Onda média

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A onda média também conhecida como "Ondas Médias (OM)", é uma banda de rádio compreendida entre as frequências de 300 kHz e 3000 kHz. Em inglês, a abreviatura para onda média é MW (Medium-Wave). Esta faixa de frequências é usada em quase todo o mundo para radiodifusão.

Nos Estados Unidos as estações de rádio que emitem em onda média estão separadas em canais de 10 kHz com bandas laterais de +-5 kHz, enquanto que na Europa essa separação é de 9 kHz com bandas laterais de 4.5 kHz.

As ondas médias permitem uma qualidade de som razoável para voz, mas claramente insuficiente para música de alta fidelidade, sendo uma banda que atualmente tem pouca audiência em Portugal, pois a maior parte das estações de rádio utilizam a banda de frequência modulada (FM), que permite uma boa qualidade de som e baixo ruído, embora o alcance dos emissores seja menor.

Longas distâncias[editar | editar código-fonte]

Devido a possibilidade de transmissão por longas distâncias (DX) associada ao uso de ondas médias, algumas transmissões de radiodifusão regionais ou nacionais são sintonizadas em locais muito distantes, especialmente pelos radioamadores e rádio escutas swl (chamados no Brasil de "dexistas"),

Muitos dexistas como no Brasil Daniel Wyllyans, rádio amadores e rádio escutas swl sintonizam as rádios e compõem relatórios de recepção, qualificando a qualidade da transmissão e descrevendo detalhadamente o conteúdo da transmissão. Os rádio escutas enviam esses relatórios para as emissoras que, em contrapartida, emitem um certificado de escuta chamado "cartão QSL".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Recepção de ondas médias com ferrite

Dexismo Internacional http://www.dexismointernacional.com.br/

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.