Olyr Zavaschi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olyr Zavaschi
Nascimento 7 de julho de 1941
Encantado,  Rio Grande do Sul
Nacionalidade brasileiro
Morte 3 de junho de 2011 (69 anos)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Ocupação jornalista, advogado, pesquisador, cronista, escritor, historiador
Cônjuge Maria Lucrécia Scherer (1947)

Olyr Zavaschi (Encantado, 14 de setembro de 1941Porto Alegre, 3 de junho de 2011[1]) foi um jornalista, escritor e advogado brasileiro. Era irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Albino Zavascki[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)[2], dedicou-se durante alguns anos à atividade jurídica, mas acabou optando pelo jornalismo a partir de 1973. Tendo como hobbies as viagens e o estudo da história, conseguiu inseri-los em seus trabalhos.

Começou a carreira no Diário de Notícias, como editor de Internacional. Em 1971 começou a trabalhar em Zero Hora, tendo coberto a reeleição de Richard Nixon, o Caso Watergate e a volta do peronismo na Argentina. Sua atuação em Zero Hora seguiu ininterrupta até 2011, à exceção dos anos de 1977 e 1978, quando mudou-se para Nova Iorque acompanhando a esposa, que é psiquiatra e havia recebido uma proposta de trabalho num hospital estadunidense. Nesta época ele enviou notícias dos Estados Unidos para Zero Hora, experimentando o trabalho de correspondente estrangeiro. Voltou para Porto Alegre em 1978.

Durante cinco anos, a partir de 1984, foi o responsável pela a informatização dos jornais do grupo RBS, o primeiro jornal brasileiro a ter sua redação completamente informatizada[3]. Foi também o responsável pela fundação da Agência RBS de Notícias, em 1992.

Em 2000 foi convidado para assumir a seção diária Almanaque Gaúcho que já existia há um ano e era editada pelo jornalista Antônio Goulart. Nela, ele reuniu diariamente o seu gosto pela História—adquirido ainda na Faculdade de Direito—e a experiência jornalística. Editou a coluna até 7 de dezembro de 2010, deixando-a por questões de saúde.

Faleceu de câncer, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, aos 69 anos. Seu corpo foi cremado conforme o seu pedido feito aos familiares e amigos.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Almanaque Gaúcho, RBS Publicações.

Cronologia sumária[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Morre o jornalista Olyr Zavaschi». Correio do Brasil. 4 de junho de 2011. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  2. Olyr Zavaschi, jornalista assinava em Zero Hora a coluna Almanaque Gaúcho
  3. «Perfil de Olyr Zavaschi». Coletiva.net. 11 de agosto de 2006. Consultado em 9 de agosto de 2008 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.