Omron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OMRON Corporation
Sede da Omron, em Kyoto, Japão
Slogan Sensing Tomorrow
Fundação 10 de Maio de 1933
Fundador(es) Kazuma Tateishi
Sede Shimogyo-ku, Kyoto,  Japão
Presidente Hisao Sakuta
Lucro 64 bilhões de ienes (aproximadamente 1,3 bilhões de reais)
Página oficial http://www.omron.com.br/

Omron Corporation (オムロン株式会社, Omuron Kabushiki-gaisha) é uma companhia Japonesa de componentes eletrônicos com sede em Kyoto. A Omron foi fundada por Kazuma Tateishi(立石一真) em 1933 e incorporada em 1948. A Omron tem como negócios primários em fabricação e vendas de componentes de automação industrial, equipamentos e sistemas, e também equipamentos médicos como termômetros digitais, monitores de pressão arterial e nebulizadores. A Omron desenvolveu a primeira catraca eletrônica por ticket, que foi nomeada pela IEEE[1] um marco de 2007, e foi uma das primeiras fabricantes de caixas eletrônicos com leitores de cartão com tarja magnética.[2]

Origem[editar | editar código-fonte]

Em 1932, o Sr. Kazuma Tateishi desenvolveu o primeiro relé temporizado para aplicações em máquinas de Raio X no Nissei Hospital[2] , em Osaka, Japão. Nesse momento nascia a Omron Corporation, que fundada de fato em 1933, com sede em Kyoto, no Japão, tornou-se ao longo desses anos a líder global em soluções de sensoriamento e controle.

Com o passar dos anos, a Omron foi crescendo e se aprimorando no desenvolvimento de produtos com tecnologia sempre de última geração, aplicada a vários segmentos.


Omron vem de Omuro[2] , nome de um antigo templo existente no Japão. Omuro foi originalmente o segundo nome para o Templo Ninna-ji, construído em 888 DC na região de Kyoto e renomado pelas lindas florescências de suas cerejeiras, que podiam ser avistadas à grande distância. Ao longo do tempo, gradualmente todo o distrito em volta do templo passou a ser também chamado de Omuro.

Em 1946, o fundador da Omron, Kazuma Tateisi estava lançando ao mercado um ferro modelador de cabelos, e inspirou-se no distrito onde havia instalado seu primeiro escritório para dar nome ao novo produto, “Omlon”. Posteriormente, em 1958 quando iniciou a comercializar internacionalmente seus equipamentos de controle, a marca foi refinada e o nome OMRON passou a ser uma marca registrada.

Atualmente com mais de 35 mil colaboradores em todo o mundo, a Omron está presente em 34 países, através de 161 unidades, com plantas industriais nas áreas de Automação Industrial, Componentes Eletrônicos, Equipamentos Médicos, Sistemas Sociais e Automotiva.

Responsabilidade Social[editar | editar código-fonte]

O credo do fundador “Trabalhar em benefício da sociedade”, constitui a base das atividades da Omron Corporation. Seguindo este conceito, ações sociais estão sempre sendo implementadas:

Os produtos Omron são construídos respeitando a natureza, seguindo a diretriz Européia Rohs (Restriction of Harzadous Substances).

Construção de 3 fábricas no Japão operadas 100% por pessoas com algum tipo de deficiência física.

Todo ano, e em todas as partes do mundo, a empresa celebra o dia do fundador, OMRON DAY[3] , organizando os colaboradores para ações voluntárias de ajuda social.

Associada a entidades que reúnem empresas socialmente responsáveis afim de firmar parcerias para a construção de um sociedade sustentável e justa.


Omron Eletrônica do Brasil (OEB)[editar | editar código-fonte]

Presente desde 1979[4] , a Omron Eletrônica do Brasil trabalha com produtos para automação industrial como:

Outras unidades de negócios Omron presentes no Brasil:

  • Omron Componentes Automotivos
  • Omron Componentes Eletrônicos
  • Omron Equipamentos Médicos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências