One Tree Hill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
One Tree Hill
One Tree Hill (PT)
Lances da Vida (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 42 minutos
Criador(es) Mark Schwahn
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Mark Schwahn
Michael Tollin
Brian Robbins
Joe Davola
Narrador(es) Chad Michael Murray
(1ª–6ª temporadas)

Paul Johansson
(7ª temporada)

Bethany Joy Galeotti
(8ª temporada)
Elenco Chad Michael Murray
James Lafferty
Hilarie Burton
Bethany Joy Galeotti
Sophia Bush
Paul Johansson
Barry Corbin
Craig Sheffer
Moira Kelly
Barbara Alyn Woods
Lee Norris
Antwon Tanner
Danneel Harris
Jackson Brundage
Lisa Goldstein
Austin Nichols
Robert Buckley
Shantel VanSanten
Jana Kramer
Stephen Colletti
Tyler Hilton
Tema de abertura "I Don't Want to Be"
por Gavin DeGraw
(1ª–4ª; 8ª temporadas)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos The WB (2003–2006), The CW (2006–2012)
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 23 de setembro de 20034 de abril de 2012
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 187 (lista de episódios)

One Tree Hill (no Brasil, Lances da Vida) foi uma série de TV criada por Mark Schwahn, exibida entre 23 de setembro de 2003 e 04 de abril de 2012, inicialmente transmitida pela The WB. O canal continuou exibindo o seriado até 3 de maio de 2006, quando foi anunciado que este se juntaria com a UPN e formaria o canal "The CW", que transmitiu a série da quarta à nona e última temporada.

A série foi filmada em Wilmington, Carolina do Norte, desde a primeira temporada. As locações externas foram gravadas em lugares comuns da cidade, como praças, quadras e ruas. As locações internas também foram gravadas por lá, em estúdios. O episódio piloto foi ao ar em 23 de setembro de 2003 nos Estados Unidos. Nove temporadas foram ao ar, compostas entre 18 e 24 episódios cada. A nona e última temporada foi anunciada em agosto de 2011, com as gravações iniciadas em setembro e finalizadas em novembro. Diferente das outras, a última temporada é conclusiva, com 13 episódios encomendados e transimitidos em sequência, sem a inteferência de hiatos, ato frequente na televisão americana. A série teve um elenco regular que consistiu em cinco membros originais entre a primeira e a sexta temporada. Com a saída de Chad Michael Murray e Hilarie Burton, integraram o elenco: Austin Nichols, Robert Buckley, Shantel VanSanten e Jana Kramer.
Apesar de muito comentada, a série registrou a maior audiência média de apenas 12.3 milhões de telespectadores em sua terceira temporada, índice alto para canais de TV a cabo. Mesmo sem grande audiência e sem prêmios notáveis, a série se manteve por 9 anos na TV americana, com público fiel, e em sua grande maioria, jovem. No fim de sua última temporada, One Tree Hill foi finalizada com um total de 187 episódios.

Em Portugal, a série foi exibida pelo canal Sony Entertainment Television. No Brasil, a série é exibida pela FOX, FOX Life e pelo SBT.

Personagens na série[editar | editar código-fonte]

Elenco personagem Temporada Notas
James Lafferty Nathan Scott 1ª-9ª
Bethany Joy Galeotti Haley James 1ª-9ª
Sophia Bush Brooke Davis 1ª-9ª
Paul Johansson Dan Scott 1ª-9ª Recorrente na 8ª Temporada
Chad Michael Murray Lucas Scott 1ª-6ª,9ª Participação na 9ª Temporada
Hilarie Burton Peyton Sawyer 1ª-6ª
Austin Nichols Julian Baker 6ª-9ª Recorrente na 6ª Temporada
Lee Norris Marvin McFadden 1ª-9ª Recorrente na 1ª-2ª Temporadas
Antwon Tanner Antwon "Skills" Taylor 1ª-9ª Recorrente na 1ª-3ª e 8ª-9ª Temporadas
Shantel VanSanten Quinn James 7ª-9ª
Robert Buckley Clay Evans 7ª-9ª
Jackson Brundage James Lucas Scott 5ª-9ª
Jana Kramer Alex Dupré 7ª-9ª Recorrente até o 14º episódio da 7ª Temporada
Daphne Zuniga Victoria Davis 5ª-9ª Recorrente 5ª-9ª Temporadas
Stephen Colletti Chase Adams 4ª-9ª Recorrente da 4ª-7ª Temporadas
Lisa Goldstein Kirsch Millicent Huxtable 5ª-9ª Recorrente na 5ª Temporada
Allison Munn Lauren Fletcher 6ª-9ª Recorrente 6ª-9ª Temporadas
Moira Kelly Karen Roe 1ª-6ª Recorrente na 5ª-6ª Temporadas
Barbara Alyn Woods Deb Scott 1ª-6ª,9ª Recorrente na 5ª-6ª e 9ª Temporadas
Danneel Harris Rachel Gatina 3ª-5ª,7ª Recorrente na 5ª e 7ª Temporadas
Tyler Hilton Chris Keller 2ª-4ª,9ª Recorrente na 2ª-4ª Temporadas
Joe Manganiello Owen Morello 5ª-7ª Recorrente 5ª-7ª Temporadas
Craig Sheffer Keith Scott 1ª-4ª,9ª Participação na 4ª e 9ª temporadas
Bryan Greenberg Jake Jegielski 1ª-3ª Recorrente na 2ª e 3ª Temporadas

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Nove temporadas foram ao ar, compostas por 22, 23, 22, 21, 18, 24, 22, 22 e 13 episódios, respectivamente. Cada episódio manteve a duração de 42 minutos, no total de uma hora de duração com intervalos. Os atores renovaram contrato no fim de 2003 para mais duas temporadas. No fim da terceira temporada, os contratos foram sido renovados anualmente. Na metade da sexta temporada, foi anunciada a saída de um dos casais protagonistas, Chad Michael Murray e Hilarie Burton. Mesmo assim, o seriado continuou a ser transmitido.

No SBT, a sexta á oitava temporada foi exibida entre 13 de junho de 2011 a 13 de agosto de 2012.[1] Mas não há previsão de quando irar ao ar a última temporada. No Brasil, foram lançadas apenas as duas primeiras temporadas da série, não tendo previsão que quando as outras sete temporadas restantes serão lançadas.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Com uma baixa na segunda temporada de Smallville, One Tree Hill estreou na The WB com a média de 3.5 milhões de espectadores, um alto para o canal que a série era exibida. A série se manteve estável, atingindo picos de 5 milhões na segunda temporada e 4.3 milhões na quarta. Porém, com a saída do casal protagonista na sexta temporada, a sétima alcançou a máxima de 2.7 milhões. A série lutou para sobreviver por meio de campanhas na internet, altamente direcionadas ao The CW, transmissora do seriado desde 2005. Mesmo assim, a série é aclamada por seus fãs. A série nunca teve menos de 1.3 milhões de espectadores, ao contrário de outras produções da emissora, como: Gossip Girl e 90210.

Música[editar | editar código-fonte]

A música é um dos temas em desenvolvimento na série desde o episódio piloto. Os títulos dos episódios são baseados em títulos de músicas (Tática usada também por Shonda Rhimes em Grey's Anatomy). Em todos os episódios, uma média de 5 músicas são reproduzidas. A boa escolha de repertório é marca do seriado, que tem cenas elogiadas pela crítica mesmo não tendo boas audiências.
Desde a abertura, com a música "I Don't Wanna Be" de Gavin DeGraw, os fãs tem playlists criadas e reproduzidas pelos próprios produtores. No site oficial, uma página chamada One Tree Hill Music, descreve as músicas de cada episódio dividas por cena. Algumas são mais populares, como "Dare You to Move" por Switchfoot, "Mixtape" por Butch Walker, "Kill" por Jimmy Eat World, "Run" por Snow Patrol e várias outras de Gavin.

A série também já lançou 3 CDs com músicas importantes para o seriado. O mais conhecido, One Tree Hill 2: Friends With Benefit, teve sua renda revertida para ajuda no combate ao câncer de mama. O CD foi ambientalizado na série, produzido lá, pela protagonista Peyton Sawyer. No álbum, estão também as canções "Missing You", de Tyler Hilton e "Halo", de Bethany Joy Galeotti, cantadas no seriado pelos personagens dos próprios atores, Chris Keller e Haley Scott.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de Lucas Scott (Chad Michael Murray), um jovem de 16 anos que sonha em ser jogador de basquete. Vive com a mãe, Karen Roe (Moira Kelly), e é meio-irmão de Nathan Scott (James Lafferty). Seu pai, Dan (Paul Johansson), nunca o aceitou como filho, deixando-o sob criação total da mãe. Ao ser convidado para se juntar aos Ravens, time de basquete da Tree Hill High, escola onde estuda, Lucas tem de lidar com a pressão do pai e o temperamento forte do irmão Nathan. Além disso, ele se apaixona por Peyton Sawyer (Hilarie Burton), namorada do irmão e cheerleader do time. Para piorar, Brooke Davis (Sophia Bush), melhor amiga de Peyton, se apaixona pelo jovem. Nathan usa Haley (Bethany Joy Galeotti), melhor amiga de Lucas, como alvo para atingir o garoto. Porém, seus planos dão errado, e ele acaba se apaixonando pela moça. Lutando pela aceitação do pai e enfrentando brigas com o irmão, Lucas tem de equilibrar sua vida emocional com o basquete.

Ao longo das temporadas, One Tree Hill ganha alguns saltos no tempo e muda seu foco. A série deixa de ser considerada teen na quinta temporada, quando a temática sobre o basquete e problemas adolescentes diminuem. A medida que os personagens crescem e o tempo passa, a storyline baseia-se em problemas adultos: Emprego, gravidez e relacionamentos frustrados, além de explorar temas polêmicos sobre anorexia, abandono, adoção, drogas e bebida.

Temporada Final[editar | editar código-fonte]

A temporada final de One Tree Hill foi encomendada com 13 episódios. Ela é composta de muitas respostas e desfechos das mais diversas histórias, incluindo a volta de personagens que haviam deixado o elenco, direcionando aos últimos episódios, que são os conclusivos. O próprio autor, Mark Schwann, disse que os dois últimos episódios da série seriam uma "carta de amor aos fãs do seriado". O último episódio, 9x13, vazou na internet na sexta-feira, dia 30, 5 dias antes da transmissão pelo canal The CW.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Chad Michael Murray no papel de Lucas Scott
Hilarie Burton no papel de Peyton Sawyer
Bethany Joy Galeotti no papel de Haley James Scott
Sophia Bush no papel de Brooke Davis
Austin Nichols no papel de Julian Baker
Shantel VanSanten no papel de Quinn James
Robert Buckley no papel de Clay Evans
  • Lucas Eugene Scott (Interpretado por Chad Michael Murray): Lucas é um jovem jogador de basquete que mora com a mãe, Karen Roe. É melhor amigo de Haley James, e os dois se conhecem desde a infância. Sempre teve uma queda por Peyton Sawyer, uma das garotas mais populares da escola, mas nunca falou nada sobre isso, pois, ela namora Nathan Scott, seu meio-irmão que mora com o pai, Dan Scott. Vive um triângulo amoroso com Peyton e Brooke Davis.
  • Peyton Elizabeth Sawyer (Interpretada por Hilarie Burton): Peyton é doce e muito solitária. É uma das [animadoras de torcida]] do time de basquete. Se sente sozinha devido a ausência do pai e vive praticamente sozinha. Abandonada cedo pela mãe, usa a música como escudo para a vida e Brooke Davis, sua melhor amiga, como conselheira. Namorada de Nathan, sabe que o garoto está com ela por interesses sexuais, e, com a chegada de Lucas no time, percebe que nunca amou o namorado de verdade.
  • Nathan Royal Scott (Interpretado por James Lafferty): Bad-boy da escola, Nathan é namorado de Peyton. O rapaz faz sucesso sendo o principal jogador dos Ravens, time de basquete da escola, mas sofre muita pressão pelo pai, Dan Scott, ex-jogador do mesmo time. Além de ter uma mãe ausente, ele acaba se apaixonando por Haley, e tem de lidar com o meio-irmão rejeitado pelo pai.
  • Haley James Scott (Interpretada por Bethany Joy Galeotti): Melhor amiga de Lucas, vive aconselhando o amigo nos campos do amor e das amizades. Inteligente, CDF, confiável e sincera, ela sempre procura estar perto de quem gosta e contagia a todos. É usada como alvo pelo meio-irmão do amigo, Nathan, dando [aulas particulares]] para o garoto. Os dois se apaixonam e vivem um grande romance.
  • Brooke Penelope Davis (Interpretada por Sophia Bush): Agitada, meiga e louca, Brooke Davis é melhor amiga de Peyton e a chefe das animadoras de torcida do Ravens, time de basquete da Tree Hill High. Amorosa e intensa, se apaixona profundamente por Lucas Scott, e é presa em um triângulo amoroso quando descobre que o rapaz é, na verdade, louco por sua melhor amiga. Desenha uma linha de roupas, Clothes Over Bros, que é, enfim, bem-sucedida.
  • Quinn James (Interpretada por Shantel VanSanten): Irmã de Haley, Quinn volta a Tree Hill depois de um casamento fracassado com David. Mora um tempo com a irmã, aproveitando para treinar fotografia, sua paixão. Na cidade, conhece Clay Evans, agente de Nathan, por quem se apaixona rapidamente.
  • Alex Dupré (Interpretada por Jana Kramer): Atriz, dissimulada, sincera e o centro das atenções: Alex chega a Tree Hill como modelo de campanha da Clothes Over Bros e causa alvoroço na cidade. Logo após, é chamada para ser a protagonista de um filme de Julian. Apaixonada pelo chefe, atrapalha o namoro dele com Brooke, usando as drogas e bebida como meio de impedir o romance dos dois.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Chad Michael Murray e Sophia Bush foram casados na vida real. O casamento, que aconteceu em 2005 (durante a terceira temporada da série), durou 5 meses e rumores dizem que o fim foi causado por uma suposta traição de Chad com Paris Hilton.
  • Os rumores não param por aí: Sophia pode ter tido um caso com o colega de trabalho, James Lafferty (Nathan Scott) em 2008.
  • Com a entrada de Austin Nichols na sexta temporada da série, Sophia engatou um novo namoro. Eles namoraram durante um tempo.
  • A saída de Chad Michael Murray e Hilarie Burton nunca foi claramene esclarecida, mas, segundo entrevistas, tudo indica que os dois deixaram o show por razões envolvendo o salário de ambos.
  • Nenhum personagem participou de todos os episódios. As personagens que chegaram mais perto foram Brooke, com 186 episódios (ela não participou do piloto) e Haley também com 186 episódios (ela não participou de um episódio da segunda temporada)
  • Falando em Brooke, ela era apenas uma personagem-suporte no início. Mas, a atuação de Sophia Bush não só agradou os produtores, como o público, tornando-a regular a partir do quinto episódio da primeira temporada.
  • One Tree Hill era transmitida inicialmente pelo canal The WB. Mas, após a fusão, foi para a The CW. Foi, também, a única série do antigo canal que foi renovada para o atual.
  • A série sofreu com a baixa audiência após a sexta temporada, lutando para sobreviver. Após a saída de dois dos protagonistas, Lucas e Peyton, a média de 2.5 milhões de expectadores por episódio, baixou para 1.8. Foi decidido, então, que a série teria seu fim na sétima temporada. Porém, após muita campanha (Incluindo Twitter e Facebook), os fãs conseguiram estender o seriado por mais dois anos. A última temporada carrega um dom conclusivo: Tem apenas 13 episódios finais.
  • Bethany Joy Galeotti é uma cantora na vida real também. Ela já lançou alguns EP's com a amiga Amber Sweeney. As duas formam, juntas, a banda Everly, que toca músicas de gênero pop-folk.
  • Jackson Brundage, que interpreta Jamie (Filho de Haley e Nathan), tinha apenas 7 anos quando teve sua estreia na quinta temporada. O jovem ator já começou como personagem regular.
  • Paul Johansson, Bethany Joy Galeotti, James Lafferty, Sophia Bush e Chad Michael Murray já dirigiram alguns episódios da série.
  • A série, gravada em Wilmington, Carolina do Norte, recebeu uma homenagem ao fim de seu último episódio: Uma rua da cidade foi nomeada de One Tree Hill Way, ou "Rua One Tree Hill".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: One Tree Hill

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.