Omnichord

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Suzuki Omnichord.

Um Omnichord é um instrumento musical eletrônico, lançado em 1981 e fabricado pela Suzuki Musical Instrument Corporation. Ele geralmente possui uma placa de toque e botões para os acordes maiores, menores, e diminuída. O método mais básico de tocar o instrumento é pressionar os botões acorde e passe a placa de toque com um dedo ou pegar a guitarra em imitação de tocar um instrumento de cordas.

O Omnichord é o sucessor tecnológico a um instrumento anterior, conhecido como Tronichord com o qual compartilha muitas semelhanças técnicas e funcionais. Omnichords muitas vezes apresentam ritmos predefinidos com um controle de tempo que o tocador pode usar como acompanhamento. Vários modelos da Omnichord foram produzidos, que acrescentou MIDI compatibilidade, uma seleção de vozes para a placa de toque, efeitos como vibrato e sustentar, e memória de acordes.

Os sons são produzidos apertando botões enquanto se movimenta o dedo por uma placa sensível ao toque.1 Assim, alguns músicos tocam o instrumento como um keytar, por cintas de instrumento em ambas as extremidades e tocá-lo como se fosse uma guitarra elétrica.

Originalmente concebido como um substituto eletrônico para uma harpa, a Omnichord tornou-se popular como um instrumento único no seu próprio direito, devido ao seu timbre único, carrilhão e seu valor como um objeto kitsch.

O Omnnichord ainda é produzido pela Suzuki, mas como o rebadged QChord. Possui versões mais modernas dos recursos do Omnichord original.

Atualmente, é usado por vários músicos profissionais, como Robbie Williams, David Bowie, Bjork e Foster the People.1

Referências

  1. a b super.abril.com.br/ 8 instrumentos musicais que talvez você não conheça
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.