Oniisama e

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Oniisama e
Oniisama e
(Para [o meu respeitável] irmão mais velho)
Gênero Shoujo, Drama
Mangá
Autor Riyoko Ikeda
Editora(s) Japão Shueisha
Revista Margaret
Itália Starlight
Data de publicação 20 de Agosto de 1975 – 1975
Volumes 3
Anime
Direção Osamu Dezaki
Estúdio Tezuka Productions
Exibição original 14 de Julho de 1991 – 31 de Maio de 1992
Emissoras de TV Japão NHK
Nº de episódios 39
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Oniisama e (おにいさまへ…?) é um anime e mangá shoujo dramático. É habitualmente referido em inglês como Brother, Dear Brother.

O mangá foi criado na primeira metade dos anos 1970 por Riyoko Ikeda, centrando-se em uma moça de 14 anos Nanako Misoono (御苑生奈々子?) que frequenta uma prestigiada academia e lida com a sua vida de estudante de liceu escrevendo cartas ao seu "irmão" (geralmente, irmãos neste sentido são apenas homens mais velhos que concordam em ler as cartas de outrem, uma espécie de correspondente unilateral). O mangá foi traduzido para italiano.

A série anime, baseada no mangá e transmitida na NHK de Julho de 1991 a Abril de 1992, tem um total de 39 episódios e termina quando Nanako tem cerca de 17 anos e meio. A temática pode às vezes ser sombria, indo desde o incesto, tentativas de suicídio, a doenças mortais. Foi dobrada e transmitida em Itália e França, embora tenha sido cancelada após 26 episódios, devido ao forte conteúdo adulto. Foi também transmitida em canais árabes no início dos anos 1990, com o título "Akhy El Aziz" (Meu Querido Irmão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.