Olympique de Marseille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olympique de Marselha
Ficheiro:Olympique Marseille logo.png
Nome Olympique de Marseille
Alcunhas L'OM
L'Ohème
Marseillais
Les Phocéens
Fundação 31 de agosto de 1899 (124 anos)
Estádio Vélodrome
Capacidade 67.000
Localização Marselha, França
Presidente França Vincent Labrune
Treinador(a) Espanha Míchel[1]
Patrocinador(a) Suíça Intersport
Material (d)esportivo Alemanha Adidas
Competição França Ligue 1
Website om.net
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Olympique de Marseille (acrónimo: OM), mais conhecido no Brasil como Olympique de Marselha ou apenas Olympique, é um clube de futebol francês da cidade de Marselha, uma das três maiores do país, estando localizada no sul da França.

O lema do clube, Droit au But, estampado no escudo, é gritado pela torcida nos estádios e significa "Direto ao gol".[2]

Fundado em 1899 por René Dufaure de Montmirail, é o mais bem sucedido clube da França, sendo o único detentor de um título da Liga dos Campeões da UEFA, em 1992-93, além de nove Campeonatos Franceses e dez Copas da França, sendo o maior vencedor deste último certame.

Além destas conquistas, o Olympique foi vice campeão da Liga dos Campeões da UEFA em 1990-91 e da Copa da UEFA (atual Liga Europa da UEFA) por duas vezes, em 1998-99 e 2003-04. Suas conquistas mais recentes foram as Copas da Liga de 2009-10, 2010-11 e 2011-12, e o Campeonato Francês de 2009-10.

Contando com a maior média de público da história do futebol francês, teve 53.130 pessoas presentes por jogo na temporada 2014-15 no seu estádio atual, Stade Vélodrome, onde joga desde 1937, e que pode abrigar 67.395 pessoas.[3] Seu antigo estádio, o Stade de l'Huveaune, foi utilizado de 1904 até 1937.

História

Começo

Fundado em 1892 por René Dufaure de Montmirail como um clube poliesportivo, era chamado de Sporting Club, US Phocéenne, e Football Club de Marseille[4] nos seus primeiros cinco anos de vida. O nome Olympique de Marseille foi adotado apenas em 1899, ano em que se considera a fundação oficial do clube no formato atual. No começo, o rugby era o principal esporte dentro do clube, vindo o futebol a ser praticado apenas em 1902. Em 1904, o Olympique venceu seu primeiro campeonato, o Championnat du Littoral ("Campeonato do Litoral"), que tinha como participantes outros times da cidade, lhe dando a oportunidade de participar do Campeonato Francês da USFSA pela primeira vez, certame em que apenas conseguiu chegar às semifinais por três vezes, em 1904, 1907 e 1908.[4]

Primeiras glórias

Nos anos 20, conseguiu conquistar três Copas da França, em 192324, 192526 e 192627 e ainda o Campeonato Francês de Amadores em 192829, campeonato de maior importância na época. Na década seguinte, com a profissionalização do futebol e a criação do Campeonato Francês no formato atual, o Olympique foi campeão em 1936–37, considerado vencedor apenas pelo número de vitórias[5] (uma vez que terminou com o mesmo número de pontos do Sochaux), vicecampeão em 193738 e 193839 e terceiro colocado por mais dois anos, além de ter vencido mais três Copas da França, em 1934-35, 193738 e 194243, se tornando o maior vencedor do certame, título que ainda carrega.[5]

Sua segunda conquista do Campeonato Francês veio em 1947–48, mais uma vez numa disputa acirrada, dessa vez com o Lille, terminando o certame apenas um ponto a frente do rival.[5]

Jejum e retorno ao topo

Nos anos 50 e 60, passou pela época mais difícil de sua história. Nesse período, disputou seis temporadas a Segunda Divisão Francesa, quando foi rebaixado em 195859, voltando 196263, novamente sucumbindo e retornando em definitvo apenas na temporada 196566. Sua única conquista foi a Copa Charles Drago, em 195960, além de ter sido finalista da Copa da França uma vez.

No seu retorno à Primeira Divisão, já contando com uma nova direção, tendo como presidente Marcel Leclerc, o clube voltou a estar no topo, conquistando três Copas da França e dois Campeonatos Franceses. Com jogadores como Roger Magnusson e Josip Skoblar (que levou a Bota de Ouro como jogador que mais fez gols em toda a Europa em 1971) fez história no futebol francês, participando ainda pelas primeiras vezes da Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA).[6] Porém, logo nas primeiras fases, enfrentou as favoritas Ajax e Juventus, que se sagraram campeã e vicecampeã, em 1971-72 e 1972-73, respectivamente.[7][8]

Mas o sucesso não durou muito e, com a demissão do presidente, que ameaçou a Liga de tirar sua equipe da disputa do certame por não poder mais contratar estrangeiros para seu time, outro rebaixamento veio em 197980, com o retorno vindo apenas em 198485.

Tetracampeonato e decepções continentais

Em 12 de abril de 1986, Bernard Tapie assumiu a presidência do clube e trouxe diversos jogadores de ponta para o time, como Karl-Heinz Förster, Alain Giresse, Jean-Pierre Papin, Chris Waddle, Klaus Allofs, Enzo Francescoli, Abedi Pelé, Didier Deschamps, Basile Boli, Marcel Desailly, Rudi Völler e Éric Cantona, assim como treinadores de renome como Franz Beckenbauer, Gérard Gili e Raymond Goethals.[2]

Devido ao alto investimento, o Olympique conquistou quatro Campeonatos Franceses consecutivos, um recorde, igualando-se ao AS Saint-Étienne, que tinha o feito vinte anos antes, além de mais uma Copa da França. O primeiro título, em 1988-89 teve sabor especial devido à rivalidade, que estava tomando ares mais sérios na época, com o Paris Saint-Germain. A três rodadas do fim do campeonato, os dois times eram os únicos possibilitados de conquistar o certame e se enfrentariam. Com a partida empatada em 0 a 0 até o último minuto, Franck Sauzée marcou o gol da vitória e do título marselhano.

No ano seguinte, mais uma disputa acirrada, dessa vez com o Bordeaux, que ficou apenas dois pontos atrás do campeão. Em 1990-91 e 1991-92, duas conquistas em cima do Monaco.

O sucesso não gerou apenas reconhecimento nacional. Na sua primeira participação em muitos anos na Taça dos Campeões Europeus, o Olympique chegou às semifinais, depois de eliminar, com certa folga, Brøndby IF, AEK Athens e CSKA Sofia. O adversário da vez era o Benfica. Na partida de ida, na França, o Marseille fez 2 a 1, obtendo vantagem de empate para o jogo de volta. Nesta, o empate de 0 a 0, até os 82 minutos, dava a classificação inédita ao time de Marselha, porém, num erro infeliz do árbitro belga M. Van Langenhove, o atacante Vata, do time português, escorou a bola para o gol com a mão, fazendo o placar necessário para a classificação do Benfica, que veio a sucumbir diante do Milan na final.[9]

Um ano depois, na Taça de 1990-91, o Marseille foi ainda mais eficiente. Depois de bater Dinamo Tirana, Lech Poznań, o poderoso Milan e o Spartak Moscou, a final, que seria disputada contra o surpreendente Estrela Vermelha de Belgrado, era considerada uma tarefa não muito árdua. Porém, num empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, a partida foi para a disputa de pênaltis, tendo Manuel Amoros, da equipe francesa, errado o alvo logo na primeira cobrança, o que se tornaria fatal para o time, já que mais nenhum pênalti foi desperdiçado, permanecendo o placar nas penalidades em 5 a 3, dando o título ao rival.

Na temporada seguinte, não conseguiu passar da segunda fase, sendo eliminado pelo Sparta Praga.

Escalação da final da Liga de 1992-93.

Conquista da Europa

A maior glória de um clube francês na história veio em 1992-93. Na primeira fase, contra o Glentoran, da Irlanda do Norte, o Marseille fez 8 a 0 no agregado, passando facilmente, diferentemente da segunda, quando pegou o Dinamo Bucureşti, da Romênia. Precisando do resultado no jogo de volta, já que o placar não foi aberto no de ida, a tarefa de marcar os dois gols da vitória por 2 a 0 foi de Alen Bokšić.

Na fase seguinte, que só classificava um clube por grupo, o Olympique enfrentou Rangers Football Club, Club Brugge e CSKA Moscou, e teve três vitórias e três empates, permanecendo invicto.

A final teve lugar em Munique, na Alemanha, contra o mesmo Milan que havia derrotado anos antes e atual time do eterno ídolo marselhano Jean-Pierre Papin. A partida ocorreu no dia 26 de maio de 1993, e o resultado foi 1 a 0 para os franceses, gol de Basile Boli, aos 44 minutos. O Olympique jogou com a seguinte escalação: Fabien Barthez, Jocelyn Angloma, Éric Di Meco, Basile Boli, Franck Sauzée, Marcel Desailly, Jean-Jacques Eydelie, Alen Bokšić, Rudi Völler, Abedi Pelé, Didier Deschamps, e ainda os suplementares Jean-Christophe Thomas e Jean-Philippe Durand.[2]

Escândalo

Porém, devido a um escândalo envolvendo seu presidente, o clube foi forçado a jogar a Segunda Divisão por dois anos, teve retirado seu título francês de 199293, que seria seu quinto consecutivo, e ainda não pôde participar da Copa Intercontinental do mesmo ano, que teve como clube substituto o vicecampeão europeu, AC Milan. A denúncia partiu de jogadores do Valenciennes, Jacques Glassmann[10], Jorge Burruchaga[11] e Christophe Robert, que afirmaram ter sido contactados por Jean-Jacques Eydelie para deixarem o clube de Marselha vencer e, mais importante, não lesionarem nenhum jogador do Olympique para não prejudicar a final da Liga dos Campeões, que seria jogada dias depois.

Assim, o clube acabou campeão da Ligue 2 de 199495, mas foi impedido de subir para a Ligue 1. Sua volta foi na temporada seguinte, com o vicecampeonato da Segunda Divisão.

Atualmente

Desde então, o clube vem tentando recuperar seu prestígio internacional, tendo sido vicecampeão da Copa da UEFA por duas oportunidades, em 199899, sendo derrotado pelo Parma,[12] e em 2003–04, depois de bater adversários como Internazionale, Liverpool e Newcastle, caindo diante do Valencia da Espanha.[13] Vicecampeonatos recentes ainda de duas Copas da França e dois Campeonatos Franceses ainda mantém o clube na elite do futebol francês.

Em 200910, quebrou o jejum que passou por quinze anos sem um título nacional, conquistando a Copa da Liga Francesa de 2009-10, em cima do Bordeaux por 3 a 1. Na mesma temporada, outro jejum foi quebrado. Dezoito anos depois, após assumir a liderança na trigésima primeira rodada, o Olympique foi campeão francês pela nona vez na sua história, com duas rodadas de antecedência.

Outra conquista da Copa da Liga viria na temporada seguinte.

Estrutura

Stade de l'Huveaune

Ver artigo principal: Stade de l'Huveaune

O Marseille utilizou o Stade de l'Huveaune, que tinha capacidade para 15.000 pessoas, de 1904 a 1937.

Stade Vélodrome

Ver artigo principal: Stade Vélodrome

O estádio do Olympique de Marseille é o Stade Vélodrome, com capacidade de 67.000 lugares fica em Marselha, o estádio foi inaugurado dia 13 de junho de 1937 e é um dos maiores e mais belos estádios da França.

Na Copa do Mundo de 1938, recebeu dois jogos, entre eles, a semifinal entre Itália e Brasil, que terminou com a vitória italiana por 2 a 1, sendo que o Brasil não contou com seu principal jogador Leônidas, que estava machucado.

Para a Copa do Mundo de 1998, foi reformado e sua capacidade passou de 42.000 lugares para os atuais 60.013. Naquela ocasião, foi o palco de inúmeros jogos, entre eles a semifinal entre Brasil e Holanda, que terminou em 1 a 1 e com vitória brasileira na disputa de pênaltis.

O estádio também recebe regularmente a seleção francesa de rugby e foi palco de seis jogos da Copa do Mundo de Rugby de 2007.

CT Robert Louis-Dreyfus.

O Vélodrome passou por reformas recentemente para sediar partidas da Euro 2016, que será disputada em território francês. Assim, o estádio agora possui capacidade para 67.000 espectadores. O custo das obras devem consumir 150 milhões de euros.[14]

Centro de treinamento Robert Louis-Dreyfus

Construído em julho de 1991, num terreno de 40.000 m², era chamado de La Commanderie, porém foi renomeado em 2009 em homenagem a Robert Louis-Dreyfus, antigo presidente do clube, falecido no mesmo ano.

Rivalidade

Ver artigo principal: Le Classique

O Olympique de Marseille mantém uma rivalidade na França com o Paris Saint-Germain, chamado de Le Classique ("O Clássico"), desde 1971, quando o time de Marselha venceu o de Paris por 4 a 2. De lá para cá, são 82 jogos, com 32 vitórias do Olympique e 30 do PSG, além de 20 empates. Os dois clubes são os únicos do país a terem conquistado títulos europeus de grande porte, tendo este segundo clube vencido a Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1996.

Elenco atual

Atualizado dia 1 de fevereiro de 2016.[15]


Goleiros
N.º Jogador
16 França Yohann Pelé
30 França Steve Mandanda Capitão
Defensores
N.º Jogador Pos.
3 Camarões Nicolas N'Koulou Z
4 Países Baixos Karim Rekik Z
6 Portugal Rolando Z
15 França Stéphane Sparagna Z
2 Espanha Javier Manquillo LD
26 Costa do Marfim Brice Dja Djédjé LD
23 França Benjamin Mendy Lesionado LE
25 Itália Paolo De Ceglie LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
5 França Abou Diaby V
8 Brasil Lucas Silva V
10 França Lassana Diarra V
18 Chile Mauricio Isla V
20 Togo Alaixys Romao V
7 Argentina Lucas Ocampos Lesionado M
11 França Romain Alessandrini M
14 França Georges-Kévin N'Koudou M
17 Guiné Bouna Sarr M
19 Marrocos Abdelaziz Barrada M
24 França Florian Thauvin M
29 Camarões André Zambo Anguissa M
Atacantes
N.º Jogador
9 Escócia Steven Fletcher
22 Bélgica Michy Batshuayi
28 França Antoine Rabillard
Comissão técnica
Nome Pos.
Espanha Míchel T
Espanha Rafael Alkorta AS
Espanha Juan Carlos Mandiá AS
França Franck Passi AS
França Stéphane Cassard TG
Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado
  • PenalizadoExpulso: Jogador suspenso

Uniformes

Uniformes atuais

  • 1º - Camisa branca, calção e meias brancas;
  • 2º - Camisa preta com listras em azul, calção e meias pretas;
  • 3º - Camisa azul, calção e meias azuis.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme

Uniformes dos goleiros

  • Camisa azul claro, calções e meias azuis claro;
  • Camisa vermelha, calção e meias vermelhas;
  • Camisa azul, calção e meias azuis;
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Observação: Os goleiros do Olympique também usam os respectivos uniformes de linha não usado no jogo.

Uniformes de treino

  • Camisa branca, calção e meias brancas.
  • Camisa azul-marinho, calção e meias azuis-marinho.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Notáveis jogadores

Em negrito, os jogadores do Dream Team.

Títulos

Continentais
Competição Títulos Temporadas
Liga dos Campeões da UEFA 1 1992–93
Ficheiro:Coppa Intertoto.svg
Copa Intertoto da UEFA 1 2005
Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Francês 9 1936–37, 1947–48, 1970–71, 1971–72, 1988–89, 1989–90, 1990–91, 1991–92, 2009–10
Campeonato Francês - 2ª Divisão 1 1994–95
Copa da França 10 1923–24, 1925–26, 1926–27, 1934–35, 1937–38, 1942–43,

1968–69, 1971–72, 1975–76, 1988–89

Copa da Liga Francesa 3 2009–10, 2010–11, 2011–12
Supercopa da França 3 1971, 2010, 2011

Campeão Invicto

Estatísticas

Desde a primeira edição do Campeonato Francês, na qual o Olympique estava presente, o clube ficou de fora doze vezes, quando jogou a Segunda Divisão Francesa. Foi o último clube dos que participaram da primeira edição do certame a ser rebaixado, fato ocorrido apenas em 1959, e é o segundo clube com mais participações. Até a temporada 2008-09, os números gerais do Marseille estão abaixo:

Liga Temporadas Partidas Vitórias Empates Derrotas Gols marcados Gols sofridos
Ligue 1 59 2094 918 524 652 3393 2772
Ligue 2 12 432 206 114 112 665 450

Temporadas

As tabelas abaixo mostram os desempenhos ano a ano do Olympique nas principais competições em que disputou em sua história.

Division 1/Ligue 1

Na Primeira Divisão Francesa, as nove conquistas do certame e os nove vicecampeonatos mostram a tradição do Olympique na competição.

Em negrito, os anos em que foi campeão.
Em vermelho, os anos em que foi rebaixado.
Ano 1932-33 1933-34 1934-35 1935-36 1936-37 1937-38 1938-39 1939-40
Pos.
Ano 1940-41 1941-42 1942-43 1943-44 1944-45 1945-46 1946-47 1947-48 1948-49 1949-50
Pos.
Ano 1950-51 1951-52 1952-53 1953-54 1954-55 1955-56 1956-57 1957-58 1958-59 1959-60
Pos. 16º 14º 10º 16º 20º
Ano 1960-61 1961-62 1962-63 1963-64 1964-65 1965-66 1966-67 1967-68 1968-69 1969-70
Pos. 20º
Ano 1970-71 1971-72 1972-73 1973-74 1974-75 1975-76 1976-77 1977-78 1978-79 1979-80
Pos. 12º 12º 12º 19º
Ano 1980-81 1981-82 1982-83 1983-84 1984-85 1985-86 1986-87 1987-88 1988-89 1989-90
Pos. 17º 12º
Ano 1990-91 1991-92 1992-93 1993-94 1994-95 1995-96 1996-97 1997-98 1998-99 1999-00
Pos. 1 1 11º 15º
Ano 2000-01 2001-02 2002-03 2003-04 2004-05 2005-06 2006-07 2007-08 2008-09 2009-10
Pos. 15º
Ano 2010-11 2011-12 2012-13 2013-14 2014-15 2015-16 2016-17 2017-18 2018-19 2019-20
Pos. 10º - - - - -


1 Em 1992-93, o título foi retirado do Olympique devido a denúncias de manipulação de resultado, rebaixando-o forçadamente no ano seguinte, apesar de ter terminado a temporada na 2ª colocação.

Division 2/Ligue 2

Na Segunda Divisão, o Marseille foi vicecampeão três vezes, fora a conquista da edição de 1994-95.

Em negrito, os anos em que foi campeão.
Em verde, os anos em que obteve acesso.
Ano 1959-60 1960-61 1961-62 1963-64 1964-65 1965-66 1980-81 1981-82 1982-83 1983-84
Pos. 10º 14º 11º
Ano 1994-95 1995-96
Pos.


Copa da França

Além dos dez títulos da Copa, o Olympique foi vicecampeão oito vezes, chegou às semifinais em seis anos, às quartas em nove oportunidades e às oitavas dezenove, tendo participado de todas as edições.

Ano 1917-18 1918-19 1919-20
Pos. Oitavas Oitavas 16 avos
Ano 1920-21 1921-22 1922-23 1923-24 1924-25 1925-26 1926-27 1927-28 1928-29 1929-30
Pos. 32 avos Oitavas Oitavas Campeão Quartas Campeão Campeão Oitavas 16 avos Semifinais
Ano 1930-31 1931-32 1932-33 1933-34 1934-35 1935-36 1936-37 1937-38 1938-39 1939-40
Pos. Oitavas 16 avos 32 avos Vice Campeão Oitavas 16 avos Campeão 16 avos Vice
Ano 1940-41 1941-42 1942-43 1943-44 1944-45 1945-46 1946-47 1947-48 1948-49 1949-50
Pos. Oitavas Oitavas Campeão 16 avos Oitavas Quartas Oitavas 16 avos 32 avos 32 avos
Ano 1950-51 1951-52 1952-53 1953-54 1954-55 1955-56 1956-57 1957-58 1958-59 1959-60
Pos. Oitavas Oitavas 32 avos Vice 32 avos Oitavas 16 avos 32 avos 32 avos 16 avos
Ano 1960-61 1961-62 1962-63 1963-64 1964-65 1965-66 1966-67 1967-68 1968-69 1969-70
Pos. 16 avos Quartas Oitavas 32 avos 6ª fase 16 avos 16 avos 32 avos Campeão 32 avos
Ano 1970-71 1971-72 1972-73 1973-74 1974-75 1975-76 1976-77 1977-78 1978-79 1979-80
Pos. Semifinais Campeão Quartas 32 avos Quartas Campeão 32 avos Quartas Quartas 32 avos
Ano 1980-81 1981-82 1982-83 1983-84 1984-85 1985-86 1986-87 1987-88 1988-89 1989-90
Pos. 6ª fase Oitavas 16 avos 32 avos 16 avos Vice Vice 32 avos Campeão Semifinais
Ano 1990-91 1991-92 1992-93 1993-94 1994-95 1995-96 1996-97 1997-98 1998-99 1999-00
Pos. Vice Semifinais Quartas Quartas Semifinais Semifinais 32 avos Oitavas 16 avos 16 avos
Ano 2000-01 2001-02 2002-03 2003-04 2004-05 2005-06 2006-07 2007-08 2008-09 2009-10
Pos. 16 avos Oitavas 16 avos 16 avos 32 avos Vice Vice Oitavas 16 avos 16 avos
 

Jogadores com mais gols e partidas

Torcida

Torcida Yankee Nord.

Ao longo dos anos, diversas torcidas organizadas foram fundadas com o intuito de apoiar o OM em seus jogos. Se distribuindo entre os fundos dos gols do Stade Vélodrome, chamados de Virage Nord e Virage Sud, ou por todo o estádio, são conhecidas por lotarem o estádio e porporcionarem grandes festas neste. Abaixo está a lista de torcidas e suas informações:

Festa na Virage Nord.
Nome Ano de fundação Localização no estádio
Club Central des Supporters 1972 todo o estádio
Club des Amis de l'OM 1987 todo o estádio
Commando Ultra'84 1984 Virage Sud
South winners 1987 Virage Sud
Dodgers 1992 Virage Nord
Fanatics 1988 Virage Nord
Marseille Trop Puissant 1994 Virage Nord
Yankee Nord Marseille 1987 Virage Nord
Handi Fan Club 2005 Tribuna Ganay
Commando Irreductibles, section Munksnas 2007 todo o estádio

[19]


Os defensores do Olympique de Marseille transcender fronteiras. De fato, alguns criaram sua seção:

  • CCS OM La Plata (City Bell)
  • Commando Ultra' Section Suisse
  • Yankee Belgique
  • Polish Hussars
  • OM Los Angeles
  • OM Miami
  • OM New York
  • OM Montreal
  • Fãs de língua russa do Olympique de Marselha (Rússia, Bielorrússia, Ucrânia)
  • Apoiantes da Associação de Olympique de Marseille no Senegal[20]
  • Yankee Sénégal
  • OM Commandos Irréductibles, section Munksnas, Finlande
  • OM Dubai, SuppJo
  • Club des Supporters Tahitiens de l'Olympique de Marseille[21] · [22]
  • OM Oran
  • OM Alger

Referências

  1. «José Miguel Gonzalez del Campo est l'entraîneur de l'OM» (em francês). om.net. 19 de agosto de 2015. Consultado em 19 de agosto de 2015 
  2. a b c Fifa.com. «Marseille: the French exception» (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  3. Ligue1.com. «Attendances» (em francês). Consultado em 11 de Julho de 2015 
  4. a b OlympiqueMarseille.azplayers.com. «Olympique Marseille History» (em inglês). Consultado em 28 de Março de 2010 
  5. a b c om.net. «Historique de l'OM» (em francês). Consultado em 28 de Março de 2010 
  6. om110ans.net. «1971: Ainsi l'OM renaît de ses cendres» (em francês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  7. om4ever.com. «L'OM s'incline au Vélodrome contre le grand Ajax de Cruyff» (em francês). Consultado em 17 de maio de 2010 
  8. om4ever.com. «La Saison 1972-1973 le départ de Marcel Leclerc» (em francês). Consultado em 17 de maio de 2010 
  9. om110ans.net. «Il y a 20 ans, l'injustice» (em francês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  10. NYTimes.com. «Tapie Directly Implicated As Marseille Trial Opens» (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  11. nytimes.com. «SPORTS PEOPLE: SOCCER; Argentine Charged in Marseilles Case» (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  12. «Three's a charm for Parma» (em inglês). sportsillustrated.cnn.com. 12 de maio de 1999. Consultado em 9 de dezembro de 2010 
  13. «Valencia 2-0 Marseille» (em inglês). bbc.co.uk. 19 de maio de 2004. Consultado em 9 de dezembro de 2010 
  14. http://www.designfootball.com/stadium-design/nouveau-stade-velodrome-euro-2016-stadium-upgrade/
  15. «Effectifs 2015-2016 - Equipe professionnelle de l'Olympique de Marseille» (em francês). OM.net. Consultado em 1 de fevereiro de 2016 
  16. om110ans.net. «Voici votre «Dream Team» des 110 ans !» (em francês). Consultado em 1 de junho de 2010 
  17. om1899.com. «Statistiques - L'AMOUR DU MAILLOT» (em francês). Consultado em 17 de maio de 2010 
  18. om1899.com. «Statistiques - LES BUTEURS» (em francês). Consultado em 17 de maio de 2010 
  19. om.net. «Groupes de supporters» (em francês). Consultado em 8 de abril de 2010 
  20. lefigaro.fr. 7 janvier 2009 http://www.lefigaro.fr/football/2009/01/07/02003-20090107ARTSPO00347-echos-d-afrique.php  Parâmetro desconhecido |consulté le= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |auteur= ignorado (|autor=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  21. om.net. 2 juin 2009 http://www.om.net/fr/Saison/101005/Actualites/40563/Bienvenue_a_Te_Mana_OM  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  22. metrofrance.com. 14 juin 2009 http://www.metrofrance.com/info-locale/supporters-de-lom-du-bout-du-monde/pifn!OvrFr4QwipaWbU5Bg5Fd2A/  Parâmetro desconhecido |éditeur= ignorado (|editor=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |data= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas