Once Upon a Time (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Once Upon a Time
Era Uma Vez (PT/BR)
Once Upon a Time (série de televisão)
Informação geral
Formato série
Gênero
Duração 43 minutos
Estado Finalizada
Criador(es)
Elenco
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 7
Episódios 156 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es)
  • Damon Lindelof
  • Christine Boylan
  • Robert Hull
  • Kalinda Vazquez
  • Jane Espenson
  • Daniel T. Thomsen
  • Brian Wankum
  • Kathy Gilroy
  • Ian Goldberg
  • Liz Tigelaar
  • Samantha Thomas
  • Jerome Schwartz
  • Helga Ungurait
Produtor(es) executivo(s)
Editor(es)
  • Geofrey Hildrew
  • Mark Goldman
  • Scot J. Kelly
  • Joe Talbot Hall
Cinematografia
  • Steven Fierberg
  • Stephen Jackson
  • Tony Mirza
Composto por Mark Isham
Empresa(s) produtora(s)
Localização
Exibição
Emissora original ABC
Distribuição Disney–ABC Domestic Television
Formato de exibição 720p (16:9 HDTV)
Formato de áudio Dolby Digital 5.1
Transmissão original 23 de outubro de 2011 (2011-10-23) – 18 de maio de 2018 (2018-05-18)
Cronologia
Programas relacionados Once Upon a Time in Wonderland

Once Upon a Time (Era Uma Vez (título no Brasil/Portugal)) é uma série de televisão americana de drama e fantasia criada por Adam Horowitz e Edward Kitsis. Estreou em 23 de outubro de 2011 e terminou em 18 de maio de 2018, na emissora ABC.

A série segue vários personagens de contos de fadas que foram trazidos para o mundo real e tiveram suas memórias originais roubadas por uma maldição poderosa. As primeiras seis temporadas se passam na cidade fictícia de Storybrooke, com Emma Swan sendo a personagem principal, enquanto a sétima temporada se passa em um bairro de Seattle chamada Hyperion Heights, com uma nova narrativa principal liderada por Henry Mills, agora adulto.

Em fevereiro de 2018, foi anunciado que a sétima temporada seria a última temporada da série.[2]

Resumo[editar | editar código-fonte]

Nas primeiras seis temporadas, a série se passa na cidade fictícia de Storybrooke, no Maine, cujos moradores são todos personagens de contos de fadas que foram transportados da Floresta Encantada para o "mundo real" através de uma poderosa maldição obtida através de Rumplestiltskin (Robert Carlyle) e lançada pela Rainha Má/Regina Mills (Lana Parilla). Após perderem a memória de suas vidas na Floresta Encantada, cada personagem ganhou uma nova identidade com empregos adaptados ao mundo moderno. A única esperança para eles reside em Emma Swan (Jennifer Morrison), filha de Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas), que foi transportada ainda bebê para o mundo real, antes que a maldição fosse lançada, se tornando a Salvadora. Como tal, ela é a única destinada a quebrar a maldição e restaurar as memórias perdidas dos personagens. Emma é auxiliada por seu filho, Henry (Jared Gilmore), o qual reencontrou recentemente depois de tê-lo entregado para a adoção logo após seu nascimento. Henry tem um livro de contos de fadas, que contém as histórias que foram apagadas após a maldição, sendo também o responsável por fazer Emma acreditar na magia e quebrar a maldição, devolvendo a todos suas memórias. Henry também é o filho adotivo de Regina, criando um conflito e um interesse em comum entre as duas.

Na reinicialização da sétima temporada, Henry Mills (Andrew J. West), agora adulto, junto com Regina, Capitão Gancho (Colin O'Donoghue) e Rumplestiltskin, se encontram anos depois no bairro de Hyperion Heights, em Seattle, onde personagens de um reino diferente foram trazidos por uma nova maldição. Com a esperança de restaurar as memórias de sua família, Lucy (Alison Fernandez) tenta convencer seus pais, Henry e Cinderella (Dania Ramirez), da verdadeira natureza de Hyperion Heights, no meio de perigos emergentes que envolvem Lady Tremaine (Gabrielle Anwar) e Mãe Gothel (Emma Booth).

Os episódios geralmente têm um segmento que dá detalhes das vidas dos personagens no passado, que, quando colocados em ordem, adiciona uma peça ao enigma dos personagens e sua conexão com os eventos que precederam a maldição e suas consequências. O outro, definido no presente, segue um padrão semelhante com um resultado diferente, mas também entrega ideias similares.

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
12223 de outubro de 2011 (2011-10-23)13 de maio de 2012 (2012-05-13)
22230 de setembro de 2012 (2012-09-30)12 de maio de 2013 (2013-05-12)
32229 de setembro de 2013 (2013-09-29)11 de maio de 2014 (2014-05-11)
42328 de setembro de 2014 (2014-09-28)10 de maio de 2015 (2015-05-10)
52327 de setembro de 2015 (2015-09-27)15 de maio de 2016 (2016-05-15)
62225 de setembro de 2016 (2016-09-25)14 de maio de 2017 (2017-05-14)
7226 de outubro de 2017 (2017-10-06)18 de maio de 2018 (2018-05-18)

1ª Temporada (2011–2012)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (1.ª temporada)

A série começa com o Príncipe Encantado salvando a Branca de Neve da maldição do sono e, na cena seguinte, a Rainha Má interrompe o casamento dos dois, anunciando que ela planeja destruir a felicidade de todos lançando uma maldição sobre todos do reino, que os levará a um lugar onde só ela terá um "final feliz". A maioria dos personagens de contos de fadas são transportados para a cidade de Storybrooke, onde eles foram despojados de suas memórias e identidades reais, além do congelamento, onde todos fazem todo dia a mesma coisa sem um motivo claro. Em seu aniversário de 28 anos, Emma Swan é levada até Storybrooke por Henry Mills, seu filho que dera para a adoção ainda bebê, na esperança de quebrar a maldição lançada por Regina Mills (sua mãe adotiva), a prefeita da cidade.

2ª Temporada (2012–2013)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (2.ª temporada)

Apesar de Emma ter quebrado a maldição, nenhum dos personagens voltam para a Floresta Encantada, ficando com suas memórias reais. Agora, todos tem que lidar com suas próprias identidades duplas, e com a introdução da magia em Storybrooke, o que torna os destinos dos dois mundos interligados, o que traz novas ameaças. Somos apresentados a dois novos vilões, o Capitão Gancho e a mãe de Regina, Cora, também conhecida como Rainha de Copas. Dois agentes do nosso mundo também se infiltram em Storybrooke, com a missão de destruir a magia. Somos apresentados a Neal Cassidy / Baelfire, o pai biológico de Henry e filho de Rumplestiltskin.

3ª Temporada (2013–2014)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (3.ª temporada)

Os personagens tentam resgatar Henry das garras de Peter Pan na Terra do Nunca, que tem o plano de roubar o coração de Henry para colocar em si mesmo e se tornar imortal. A crescente luta de poder com Pan continua em Storybrooke, o que acaba resultando na reversão completa da maldição de origem. Todos os personagens são devolvidos para a Floresta Encantada, deixando Emma Swan e Henry para trás em Nova York com suas memórias apagadas. Mais tarde, os personagens são misteriosamente trazidos de volta para Storybrooke, mas tiveram suas memórias do ano anterior removidas, e a Bruxa Má do Oeste / Zelena, de Oz, aparece, planejando uma viagem no tempo para mudar seu passado. Então, mais uma vez, Emma é necessária para salvar a sua família. Conhecemos personagens marcantes em nossa infância, como Sininho, a família Darling e Peter Pan, além de outros personagens como Robin Hood e Roland. Princesa Isabel

4ª Temporada (2014–2015)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (4.ª temporada)

Eventos recentes trazem Elsa até Storybrooke, após a abertura da urna onde ela estava presa ser acidentalmente sugada para dentro do portal. Ao chegar a Storybrooke, Elsa procura por sua irmã Anna com a ajuda de vários personagens, mas em meio à busca acaba encontrando-se a mercê de um plano da Rainha da Neve. Enquanto isso, Regina procura o autor do livro Once Upon a Time de Henry, para que ele possa finalmente dar a ela seu final feliz. No entanto, Gold, com a ajuda de Cruella De Vil, Malévola e Úrsula, tem seus próprios planos para reescreverem as regras que regem os destinos dos heróis e vilões.no final eles conseguem encontrar Ana. Finalmente malévola consegue encontrar sua filha, e descobre que Emma já foi amiga dela mas a abandonou quando criança.

5ª Temporada (2015–2016)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (5.ª temporada)

Os personagens embarcam em uma missão para Camelot tentando encontrar Merlin, a fim de libertar Emma dos poderes das trevas. Para complicar a situação, o Rei Artur está determinado a alterar o equilíbrio entre a luz e as trevas usando a lendária espada Excalibur. Quando a história e o destino se colidem, consequências inusitadas levam os personagens para o Submundo à procura de salvar a alma perdida de um amigo, onde encontram também as almas daqueles com negócios inacabados e enfrentam um novo vilão, Hades, que pretende prender os heróis em seu domínio para sempre. Reencontramos alguns personagens antigos, como Peter Pan, Cora, Liam Jones, Neal Cassidy, Cruella, James, Mulan, Ruby, Dorothy, e muitos outros.

6ª Temporada (2016–2017)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (6.ª temporada)

A cidade de Storybrooke está ameaçada pelo alter-ego agora dividido do Dr. Jekyll, o Sr. Hyde, que junto com seus companheiros da Terra das Histórias Não Contadas, lutarão para derrubar os heróis. Após sua falha tentativa de se livrar de seu lado mal, Regina terá de lidar também com a sua auto personificação, a Rainha Má, que foi separada de si e deseja vingança contra os heróis.

7ª Temporada (2017–2018)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time (7.ª temporada)

Em maio de 2017, a série foi renovada para uma sétima temporada contendo 22 episódios,[3] marcando o início de uma reinicialização.[4][5][6] A temporada se passa anos depois, em Seattle, Washington, onde Lucy chega com seu livro de contos de fadas para encontrar seu pai, Henry Mills, cuja família está precisando de sua ajuda.[7][8][9] Em fevereiro de 2018, foi anunciado que a sétima temporada seria a última temporada da série.[2]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Atores Personagem Brasil Dubladores Temporada Total de Aparições
Conto de Fadas Mundo Real 1 2 3 4 5 6 7
Ginnifer Goodwin Branca de Neve Mary Margaret Blanchard Letícia Quinto Principal Convidado 130 Eps.
Lana Parrilla Regina Mills / Rainha Má Eleonora Prado Principal 149 Eps.
Jennifer Morrison Emma Swan / Salvadora Fátima Noya Principal Convidado 133 Eps.
Josh Dallas Prince Charming David Nolan Felipe Grinnan[a] Principal Convidado 125 Eps.
Jared S. Gilmore Henry Daniel Mills Vyni Takahashi (1º–6º temporada) / Gabriel Martins (7º temporada Principal 130 Eps.
Andrew J. West Diego Marques Convidado Principal 23 Eps.
Robert Carlyle Rumplestiltskin Sr. Gold Élcio Sodré Principal 136 Eps.
Emilie de Ravin Bela French Luciana Baroli[b] Recorrente Principal Convidado 87 Eps.
Colin O'Donoghue Killian Jones / Capitão Gancho Raul Ferreira Netto Principal 105 Eps.
Rebecca Mader Zelena / Bruxa Má do Oeste Márcia Regina Recorrente Principal Recorrente 57 Eps.
Raphael Sbarge Grilo Falante Archibald Hopper Luiz Antônio Lobue Principal Recorrente Convidado Recorrente Convidado 35 Eps.
Eion Bailey Pinóquio August Wayne Booth Fritz Gianvito Principal Convidado Recorrente Convidado 19 Eps.
Meghan Ory Chapeuzinho Vermelho Ruby Priscila Franco Recorrente Principal Recorrente Recorrente 36 Eps.
Jamie Dornan Caçador Graham Humbert Hermes Baroli Principal Convidado 9 Eps.
Michael Raymond-James Baelfire Neal Cassidy Wendel Bezerra Recorrente Principal Convidado 27 Eps.
Sean Maguire Robin Hood Dado Monteiro Recorrente Principal Recorrente Convidado 49 Eps.
Dania Ramirez Cinderella Jacinda Vidrio Veridiana Benassi Principal 22 Eps.
Gabrielle Anwar Rapunzel Tremaine Victoria Belfrey Sandra Mara Azevedo Principal 10 Eps.
Alison Fernandez Lucy Vidrio Mills Flora Paulita Convidado Principal 23 Eps.
Mekia Cox Tiana Sabine Thaís Durães Principal 14 Eps.

Desenvolvimento e produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

Adam Horowitz e Edward Kitsis escreveram a série em 2004, Antes de entrarem na equipe de roteiristas de Lost, mas queriam esperar até que a série acabasse para se concentrarem neste projeto.[10] O roteiro do piloto foi escolhido em 4 de fevereiro de 2011.[11]

Em maio de 2011, Jane Espenson foi adicionada como um co-produtora executiva e Liz Tigelaar foi interposta como um consultora de produção.[12] Damon Lindelof atuou como consultor no piloto da série. Adam Horowitz descreveu Edward Kitsis como seu "padrinho", dizendo: "Posso estar errado, mas acho que esta é a primeira vez que é mostrado Branca de Neve com uma espada, ou grávida".[13]

Mais tarde, Adam Horowitz e Edward Kitsis enfatizaram que a série focaria mais em os próprios personagens e não apresentam uma história "complexa", que supostamente era o foco principal. "Nós não queremos que este seja um 'show' de mitologia", disse Edward Kitsis. "Trata-se de personagens em primeiro lugar."[14] A série também tem uma sinopse semelhante aos quadrinhos de Bill Willingham, os quais a ABC adquiriu os direitos em 2008, mas nunca conseguiu passar da fase de planejamento. Adam Horowitz e Edward Kitsis afirmam que enquanto os dois conceitos estão "no playground mesmo", eles acreditam que estão "contando uma história diferente".[15] A série surgiu como concorrente de Grimm.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

No Metacritic, foi atribuída uma pontuação de 66 em cada 100 com "avaliações favoráveis". Kristin dos Santos, da E!, citou a série como uma das cinco novas séries da temporada de 2011–2012 para assistir. Matthew Gilbert, do The Boston Globe, deu a série um "C+" comentando: "A partir de um par de produtores de Lost, esta é uma proposição amor-ou-ódio. A ambição é impressionante, já que nos pede para imaginar a Branca de Neve de Ginnifer Goodwin e a Rainha Má de Lana Parrilla modernas. Mas Jennifer Morrison é um chumbo de madeira, e as histórias passadas – uma coleção aleatória de contos de fadas – não prometem surpreender".

Em uma revisão do St. Louis Post-Dispatch, o crítico de televisão Gail Pennington saudou a série como uma das "Séries Mais Promissoras do Outono" e, ao contrário de Matthew Gilbert, teve notas altas para Jennifer Morrison. Robert Blanco, do USA Today colocou a série em sua lista dos dez melhores, declarando que "não há nada no ar igual a ele". Mary McNamara, do Los Angeles Times, diz preferir desta série a outro drama com tema de conto de fadas, Grimm, citando que a premissa leva o seu tempo construindo o charme e que o produtor "que tem parte pregado". Ela também deu excelentes críticas para a personagem de Jennifer Morrison: "A Emma de Jennifer Morrison é previsivelmente cínica e espinhosa – de conto de fadas da princesa, minha tia Fanny – mas ela é forte e animada o suficiente para manter o público implorando para 'apenas mais algumas páginas' antes de ir dormir".

Vários meios feministas ficaram satisfeitos com a série por seu toque feminista em contos de fadas. Avital Norman Nathman, da revista Bitch, afirmou que gostou da série por "infundir uma sensibilidade feminista" nas histórias. Genie Leslie, em Feministing, comentou que Emma era um "fodona", que ela gostava de como Emma estava "muito convencida de que as mulheres são capazes de tomar suas próprias decisões sobre suas vidas e seus filhos", e como Emma era uma personagem "bem equilibrada" que era "do sexo feminino, mas não agia muito 'feminina'". Natalie Wilson, da revista Ms., elogiou a série como uma liderança feminina forte, de "chutar o traseiro", pela inclusão de várias mulheres fortes que se revezam fazendo a poupança com os homens, para subverter a fetichização do amor verdadeiro, e para lidar com a ideia de o que faz uma mãe de uma forma mais sutil. Wilson passou a afirmar sobre a liderança: "Sua busca de um final feliz "não é sobre encontrar um homem ou ir a um baile todo gussied-se, mas sobre o trabalho de detetive, sobre a construção de um relacionamento com seu filho Henry, e sobre a busca a "verdade" a respeito de porque o tempo está ainda no mundo corrupto de Storybrooke".

Audiência[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto da série obteve classificação de 4.0 na faixa etária 18-49 com 12.93 milhões de espectadores. Foi a estreia de temporada de maior audiência entre adultos de 18-49 e a maior estreia do ABC em cinco anos. Os outros próximos três episódios tiveram avaliações consistentes a cada semana com mais de 11 milhões de telespectadores. A série tornou-se o programa nº 1 não-desportivo com os telespectadores e jovens nas noites de domingo.

A primeira temporada estreou como a mais assistida série dramática. O Primeiro episódio da 2.ª Temporada, "Broken" atingiu 11 milhões de espectadores.[16]

Temporada Horário Episódios Estreia da temporada Final da temporada Data Rank Audiência
(em milhões)
Audiência 18–49
(em média)
Data Audiência
(em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
1
Domingo
8:00 pm
22
23 de outubro de 2011
12.93[17]
13 de maio de 2012
9.66[18] 2011–2012 28 11.71[19] 4.1/10[20]
2 22
30 de setembro de 2012
11.36[21]
12 de maio de 2013
7.33[22] 2012–2013 35 10.24[23] 3.6/9[24]
3 22
29 de setembro de 2013
8.52[25]
11 de maio de 2014
6.80[26] 2013–2014 35 9.38[27] 3.3/8[28]
4 22
28 de setembro de 2014
9.47[29]
10 de maio de 2015
5.51[30] 2014–2015 50 8.98[31] 3.2/7[31]
5 23
27 de setembro de 2015
5.93[32]
15 de maio de 2016
4.07[33] 2015–2016 69 6.32[34] 2.2[34]
6 22
25 de setembro de 2016
3.99[35]
14 de maio de 2017
2.95[36] 2016–2017 105 4.39[37] 1.5/5[38]
7
Sexta-feira
8:00 pm
22
6 de outubro de 2017
3.26[39]
18 de maio de 2018
2.27 2017–2018 120 3.41 0.9

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Além do spin-off, Once Upon a Time ganhou um livro. Escrito por Odette Beane, foi intitulado "Once Upon a Time – O Despertar" e é baseado na primeira temporada da série, com a promessa de levar aos fãs uma visão totalmente diferente de seus personagens favoritos.

História em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Uma histórias em quadrinhos, intitulada Once Upon a Time: Shadow of the Queen, foi lançada em 4 de setembro de 2013 em ambas as formas digitais e de capa dura. A história foi escrita por Dan Thomsen e Corinna Bechko, com arte de Nimit Malavia, Vasilis Lolos, Mike Del Mundo, Stephanie Hans e Mike Henderson. Shadow of the Queen detalha o que acontece depois que a Rainha Má leva o coração do Caçador. ela força a Caçador a cometer o mal, e tentar capturar a Branca de Neve, mais uma vez. O Caçador então enfrenta seu passado, e também conhece Chapeuzinho Vermelho, que está tentando lidar com seu alter ego. Juntos, eles se unem e tentam salvar a Branca de Neve antes que seja tarde demais.[40]

Em 14 de abril de 2014, uma continuação da primeira história em quadrinhos foi lançada, intitulada Once Upon a Time: Out of the Past.[41]

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Once Upon a Time in Wonderland

Em fevereiro de 2013, Edward Kitsis e Adam Horowitz, junto com os produtores Zack Estrin e Jane Espenson, desenvolveram um spin-off com foco no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.[42] A série foi intitulada de Once Upon a Time in Wonderland. O primeiro trailer foi revelado em abril de 2013, e o episódio piloto foi filmado no final de julho ou agosto.[35] Em 10 de maio de 2013, ABC anunciou que tinha aprovado o spin-off e em 14 de maio de 2013, anunciou que o spin-off iria ao ar no horário 20h00ET de quinta-feira.[43] A série estreou em 10 de outubro de 2013, mas foi cancelada[44] após uma única temporada de treze episódios, que terminou em 3 de abril de 2014.[45]

Notas e referências

Notas

  1. Felipe Grinnan dublou todos os episódios como a voz do Prince Charming / David Nolan, com exceção do episódio 18 da 4º temporada na qual Dláigelles Silva dá a voz à personagem.
  2. Luciana Baroli dublou todos os episódios como a voz da Bela / Lacey. Ela começou a dar a voz para a personagem a partir do episódio 24 da 1º temporada, mas antes Tatiane Keplmair dublou ela no episódio 12 e Vanessa Alves dublou no 14.

Referências

  1. «Once Upon A Time». Tourism Richmond. Consultado em 9 de março de 2015 
  2. a b Abrams, Natalie (6 de fevereiro de 2018). «Once Upon a Time to end after season 7». Entertainment Weekly. Consultado em 6 de fevereiro de 2018 
  3. Goldberg, Lesley (11 de maio de 2017). «'Once Upon a Time' Renewed for Season 7 at ABC». The Hollywood Reporter. Consultado em 11 de maio de 2017 
  4. «'Once Upon A Time': Jennifer Morrison Exits, Others Near Deals For Season 7». Deadline.com. deadline.com 
  5. «Jennifer Morrison». Facebook 
  6. Abrams, Natalie (12 de maio de 2017). «Once Upon a Time: Ginnifer Goodwin, Josh Dallas, Emilie de Ravin and Jared Gilmore exit». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de maio de 2017 
  7. Mitovich, Matt Webb (8 de março de 2017). «Once Upon a Time Casts Walking Dead Alum Andrew J. West in Finale Mystery Role, Possible Season 7 Regular». TVLine. Consultado em 8 de março de 2017 
  8. Abrams, Natalie (9 de março de 2017). «Once Upon a Time adds Jane the Virgin star in mystery role». Entertainment Weekly. Consultado em 9 de março de 2017 
  9. Abrams, Natalie (16 de maio de 2017). «Once Upon a Time reveals new details on season 7». Entertainment Weekly. Consultado em 16 de maio de 2017 
  10. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 24 de junho de 2011 
  11. http://www.deadline.com/2011/02/abc-picks-up-marc-cherrys-hallelujah-pilot/
  12. http://www.hollywoodreporter.com/news/jane-espenson-liz-tigelaar-join-193496
  13. http://www.tvguide.com/News/Damon-Lindelof-Once-Upon-A-Time-ABC-1036165.aspx
  14. http://www.digitalspy.com/tv/s181/once-upon-a-time/news/a337329/once-upon-a-time-execs-the-show-is-about-character.html
  15. http://www.tvline.com/interstitial/?ref=http%3A%2F%2Fwww.tvline.com%2F2011%2F08%2F5-real-truths-once-upon-a-time%2F
  16. Seidman, Robert (10 de maio de 2012). «Updated: ABC Renews 'Once Upon a Time,' 'The Middle,' 'Modern Family,' 'Grey's Anatomy,' Suburgatory,' 'Revenge,' and 'Castle'» (em inglês). Consultado em 11 de maio de 2012 
  17. Gorman, Bill (24 de outubro de 2011). «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time' Adjusted Up + Final Ratings For World Series Game 4 & Saints/Colts». TV by the Numbers. Consultado em 24 de outubro de 2011 
  18. Bibel, Sarah (15 de maio de 2012). «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time', Family guy', 'Survivor' Adjusted Up; 'Survivor: Reunion', 'Dateline' Adjusted Down». TV by the Numbers. Consultado em 16 de maio de 2012 
  19. Gorman, Bill (24 de maio de 2012). «Complete List of 2011–12 Season TV Show Viewership: 'Sunday Night Football' Tops, Followed By 'American Idol', 'NCIS' & 'Dancing With The Stars'». TV by the Numbers. Consultado em 25 de maio de 2012 
  20. Gorman, Bill (24 de maio de 2012). «Complete List of 2011–12 Season TV Show Ratings: 'Sunday Night Football' Tops, Followed By 'American Idol', 'The Voice' & 'Modern Family'». TV By the Numbers. Consultado em 24 de maio de 2012 
  21. «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time', 'The Simpsons', 'Bob's Burgers' Adjusted Up; '666 Park Avenue', '60 Minutes' Adjusted Down & Final Football Numbers». Tvbythenumbers.zap2it.com. 2 de outubro de 2012. Consultado em 2 de outubro de 2012 
  22. "Sunday Final Ratings: 'Survivor', 'Once Upon a Time', 'The Simpsons' & 'Revenge' Adjusted Up" from TV by the Numbers/Zap2It (14 de maio de 2013)
  23. Patten, Dominic (23 de maio de 2013). «Full 2012–2013 TV Season Series Rankings». Deadline. Consultado em 24 de maio de 2013 
  24. «Complete List Of 2012-13 Season TV Show Ratings: 'Sunday Night Football' Tops, Followed By 'The Big Bang Theory,' 'The Voice' & 'Modern Family' – Ratings – TVbytheNumbers». Consultado em 11 de janeiro de 2014 
  25. Bibel, Sara (1 de outubro de 2013). «Sunday Final Ratings: 'The Simpsons' & 'Bob's Burgers' Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down». TV by the Numbers. Consultado em 1 de outubro de 2013 
  26. Bibel, Sara (13 de maio de 2014). «Sunday Final Ratings: 'Once Upon a Time', 'American Dad' & 'America's Funniet Home Videos' Adjusted Up; 'Revenge', 'Cosmos' & 'Dateline' Adjusted Down». TV by the Numbers. Consultado em 13 de maio de 2014 
  27. «Full 2013-2014 TV Season Series Rankings». Deadline Hollywood. 22 de maio de 2014. Consultado em 3 de dezembro de 2014 
  28. «Top 50 broadcast TV shows of 2013-14». Entertainment Weekly. 20 de maio de 2014 
  29. «Premiere Week Live+7 Ratings: NBC, CBS Win Network Race, 'Gotham', 'How To Get Away With Murder' Lead DVR Gains». Deadline. 13 de outubro de 2014 
  30. Bibel, Sara (12 de maio de 2015). «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time' & 'Brooklyn Nine-Nine' Adjusted Up». TV by the Numbers. Consultado em 12 de maio de 2015 
  31. a b de Moraes, Lisa (21 de maio de 2015). «Full 2014-15 TV Season Series Rankings: Football & 'Empire' Ruled». Deadline.com. Consultado em 22 de maio de 2015. Arquivado do original em 22 de maio de 2015 
  32. Dixon, Dani (29 de setembro de 2015). «Sunday Final Ratings: 'Bob's Burgers' Adjusted Down, '60 Minutes' Adjusted Up + 'Sunday Night Football'». TV by the Numbers. Consultado em 29 de setembro de 2015 
  33. Porter, Rick (17 de maio de 2016). «Sunday final ratings: 'Once Upon a Time' finale, everything else hold». TV by the Numbers. Consultado em 17 de maio de 2016 
  34. a b de Moraes, Lisa (26 de maio de 2016). «Full 2015-16 TV Season Series Rankings: 'Blindspot', 'Life In Pieces' & 'Quantico' Lead Newcomers». Deadline.com. Consultado em 26 de maio de 2016 
  35. Porter, Rick (27 de setembro de 2016). «Sunday final ratings: 'Once Upon a Time' and 'NCIS: LA' adjust up, FOX shows adjust down». TV by the Numbers. Consultado em 27 de setembro de 2016 
  36. Porter, Rick (16 de maio de 2017). «'NCIS: Los Angeles' finale adjusts up: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de maio de 2017 
  37. «Final 2016-17 TV Rankings: 'Sunday Night Football' Winning Streak Continues». Deadline Hollywood. 26 de maio de 2017. Consultado em 26 de maio de 2017 
  38. de Moraes, Lisa (26 de maio de 2017). «Final 2016-17 TV Rankings: 'Sunday Night Football' Winning Streak Continues». Deadline.com. Consultado em 26 de maio de 2017 
  39. Porter, Rick (9 de outubro de 2017). «'Hawaii Five-0' and 'Hell's Kitchen' adjust up, 'Exorcist' adjusts down: Friday final ratings». Consultado em 9 de outubro de 2017 
  40. Byrne, Craig (28 de março de 2013). «Marvel Plans A Once Upon A Time Original Graphic Novel». KSiteTV. Consultado em 29 de março de 2013 
  41. http://www.amazon.com/dp/078519116X/ref=tsm_1_fb_lk
  42. Andreeva, Nellie. "Eddy Kitsis & Adam Horowitz’s ‘Once Upon A Time’ Spin-off Set In Wonderland Takes Shape, Zack Estrin & Jane Espenson Join." Deadline.com (March 19, 2013)
  43. Kondolojy, Amanda (14 de maio de 2013). «ABC 2013–14 Primetime Schedule: 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.' on Tuesday, 'Revenge' Sticks With Sunday, 'Once Upon a Time' Spinoff on Thursday, 'DWTS' Downsized & More». TV by the Numbers 
  44. Goldberg, Lesley (28 de março de 2014). «It's Official: ABC's 'Once Upon a Time in Wonderland' Canceled». The Hollywood Reporter 
  45. Kondolojy, Amanda (28 de março de 2014). «'Once Upon a Time in Wonderland' Canceled by ABC After One Season». TV by the Numbers. Consultado em 28 de março de 2014