One Piece

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
One Piece
ワンピース
Capa do primeiro volume do mangá
Gênero Shōnen, Aventura, Ação, Comédia, Drama, Piratas,
Mangá
Autor Eiichiro Oda
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Conrad (Cancelado)

Brasil Panini Comics (em andamento)

Revista Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 4 de agosto de 1997 – Ainda em publicação
Volumes 74 (Lista); 1 a 26 e 36 a 48 no Brasil
Anime
Direção Konosuke Uda
Estúdio Toei Animation
Exibição original 20 de outubro de 1999 – Atualmente
Emissoras de TV Japão Fuji tv
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil SBT
Portugal SIC
Portugal SIC Radical
Portugal Panda Biggs
Nº de episódios 653 (Lista de episódios)
OVA
Defeat Him! The Pirate Ganzak (1998)
Direção Goro Taniguchi
Estúdio Production I.G
Nº de episódios 1
Duração 30 minutos
OVA
Romance Dawn Story (2007)
Estúdio Toei Animation
Nº de episódios 1
Duração 35 minutos
Filmes

Projeto Animangá  · Portal Animangá

One Piece (ワンピース, Wan Pīsu?) é uma série de anime e mangá criada pelo mangaká Eiichiro Oda. A história está focada na tripulação pirata comandada pelo Capitão Monkey D. Luffy. A maior ambição de Luffy é obter o maior tesouro do mundo, o One Piece e assim ocupar o posto deixado pelo finado Rei dos Piratas Gol D. Roger.

O mangá começou a ser lançado de forma seriada na edição 34 (1997) da revista Weekly Shōnen Jump, publicada pela editora Shueisha, enquanto a adaptação para anime produzida pela Toei Animation estreou apenas em 1999. Eiichiro Oda originalmente planejou One Piece com duração de cinco anos[1] , e ele já havia planejado o final; contudo, a história tem continuado muito além das suas expectativas.

Desde o seu lançamento, One Piece se tornou a série de mangá mais vendida de todos os tempos no Japão e uma das séries de mangá mais populares no mundo. É o mangá mais vendido na história da Weekly Shōnen Jump[2] , assim como o título mais aclamado. Em fevereiro de 2013, a Shueisha anunciou que vendeu 288,8 milhões de volumes do mangá até agora; o volume 67 estabeleceu um novo recorde para a maior tiragem inicial de qualquer revista lançada no Japão com 4,05 milhões de cópias (o recorde anterior pertencia ao volume 65 com 4 milhões de cópias). O volume 60 foi a primeira revista a vender mais de 2 milhões de cópias em sua primeira semana no Japão segundo o ranking da Oricon.[3] One Piece é a série mais vendida na história dos mangás no Japão.[4] A venda impressionantemente lucrativa de One Piece deve-se ao fato de o anime emocionar os locutores de uma forma extremamente emocionante, diferentemente de outros animes.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Vinte e dois anos depois da execução de Gol D. Roger (Rei dos Piratas), o interesse em One Piece diminuiu exponencialmente. Muitos desistiram da ideia de obtê-lo por achar isso impossível e outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do globo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não demove o espírito aventureiro dos Piratas do Chapéu de Palha, que começam a sua jornada através da Grand Line, onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte, em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéu de Palha frequentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio!

É visto em One Piece, várias figuras de linguagens, estruturas literárias e características de romances, como heroísmo do protagonista e uma capacidade maior que o comum.

Interessante notar que alguns personagens são inspirados em figuras históricas como Mahatma Gandhi; Mikhail Gorbachev; Abraham Lincoln; Karl Marx; Albert Pike; Rutherford B. Hayes[5] ; Barba Negra; Homenagens á artistas famosos:Michael Jackson; Eminem; Steven Tyler; Slash; Joey Jordison; Bunta Sugawara; Yusaku Matsuda; Kunie Tanaka; Mick Foley E referências a diversos personagens famosos da cultura pop: Zorro; Pinocchio; Rudolph; Ace Ventura; Aladdin; Dr. Frank-N-Furter [6]

Akuma no Mi[editar | editar código-fonte]

Akuma no Mi são frutas que dão habilidades especiais a quem as consumir, ao custo de nunca mais conseguir nadar .[7] Existem três tipos de akuma no mi. Zoan (动物 系(ゾオン) Zoon ) são frutas que permitem seus usuários transformar parcialmente e totalmente em um animal específico. Logia (自然 系(ロギア) Rogia ) são frutas que permitem alterar a estrutura corporal para elementos da natureza, não podendo ser atingidos a não ser por inimigos naturais, ou uso de Haki do Armamento (武装色の覇気 Busōshoku no Haki). Paramecia (超人 系(パラミシア) Paramishia ) essas frutas alteram a estrutura corporal de forma geral. Quando o usuário morre sua fruta renasce na fruta mais perto do local de morte.[8]

Haki[editar | editar código-fonte]

Haki (覇気?) tem como significado literal a palavra "ambição/aspiração". O Haki está dentro de todas as pessoas no universo de One Piece, sendo a diferença entre sua, ou não, utilização por parte das mesmas. É dividido em três tipos: " (見聞色の覇気 Kenbunshoku no Haki)", ou "Haki da Observação", é um tipo de haki que sente a "presença" do inimigo, com ele é possível saber a posição, o número e os futuros movimentos do inimigo; "(武装色の覇気 Busōshoku no Haki)", ou Haki do Armamento", é um tipo de haki em que se cria uma espécie de armadura invísivel próximo ao usuário, usado para ataque ou defesa; com ele também é possível acertar usuários de Akuma No Mi Logia e estender seus efeitos a armas e munições. Entretanto, há também um Haki especial, extremamente raro, que é dito existente em uma a cada 1 milhão de pessoas, e que pessoas extremamente famosas no mundo são frequentemente dados com esse tipo de haki.[9] Chama-se "Haoushoku" (覇王色, Haōshoku?), traduzido como "Haki do rei", ou "Cor do Rei Conquistador". É o Haki da intimidação. Com ele é capaz de derrotar monstros enormes só com o poder do olhar. Dessa forma, sendo um Haki superior aos demais, ele pode ser controlado, mas não treinado, dado que sua força cresce à medida que a força do usuário em si cresce.

As forças que comandam o Mundo[editar | editar código-fonte]

Símbolo do Governo Mundial

O mundo de One Piece é mantido em equilíbrio de forças entre três grupos:

  • Shichibukais (literalmente, "Os Sete Imperadores do Mar"): é grupo composto por sete poderosos "ex-piratas" que se associaram ao Governo Mundial em troca do fim das perseguições e retirada das recompensas dos mesmos.
  • Marinha: tentam preservar a paz, são subordinados ao Governo Mundial. Os maiores poderes da marinha estão concentrados no Almirante da Frota, Almirantes e Vice-Almirantes.
  • Yonkou (literalmente, "Quatro Imperadores"): são os quatro piratas mais poderosos da segunda parte da Grand Line, são considerados os principais candidatos ao posto de próximo Rei dos Piratas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Piratas do Chapéus de Palha[editar | editar código-fonte]

Réplica do Navio "Going Merry", usado pelos Piratas do Chapéu de Palha
  • Monkey D. Luffy, O Chapéu de Palha: Capitão dos Piratas do Chapéu de Palha, quer se tornar o Rei dos Piratas e reencontrar seu amigo Shanks. Comeu a Gomu Gomu no Mi, fruta do diabo que tornou seu corpo em borracha. Luffy também criou os "Gears", nos quais usa as propriedades de sua Akuma no Mi para ampliar seu poder de ataque. Adora comer (come quantidades sobre-humanas) e possui uma paixão platônica por carne. Após 2 anos de treino com Silvers Rayleigh também se tornou capaz de controlar os três tipos de Haki. Luffy é otimista e nunca leva nada a sério, (sendo o personagem central das comédias), mas se mexerem com seus companheiros ele fica com bastante raiva, e também é bastante confiante e determinado. Sendo o capitão e o membro mais forte da tripulação, possui a recompensa mais alta, 400 milhões.
  • Roronoa Zoro, O Caçador de Piratas: Espadachim que deseja se tornar o melhor espadachim do mundo. Antes de entrar para a tripulação do Chapéu de Palha caçava piratas apenas para viver com o dinheiro de suas recompensas. Conhecido por sua técnica de 3 espadas (Santoryuu). Apesar de seu estilo ser baseado em três espadas, ele pode lutar usando duas, uma ou nenhuma espada. Também foi demonstrado que aparentemente pode usar nove espadas triplicando o número de braços e rostos que ele tem, este ataque se chama "Ashura". Têm várias cicatrizes pelo corpo, mas duas se destacam, uma que cruza todo o seu peito feita por Mihawk e outra em seu olho esquerdo, provavelmente também feita pelo Shichibukai. Possui um senso de direção horrível podendo se perder em lugares pequenos, como em Water 7 onde se perdeu após andar dois quarteirões. Se não está dormindo, está treinando ou bebendo, sendo junto com Nami os mais resistentes à bebida. É considerado um dos personagens mais fortes da história, possui a 2ª maior recompensa da tripulação 120 milhões e é o segundo membro mais forte só estando atrás de seu capitão.
  • Sanji, O Perna Negra: Cozinheiro, que quer achar o mar lendário "All Blue", que segundo a lenda, possui todos os tipos de peixes. Muito mulherengo, vive dando em cima da Nami e Robin ou qualquer outra bela mulher que aparecer em sua frente. Se utiliza de chutes para lutar, pois já que que é um cozinheiro, não deve danificar suas mãos em batalha. Demonstrou em Enies Lobby que pode aquecer sua perna usando fricção do ar, essa técnica foi chamada de "Diable Jambe". Também fuma cigarros o tempo todo (Obs.: Na versão americana eles trocam os cigarros por pirulitos mudando muito o formato de Sanji). Tem diversas discussões com Zoro que sempre acaba apartada por socos de Nami. Trabalhou como cozinheiro no Restaurante Baratie. A força de suas pernas podem ser comparadas com a força dos braços de Zoro, foi mostrado também que Sanji é um ótimo estrategista, além de ser o único membro da tripulação que em batalha não usa armas ou poder de Akuma no mi. Após 2 anos de treinamento, desenvolveu uma técnica que lhe permite "andar" pelo ar, muito parecida com a usada pelo membros da CP9. Possui a 4ª maior recompensa da tripulação, 77 milhões e é o terceiro mais forte da tripulação . É o único membro que ao invés de uma fotografia, possui um desenho no cartaz de sua recompensa, fato que o deixou deprimido, além de gerar confusões e virar motivo de piadas.
  • Nami, A Gata Ladra: Navegadora e ladra "especializada em piratas", quer desenhar o mapa do mundo de One Piece. Apaixonada por tesouros e dinheiro. Sua arma é o Clima Tact, um bastão capaz de criar nuvens com raios. Possui uma habilidade de poder sentir quando irão ocorrer mudanças climáticas, como a chegada de uma tempestade. Trabalhou como desenhista de mapas para Arlong e secretamente juntava dinheiro para libertar sua cidade natal das mãos do vilão. Pode ser considerada a imediata do navio, pois apesar de Zoro ser um dos tripulantes mais velhos, até ele acaba obedecendo (a contra gosto) as ordens da navegadora. Possui uma grande uma resistência quando o assunto é bebida, junto de Zoro é a tripulante que mais aguenta beber(se pagarem). Possui uma recompensa de 16 milhões.
  • Usopp ou Sogeking, O Rei dos Atiradores: Atirador, quer se tornar um valente guerreiro do mar e também visitar Elbaf, a ilha dos gigantes. Típico mentiroso. Usa um estilingue e costuma fazer sua própria munição, como bolas de pimenta, bolas de ferro (utilizadas num jogo japonês chamado Pachinko), ovo podre e etc. Ele também usa marretas (uma pequeninha que pelo menos é real e outras gigantescas porém que são completamente falsas) e após Skypea começa a usar Dials (conchas que guardam e depois liberam diversas coisas, desde impactos até luz). Usopp arranja uma briga com Luffy por causa de antigo navio Going Merry e acaba deixando o bando. Se torna Sogeking (Rei dos Atiradores, o alter ego de Usopp) por não poder mais participar do bando como um membro, então se disfarça, até pedir desculpas a tripulação do Chapéu de Palha e regressar ao bando (apenas no final da saga CP9). Como Sogeking ele usa uma máscara, uma capa, e um estilingue maior, chamado Kabuto, que acaba adotando como sua arma definitiva. Foi o capitão dos Piratas do Usopp em sua ilha. É filho de Yasopp, um pirata do bando de Shanks. A sua recompensa é de 30 milhões e está atribuída à Sogeking.
  • Tony Tony Chopper, O Amante de Algodão Doce: Médico, é uma rena de nariz azul. Comeu a Hito Hito no Mi e se tornou um híbrido de homem e rena, por isso de conversar com humanos e com os animais. Criou a Rumble Ball que aumenta as fases de suas transformações (de 3 para 9, contando a forma de Monstro e a Kung Fu Point que desenvolveu durante os 2 anos de treinamento). Seu sonho é o de encontrar a cura para todas as doenças do mundo. Ingênuo, acredita em tudo que Usopp fala. É o mais jovem do grupo e o com a menor recompensa 50 berries, pois para a Marinha ele é só o mascote do bando.
  • Nico Robin, A Criança do Demônio: Arqueóloga, comeu a fruta Hana Hana no Mi, que a permite "brotar" qualquer parte de seu corpo em alguma superfície (normalmente os braços). Após os 2 anos de separação do grupo, consegue "brotar" partes gigantes de seus corpo ou criar um clone de si. Quer descobrir a verdadeira história do Século Perdido (Rio Poneglyph). Até o momento é a única pessoa viva a conseguir ler os "Poneglyphs". Na maior parte do tempo livre fica lendo livros. Tem uma visão pessimista e sombria da maioria dos fatos. Possui a 3ª maior recompensa da tripulação, 80 milhões. Além de arqueóloga, devido a estar fugindo a maior parte de sua vida, tornou-se uma assassina profissional. Foi Vice-Presidente da Baroque Works. Nos 2 anos de separação ficou com o Exército Revolucionário.
  • Franky, O Ciborgue: Seu verdadeiro nome é Cutty Flam. Engenheiro naval da tripulação tem o corpo modificado por partes mecânicas, ele usa garrafas de cola como combustível, (uma curiosidade é que quando trocam seu combustível de cola para chá quente por exemplo, sua personalidade é alterada) sonha em criar um barco dos sonhos para conseguir atravessar o mundo e chegar a Laftel (A última ilha da Grand Line). É o construtor da segunda embarcação da tripulação do Chapéu de Palha, o Thousand Sunny. Era o líder da Franky Family e também trabalhou no Tom Workers. Após 2 anos seu corpo está muito mudado e ele conseguiu desenvolver seu "Mecha", rôbo de batalha estilo dos Sentais japoneses. Tem uma recompensa de 44 milhões.
  • Brook, O Sussurante / Soul King: Músico da tripulação, morreu mas retornou dos mortos graças a sua Akuma no Mi (Yomi Yomi no Mi). É um esqueleto porque demorou em encontrar seu corpo enquanto vagava pelos mares na forma de alma, e quando o encontrou, já não estava mais inteiro. É um ótimo espadachim e sua arma é uma espada que fica em sua bengala, possui ataques que consistem em golpes em alta velocidade. Brook também usa seu violino para lutar (usou uma vez para adormecer seus inimigos com o Nemuriuta). Assim como Sanji, é um pervertido com as mulheres e tem a mania de dizer "Poderia me deixar ver sua calcinha?" Foi capitão dos Piratas Rumbar e seu grande sonho é reencontrar a baleia Laboon. Sua recompensa é de 33 milhões.

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gol D. Roger, O Rei dos Piratas: o falecido Rei dos Piratas executado há 22 anos, foi o único homem, juntamente com seu bando, a chegar até o fim da Grand Line, na Ilha de Laftel. Nasceu e morreu em Loguetown. Este homem inspirou toda uma geração e criou através de suas últimas palavras a Grande Era dos Piratas. Ele era conhecido como Gold Roger, mas seu nome verdadeiro foi dito por Kureha à Dalton. O próprio Roger contou à Barba Branca, a verdade sobre seu nome e o significado do "D." de seu nome. Roger, de acordo com Brook, era apenas um novato há uns 40, 50 anos atrás, ou seja, entre 18 e 28 anos antes de sua execução. O seu navio, o Oro Jackson, foi construído por Tom, em Water 7, usando a lendária madeira da árvore Adam. Ele também foi a Skypiea, e somado ao fato anterior, o mais certo é afirmar que Luffy agora toma a mesma rota que uma vez Roger tomou. Durante seu tempo como pirata, seus maiores rivais eram Monkey D. Garp, Edward Newgate, Sengoku e Shiki. Foi o pai de Portgas D. Ace e antes de morrer pediu que Garp cuidasse de seu filho.
  • Portgas D. Ace, O Punho de Fogo: Comeu a fruta Mera Mera no Mi que lhe concedeu poderes de fogo, e ele era conhecido por ser o Comandante da 2ª Divisão dos Piratas do Barba Branca. Foi criado como irmão adotivo de Luffy. Muito mais inteligente e educado que seu irmãozinho, a única semelhança que os dois possuíam era no que dizia respeito à força e o quanto ambos gostam de uma boa festa. Foi atrás de Barba Negra, após este matar um membro do bando, mas perdeu a luta e foi preso. Quando foi para a praça de execução foi revelado ser filho de Gol D. Roger, o Rei do Piratas e sua amante Portgas D. Rouge. Foi solto por Luffy, mas morreu após o ataque de Akainu, para proteger seu irmão. Foi enterrado ao lado de Barba Branca em uma ilha desconhecida do Novo Mundo. Foi batizado como Gol D. Ace, mas em homenagem a sua mãe e devido ao ódio por ter o sangue de Roger, mudou seu nome para Portgas D. Ace.
  • Kuzan, Aokiji - O Faisão Azul: Seu nome verdadeiro é Kuzan, comeu fruta a Hie Hie no Mi que lhe dá poderes de Gelo. Foi um Almirante da Marinha. Foi um dos mais poderosos membros de toda a Marinha, Aokiji era um dos poucos membros do alto escalão que não lutavam sempre tendo o ideal de justiça absoluta guiando-o, ao invés disso, ele seguia sua própria conduta de justiça preguiçosa. É um homem bastante tranquilo, preguiçoso e sonolento. Ele possui grande admiração por Garp e parece ter uma certa amizade com Smoker. Após a Batalha de Marineford, lutou contra Akainu pela vaga de Almirante da Frota. Perdeu a luta e pediu demissão da Marinha. Atualmente vaga com um nômade pelo Novo Mundo. Impediu Doflamingo de matar Smoker.

Anime[editar | editar código-fonte]

Com a popularidade que One Piece atraiu nas páginas de seu mangá, logo seria transformado em anime, atingindo assim uma quantidade ainda maior de pessoas. A adaptação da série para televisão estreou no fim de 1999. A série foi licenciada pela 4Kids para as Américas.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura japonesa
  1. "We Are!" ("Nós estamos") por Hiroshi Kitadani
    • (Episódios 1-47)
  2. "Believe" ("Acredite")por Folder5
    • (Episódios 48-115)
  3. "Hikari e" ou "Em direção à luz" (ヒカリへ?) por The Babystars
    • (Episódios 116-168)
  4. "BON VOYAGE!" (Francês: "Boa Viagem!") por Bon-Bon Blanco
    • (Episódios 169-206)
  5. "Kokoro no Chizu" ou "Mapa do Coração" (ココロのちず?) por BOYSTYLE
    • (Episódios 207-263)
  6. "Brand New World" ("Mundo Novo") por D-51
    • (Episódios 264-278)
  7. "We Are!" cantado pelos dubladores do bando do Chapéu de Palha
    • (Episódios 279-283)
  8. "Crazy Rainbow" ("Arco-íris radical ou maluco") por Tackey and Tsubasa
    • (Episódios 284-325)
  9. "Jungle P" (festa florestal [o "p" é de "party"]) por 5050
    • (Episódios 326-372)
  10. "We Are!" ("Nós estamos") remixada por DBSK(coreano)/TVXQ(japonês)
    • (Episódios 373-394)
  11. "Share the world" ("Compartilhe o mundo") por DBSK(coreano)/TVXQ(japonês)
    • (Episódios 395-425)
  12. "Kaze wo Sagashite" ou "Procure o Vento" (風を捜して?) por Mari yaguchi
    • (Episódios 426-458)
  13. "One Day" ("Um dia") por The Rootless
    • (Episódios 459-492)
  14. "Fight Together" ("Lutem juntos") por Namie Amuro
    • (Episódios 493-516)
  15. "We Go!" ("Nós Vamos") por Hiroshi Kitadani
    • (Episódios 517-590)
  16. "Hands Up”" ("Mãos Para Cima") por Kota Shinzato[10]
    • (Episódios 591-628)
  17. "Wake Up!!!" ("Acorde!!!") por AAA
    • (Episódios 629-??)
Encerramento japonês
  1. "Memories" (Memórias) por Maki Otsuki
    • (Episódios 1-30)
  2. "RUN! RUN! RUN!" (Corra! Corra! Corra!) por Maki Otsuki
    • (Episódios 31-63)
  3. "Watashi ga Iru Yo" ou "Estou aqui!" (私がいるよ?) por Tomato Cube
    • (Episódios 64-73)
  4. "Shouchi no suke" ou "Isso é fato!" (しょうちのすけ?) por Suitei Shojo
    • (Episódios 74-81)
  5. "BEFORE DAWN" ("Antes do Amanhecer") por Ai-Sachi
    • (Episódios 82-94)
  6. "fish" ("Peixe") por The Kaleidoscope
    • (Episódios 95-106)
  7. "GLORY -Kimi ga Iru Kara-" ou GLORY ("Gloria: porque você está aqui", 君がいるから?) por Takako Uehara
    • (Episódios 107-118)
  8. "Shining ray" ("Raio Brilhante") por Janne da Arc
    • (Episódios 119-132)
  9. "Free will" ("Livre Arbítrio") por Ruppina
    • (Episódios 133-156)
  10. "FAITH" ("Fé") por Ruppina
    • (Episódios 157-168)
  11. "A to Z" (De A a Z) por ZZ
    • (Episódios 169-181)
  12. "Tsuki to Taiyou" ou "Lua e Sol" (月と太陽?) por Shela
    • (Episódios 182-195)
  13. "Dreamship" ("Navio dos sonhos") por Aiko Ikuta
    • (Episódios 196-206)
  14. "Mirai Koukai" ou "Futura Viagem" (未来航海?) por Tackey & Tsubasa
    • (Episódios 207-230)
  15. "Eternal Pose" ou Bússola Eterna (エターナルポーズ?) por Asia Engineer
    • (Episódios 231-245)
  16. "Dear friends" ("Amigos queridos") por TRIPLANE
    • (Episódios 246-255)
  17. "Asu wa Kuru Kara" ou "Porque o amanhã virá" (明日は来るから?) por TVXQ
    • (Episódios 256-263)
  18. "Adventure World" ("Mundo de aventura") por Delicatessen
    • (Episódios 264-278)
  • Especial: "Family" cantado pelos dubladores do bando do Chapéu de Palha
    • (Especial de TV #2, Especial de TV #3, Especial de TV #4)
  • A partir do episódio 279 foi retirada a música de encerramento e em seu lugar foram exibidas imagens de produção do mangá. A partir do episódio 282, a música de abertura ficou maior (2'30") e não houve mais música de encerramento.


Referências

  1. Seção Faça Sua Pergunta: Mangá One Piece - Volume 42, Capítulo 405, Pergunta do fã: Você está pensando em terminar One Piece no futuro próximo?
  2. http://adnavi.shueisha.co.jp/mediaguide/2013/pdf/boys.pdf & http://www.genkidama.com.br/gyabbo/2013/05/02/os-dez-mangas-mais-vendidos-da-historia-da-shonen-jump/
  3. 『ONE PIECE』最新60巻、歴代最高の初週実売200万部超え‎ (em japanese). Oricon Style. Oricon (November 11, 2010). Página visitada em November 11, 2010.
  4. One Piece series holds "Dome Tour" in Osaka, Tokyo. Asia Pacific Arts (February 24, 2011).
  5. http://forum.aliancaproject.com/topic/50813-viajando-um-pouco-pelo-mundo-politico-de-one-piece/
  6. http://www.nooboiando.com/2012/08/one-piece-15-anos.html
  7. Oda, Eiichiro. 偽れぬもの (em Japanese). [S.l.]: Shueisha, June 1998. vol. 3. ISBN 4-08-872569-7
  8. Mangá: Capítulo 703
  9. Mangá: Capítulo 519
  10. One Piece: Anime ganha novo tema de abertura este mês. Página visitada em 07 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]