as marcas esportivas internacionais começaram a entrar no Brasil e a Olympikus passou a disputar nos campos tecnológico, publicitário e mercadológico o espaço com estas empresas.

Na década de 1990 a marca se tornou patrocinadora de vários atletas e entidades. Nomes como Claudinei Quirino, Gustavo Borges, Vanderlei Cordeiro, Maureen Maggi, Gustavo Kuerten, Giba e Bernardinho se tornaram garotos-propaganda da Olympikus.

Além disso, a Olympikus iniciou parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (1997), com a Confederação Brasileira de Atletismo (1999) e com o Comitê Olímpico Brasileiro (1999).

Como resultado da maior associação com o esporte a empresa decide produzir novas linhas de vestuário com a marca. Em 1996, a Olympikus deixa de ser apenas uma marca de tênis e a marca passa a vir estampada em diversas peças de vestuário esportivo, como camisetas e mochilas.

Em 2007 a marca foi escolhida como uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. A Olympikus não só patrocinou o evento, como a delegação brasileira.

Em 2006, uma nova marca foi lançada pela Calçados Azaléia S/A, mantendo uma relação ideológica com a antiga marca Olympikus: a OLK. Trata-se de uma variante da antiga marca menos voltada para materiais desportivos e mais relacionada com a vestuário casual.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Vôlei[editar | editar código-fonte]

Rugby[editar | editar código-fonte]

Confederações[editar | editar código-fonte]

Atletas Patrocinados[editar | editar código-fonte]

Unidades Produtoras[editar | editar código-fonte]

A Vulcabras-Azaleia, dona da marca, é uma empresa de capital aberto com sede em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, cujos principais acionistas são da família Grendene. Conta, entre outras, com as marcas Azaléia, AZ, Dijean, Funny, Opanka, OLK, Olympikus, Reebok e Botas Vulcabras.

Após o fechamento de seis fábricas na Bahia[1] , interromper as fabricações em sua filial no RS[2] , e demitir cerca de 8,9 mil funcionários devido a problemas financeios, possui atualmente três fábricas no Brasil: Frei Paulo em SE, Horizonte em CE e Itapetinga na BA.

E, embora uma matéria da Istoé Dinheiro tenha alardeado que a Família Grendene houvesse garantido à sua consultoria não cogitar instalar fábricas em países asiáticos com menores custos de produção[3] , a Vulcabras-Azaleia adquiriu recentemente uma fábrica na Índia[4] , contando agora com duas unidades produtoras em outros países: Buenos Aires na Argentina e Chennai na Índia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


{{Navbox |nome = Vulcabras-Azaleia |título = Vulcabras-Azaleia |imagem = Logo Vulcabras-azaleia.png |state = autocollapse

|list1 = Azaleia  · AZ  · Dijean  · Funny  · OLK  · Olympikus  · Reebok  · Botas Vulcabras

Referências