Omikron: The Nomad Soul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Omikron: The Nomad Soul (nomeado como The Nomad Soul na Europa) é um jogo 3D do gênero adventure desenvolvido para Windows 98 e para Sega Dreamcast pela Quantic Dream e publicado em 1999 pela Eidos Interactive. O jogo foi lançado oficialmente em 1 de novembro de 1999 para PC e em 22 de Junho de 2000 para Sega Dreamcast.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

The Nomad Soul é passado em uma cidade futurística, em data não revelada, na cidade de Omikron, uma metrópole populosa do mundo de Phaenon, o segundo planeta no sistema da estrela Rad'an.

No início do jogo, o jogador recebe um pedido do policial Omikroniano Kay'l 669 para sair de sua dimensão e entrar na dimensão do jogo, usando o corpo de Kay'l como hospedeiro. Depois de concordar com a troca de corpos, o jogador passa a investigar uma série de assassinatos misteriosos do caso em que Kay'l e seu parceiro Den estavam trabalhando.

A cidade de Omikron foi construída sob um domo protetor de cristal, para protegê-la da era do gelo em que Phaenon entrou após a extinção de sua estrela solar. A cidade é dividida em quatro áreas: Anekbah, Qualisar, Jaunpur e Lahoreh. Os cidadãos são proibidos de viajar de uma área para a outra e assim, cada uma das áreas desenvolveu-se de uma maneira, tendo características próprias de arquitetura, clima e hábitos de vida. Os Omikronianos, entretanto, possuem um único governo, ditatorial e opressivo, controlado por um supercomputador chamado "Ix".

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O primeiro setor da cidade a ser investigado é Anekbah. O jogador descobre informações que sugerem que o assassino não seria humano, e sim, um demônio. Assim que o jogador encontra membros de uma resistência secreta rebelde ao governo, as informações começam a fluir com mais velocidade. O jogador precisa resolver diversos quebra-cabeças e enfrentar lutas físicas com demônios para receber informações adicionais de como passar de uma área da cidade para a outra. A troca de hospedeiro ou reencarnação em outro personagem é uma das chaves para resolver as fases do jogo.

Gameplay[editar | editar código-fonte]

O jogo combina mecanismos de três tipos de jogos: jogo em primeira pessoa, com arma e tiros, lutas e elementos de aventura, com mistérios e quebra-cabeças complexos.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • A trilha sonora do jogo foi composta em sua maioria por David Bowie e Reeves Gabrels para acompanhar a parte instrumental criada por Xavier Despas. A maior parte das canções do jogo aparecem no álbum de David Bowie, hours.... Dentro do jogo, o jogador pode "comprar" o álbum das músicas em uma das lojas da cidade.
  • David Bowie, autor da trilha do jogo, aparece como um dos personagens, Boz, líder de uma banda musical procurada pelo governo chamada "The Dreamers", que apresenta concertos musicais ilegais em Omikron, considerados os easter eggs do jogo.
  • A esposa de David Bowie, a modelo Iman aparece como um dos personagens que pode ser encarnado pelo jogador.
  • Quando lançado, o jogo recebeu muitos elogios pela engine e pelo visual inovadores e logo se tornou um grande sucesso de vendas no mundo todo. Uma seqüência chegou a ser anunciada pela Eidos, intitulada Nomad Soul: Exodus, que se passaria centenas de anos após os eventos do primeiro jogo. Problemas entre os desenvolvedores, a Eidos e a distribuidora acabaram por adiar indefinidamente o lançamento do jogo.
  • A seqüência do jogo foi novamente anunciada em 6 de abril de 2005 a ser lançada pela Infraworld. O nome da seqüência foi alterado para Karma. A Infraworld cancelou o jogo alguns meses depois e uma nova franquia está sendo sondada para lançar a continuação, agora chamada Heavy Rain.
  • Omikron aparece no jogo Fahrenheit como uma notícia que pode ser lida pelo personagem Tyler Miles quando ele se conecta à Internet pelo seu terminal de trabalho.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]