Olympus Has Fallen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Olympus Has Fallen
Assalto à Casa Branca (PT)
Invasão à Casa Branca (BR)
 Estados Unidos
2013 • cor • 120[1] [2] min 
Direção Antoine Fuqua
Produção Gerard Butler
Alan Siegel
Mark Gill
Roteiro Creighton Rothenberger
Katrin Benedikt
Elenco Gerard Butler
Aaron Eckhart
Morgan Freeman
Angela Bassett
Robert Forster
Cole Hauser
Finley Jacobsen
Ashley Judd
Melissa Leo
Dylan McDermott
Radha Mitchell
Rick Yune
Gênero Ação
Suspense
Idioma Inglês
Coreano
Música Trevor Morris
Cinematografia Conrad W. Hall
Edição John Refoua
Estúdio Millennium Films
Distribuição FilmDistrict
Lançamento França 20 de março de 2013[3]
Estados Unidos 22 de março de 2013
Brasil 5 de abril de 2013
Portugal 9 de maio de 2013
Orçamento US$70 milhões[4]
Receita US$161,025,640[4]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Olympus Has Fallen (Invasão à Casa Branca (título no Brasil) ou Assalto à Casa Branca (título em Portugal)) é um filme de ação e suspense estadunidense de 2013.[5] Dirigido por Antoine Fuqua, estrelado por Gerard Butler, Aaron Eckhart, e Morgan Freeman.[6] O filme retrata um ataque na Casa Branca por parte de uma guerrilha norte-coreana, e centra-se em um agente do serviço secreto que tenta detê-los. Olympus Has Fallen foi lançado em 22 de marco de 2013 pela FilmDistrict e recebeu recepção crítica mista, mas ganhou mais de $160 milhões de dolares contra um orçamento de produção de $70 milhões. Olympus Has Fallen é um dos dois filmes lançados em 2013, que trata de um ataque terrorista na Casa Branca, sendo o outro White House Down. A sequência intitulada London Has Fallen está nos primeiros estágios de desenvolvimento.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Mike Banning (Butler), um ex- guarda florestal do exército dos EUA e das Forças Especiais, é o principal agente do serviço secreto designado para chefiar o Detalhe presidencial. Ele mantém uma relação pessoal de amizade com o presidente Benjamin Asher (Eckhart), a Primeira-dama Margaret (Judd) e, especialmente, seu filho Connor (Jacobsen). Durante uma noite de carro de Natal a partir de Camp David para uma campanha, um galho de árvore cai e atinge a frente do comboio do presidente, tornando os veículos derrapar fora de controle no gelo em uma ponte. O veículo da frente trava através do guard-rail e cai no rio gelado abaixo, deixando a limusine presidencial oscilando à beira da ponte. Banning é capaz de salvar o presidente Asher, mas Margaret e outros dois agentes morrem quando seu veículo cai.

Dezoito meses depois mais tarde, proibindo obras no Departamento do Tesouro , à vista da Casa Branca. Ele foi removido do Detalhe presidencial porque a visão dele desencadeia memórias de Asher da noite Mue argaret morreu. Durante um encontro político entre Asher e da Coreia do Sul o primeiro-ministro Lee Tae-Woo ( Keong Sim ), as forças norte-coreanas liderada guerrilha, sob o pretexto de serviços de lixo local e uma multidão de turistas, montar um ataque aéreo e terrestre. Assistido por dentro da Casa Branca por membros traidores de detalhes do primeiro-ministro Lee, incluindo Dave Forbes (McDermott), um ex-agente do Serviço Secreto agora um empreiteiro de segurança privada, e fogo de cobertura aérea a partir de um militar norte-americana comandada C-130 Hercules , os resultados de ataque em a eventual captura da Casa Branca. Asher e vários altos funcionários são mantidos como reféns no bunker de Casa Branca , onde os terroristas utilizam uma conexão de vídeo para o centro de comando do Pentágono para mostrar a execução do primeiro-ministro Lee. Agente de Roma (Hauser) alerta o diretor do Serviço Secreto Lynne Jacobs (Bassett) que "Olympus caiu", pouco antes de sua morte.

O ataque foi planejado por Kang Yeonsak (Yune), um terrorista coreano que parece ser motivado pela esperança de uma reunificação da Coréia . Kang pretende usar o status de refém de Asher como alavanca para forçar as autoridades americanas para a retirada dos Sétima Frota e tropas norte-americanas do Península Coreana , retirando a oposição americana a partir de uma invasão da Coreia do Norte à Coreia do Sul. Ele também procura destruir todas as armas nucleares americanas em seus respectivos silos em todo o país, transformando os EUA em um terreno baldio irradiado como vingança pela morte de sua família (sua mãe ter sido morto por uma mina norte-americano, e seu pai ter sido executado pelos norte-coreanos). Para conseguir isso, ele exige que os códigos de acesso a Cerberus: um dispositivo à prova de falhas que a auto-detona qualquer mísseis nucleares norte-americanos durante um aborto, que são realizadas pelo presidente, o secretário de Defesa , eo presidente do Joint Chiefs of Staff , os quais estão presentes no bunker. Asher ordena que os outros dois funcionários para revelar seus códigos para salvar suas vidas, a certeza de que ele não vai desistir de seu código.

Durante o assalto por forças de Kang no gramado da frente, Banning junta-se defensores da Casa Branca. Ele cai de volta para dentro do prédio, desativa a vigilância e os ganhos internos o acesso a telefone por satélite de Asher, que ele usa para manter contato com Jacobs e Allan Trumbull (Morgan Freeman), o presidente da Câmara , que agora é o presidente em exercício . Autorizada a proceder, de Banning primeiro ato é salvar Connor, quem Kang planeja usar para forçar Asher para revelar o seu código de Cerberus. Apesar da resistência, encontra Banning Connor se esconder nos túneis escondidos atrás das paredes do quarto de Lincoln, graças à formação Banning lhe dera antes, e se esgueira-lo para fora da Casa Branca, antes de iniciar o reconhecimento e reduzir o número de um dos terroristas por um. Isso inclui a Forbes, mas não antes de Banning convence Forbes de informar Kang que matou Banning. Enquanto isso, o Chefe do Estado Maior Geral Edward Clegg (Forster) convence Trumbull para encomendar uma antena SEAL assalto à Casa Branca, em uma tentativa de entrar através do telhado e fechado Cerberus, mas a equipe de Kang implanta um sistema de arma remoto antiaéreo avançado chamado o Hydra 6, um sistema de armas totalmente automatizada capaz de buscar alvos de forma independente. Descobrindo isso, Banning aconselha Trumbull e Clegg para abortar a missão, mas ela procede eo Hydra 6 aniquila todos, mas um dos seis helicópteros antes Banning pode pará-lo. Kang revida pela tentativa de infiltração por matar o vice-presidente Charlie Rodriguez (Phil Austin) sobre o vídeo para o Pentágono.

Depois de proibir as comunicações desativa de Kang, Kang tenta executar o Secretário de Defesa Ruth McMillan (Leo) em frente à Casa Branca, em frente à mídia, mas a intervenção de Banning lhe permite escapar e ele pega mais alguns dos homens de Kang no processo. Com as forças de Kang diminuindo, ele finge sua própria morte, bem como de Asher, sacrificando vários de seus homens e os reféns em um acidente de helicóptero. No entanto, Banning acredita que Kang falsificou sua morte e tentará sair de fininho. Kang eventualmente rachaduras código de Asher e ativa Cerberus. Como Kang tenta escapar com Asher, Banning kills os terroristas remanescentes, mas o presidente Asher é baleado por Kang no abdômen quando Asher tenta lutar Kang. Banning mata Kang por esfaqueá-lo na cabeça com uma faca depois dominando-o em combate corpo-a-corpo. Banning em seguida, desativa Cerberus com a ajuda de Trumbull com apenas alguns segundos de sobra. Durante o amanhecer daquele dia, Banning sai com Asher e é recebido pelos soldados postados aguardam a sua chegada. Algum tempo após os acontecimentos, Washington começa a curar a partir do ataque terrorista, enquanto Banning mais uma vez torna-se chefe do Detalhe presidencial. Então Banning, Jacobs, Clegg, e Connor observar Presidente Asher como ele se dirige ao público.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Olympus Has Fallen é dirigido por Antoine Fuqua baseado em um roteiro de Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt em seu primeiro roteiro. A produtora Millennium Films adquiriu o roteiro em março de 2012, e Gerard Butler foi lançado no final do mês como a estrela.[18] O resto dos personagens foram lançados ao longo de junho e julho. Em 2012, a Millennium Films competiu contra a Sony Pictures, que estava produzindo White House Down (também sobre o mesmo tema da Casa Branca) para completar elenco e começar a filmar.[19]

As filmagens começaram em Shreveport, Louisiana, em meados de julho de 2012.[13] Porque Olympus Has Fallen foi filmado tão longe de sua configuração atual de Washington, DC, toda a produção se baseou fortemente em cima de efeitos visuais, particularmente imagens geradas por computador.[20] Por exemplo, os computadores criaram quase toda a seqüência de abertura, em que a primeira-dama é morta em um acidente de carro, com a tecnologia de chroma key usado para compor os atores no cenário de neve gerada por computador.[20]

Para as cenas em que os atores foram filmados andando dentro ou fora da Casa Branca, a primeira fachada andar e entrada foram construídos, e, em seguida, computadores acrescentaram o segundo piso e teto, assim como o resto do centro paisagem do D.C.[20] Cenas de ação, que apenas tiveram a Casa Branca no fundo foram filmados em campos abertos e, em seguida, a Casa Branca e D.C. foram adicionados na pós-produção.[20]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Músico e compositor orquestral Trevor Morris produziu a trilha sonora. Seus projetos anteriores incluem The Tudors e The Borgias.[21]

Todas as músicas compostas por Trevor Morris.

N.º Título Duração
1. "Land of the Free"    
2. "The Full Package / Snowy Car Talk"    
3. "Stage Coach Crashes / Death of the First Lady"    
4. "Rocky Road Ice Cream"    
5. "White House: Air Attack"    
6. "White House: Ground Attack"    
7. "Olympus Has Fallen"    
8. "P.E.O.C. Incarceration"    
9. "Banning Steps Into Action"    
10. "Triage"    
11. "Banning Gathers Intelligence"    
12. "Hunting Banning"    
13. "He’s in the Walls"    
14. "Saving Spark Plug"    
15. "Breaking Madame Secretary"    
16. "How Do You Know Kang’s Name?"    
17. "Any Regrets"    
18. "S.E.A.L. Helicopter Incursion"    
19. "Walking the Plank"    
20. "Pulling the Fleet"    
21. "Mano e Mano"    
22. "Stopping Cerberus"    
23. "Day Break / We Will Rise"    

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Olympus Has Fallen foi lançado nos Estados Unidos em 22 de março de 2013.[8] Foi inicialmente prevista a autorização para para 5 de abril de 2013 autorização, mas mudou-se para evitar a concorrência com The Heat, que era para abrir ao mesmo tempo. FilmDistrict distribuiu o filme.[22] O filme foi lançado em DVD e Blu-ray em 13 de agosto de 2013 nos EUA.[23]

A resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas mistas dos críticos. Rotten Tomatoes dá ao filme uma pontuação de 47%, com base em comentários de 177 críticos dominantes, com uma média ponderada de 5.3/10 e consenso do site ser "Está longe de ser original, mas Olympus Has Fallen tem benefícios da direção tenso de Antoine Fuqua e um forte desempenho de Gerard Butler, que pode ser apenas o suficiente para os viciados em ação".[24] Metacritic atribui ao filme uma classificação média ponderada de 41 100 com base nos comentários de trinta e uma críticos profissionais, indicando "críticas mistas ou média."[25]

Érico Borgo do Omelete comentou "O filme entrega exatamente o que é esperado: o "pistoleiro solitário" escondendo-se pelos corredores enquanto elimina, um por um, seus oponentes cheios de recursos das maneiras mais variadas possíveis. E tome tiroteios competentes, explosões e frases de efeito, com o "sangue da terra" fazendo o que os burocratas são incapazes. O que surpreende mais é a violência, que não é exagerada mas não se furta em mostrar o que está efetivamente acontecendo, sem desviar a câmera. Em tempos em que a censura 13 anos - que não permite sangue - impera, tornando raro esse tipo de cena no cinema de ação, é revigorante ver algo "adulto" em um filme do gênero."[26]

Cássio Starling Carlos da Folha de São Paulo afirmou que "Depois do 11 de Setembro, ficou mais difícil saber onde termina a fantasia hollywoodiana e começa o apocalipse terrorista. Agora, "Invasão à Casa Branca" mostra transmissões de noticiários que alertam sobre uma crescente tensão militar na fronteira entre as Coreias e a iminência de um ataque nuclear. A coincidência de fatos e ficção no lançamento do filme potencializa o efeito de "Invasão à Casa Branca". O que acontece depois, porém, não vai além do puro cinema-game americano. Tirando o efeito do contexto, a máquina de ação é só mais um thriller eficiente protagonizado por um herói que salva a pátria ameaçada por um bando de malucos. O durão da vez é Mike Banning (Gerard Butler), um ex-chefe do serviço secreto afastado após viver uma situação de crise com o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart)."[27]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

No final do primeiro fim de semana, o filme arrecadou $30.5 milhões de dólares, e superou as previsões dos especialistas de Hollywood em US$7 milhões.[28] [29] O filme recebeu uma nota A-CinemaScore.[30] A partir de 10 de julho de 2013 tem um total de mais de $161 milhões de dólares na bilheteria mundial, tornando-se o filme da FilmDistrict de maior bilheteria até o momento.[4]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Gerard Butler, Morgan Freeman, Aaron Eckhart, Angela Bassett e Radha Mitchell irão retornar para uma sequência intitulada Londres Has Fallen em torno de um complô para atacar Londres, durante o funeral do primeiro-ministro britânico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Digital Cinema Package (DCP) – FilmDistrict USA Release
  2. OLYMPUS HAS FALLEN (15) British Board of Film Classification (21 de março 2013). Visitado em 30 de outubro de 2013.
  3. La Chute de la Maison Blanche – released allocine.fr. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  4. a b c Olympus Has Fallen (2013) Box Office Mojo Amazon.com. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  5. Vejvoda, Jim (23 de janeiro de 2013). Olympus Has Fallen is Like Die Hard in the White House.
  6. Director Antoine Fuqua on Olympus Has Fallen ComingSoon.net (23 de janeiro de 2013). Visitado em 30 de outubro de 2013.
  7. Sneider, Jeff (22 de junho de 2012). Aaron Eckhart joins 'Olympus Has Fallen'.
  8. a b Fleming, Mike (14 de dezembro de 2012). FilmDistrict Moves 'Olympus Has Fallen' To March 22, 2013 Deadline.com.
  9. Título não preenchido, favor adicionar (25 de junho de 2012).
  10. a b Kit, Borys (10 de julho de 2012). Melissa Leo and Rick Yune Joining 'Olympus Has Fallen'.
  11. Kroll, Justin (29 de junho de 2012). Dylan McDermott climbs 'Olympus'.
  12. Patten, Dominic (7 de julho de 2012). 'Olympus Has Fallen' Adds Radha Mitchell Deadline.com.
  13. a b c Kit, Borys (12 de julho de 2012). Ashley Judd, Robert Forster Join 'Olympus Has Fallen'.
  14. Kit, Borys (9 de julho de 2012). Cole Hauser Joins Action Movie 'Olympus Has Fallen'.
  15. Lance Broadway Goes from Major League Baseball to OLYMPUS HAS FALLEN.
  16. Kit, Borys (25 de julho 2012). Tory Kittles Joins 'Olympus Has Fallen'.
  17. Interview with Malana Lea.
  18. Sneider, Jeff (16 de março de 2012). Gerard Butler climbs 'Olympus Has Fallen'.
  19. Kit, Borys (10 de abril de 2012). Antoine Fuqua Circling 'Olympus' as White House Thriller Race Heats Up.
  20. a b c d Ian Failes, "How VFX saved Washington: Olympus Has Fallen", Fxguide, 25 de março de 2013.
  21. Trevor Morris to Score ‘Olympus Has Fallen’ (14 de janeiro de 2013).
  22. FilmDistrict to Distribute Olympus Has Fallen ComingSoon.net (26 de outubro de 2012). Visitado em 30 de outubro de 2013.
  23. Blu-ray, DVD Release: Olympus Has Fallen (9 de julho de 2013). Visitado em 30 de outubro de 2013.
  24. Olympus Has Fallen Rotten Tomatoes Flixster. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  25. Olympus Has Fallen Metacritic CBS Interactive. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  26. Érico Borgo (4 de abril de 2013). Invasão à Casa Branca Omelete UOL. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  27. Cássio Starling Carlos (7 de abril de 2013). Crítica: "Invasão à Casa Branca" é puro cinema-game americano Folha de São Paulo UOL. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  28. Weekend Box Office Report: ‘The Croods’ and ‘Olympus’ Lead New Releases, Movies With Butter.com. Visitado em 30 de outubro de 2013.
  29. Box office has risen: Patriotic ‘Olympus Has Fallen’ beats Hollywood’s expectations The Washington Post (25 de março de 2013). Visitado em 30 de outubro de 2013.
  30. Box Office Report: 'Croods' Opens to Solid $44.7 Million; 'Olympus Has Fallen' Nabs $30.5 Million The Hollywood Reporter (24 de março de 2013). Visitado em 30 de outubro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]