Onisaburo Deguchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Onisaburo Deguchi.

Onisaburo Deguchi (em japonês: 出口 王仁三郎, Deguchi Onisaburō), cujo nome dado ao nascer era Kisaburo Ueda (上田 喜三郎, Ueda Kisaburō?), foi um religioso japonês. Cofundador da Oomoto. Nasceu em 1871, em Anao, próximo a Kameoka, província de Quioto.

Casou-se com Sumiko Deguchi , filha de Nao Deguchi, entrando para família Deguchi.

Como grande médium clarividente, recebeu as revelações de Deus e estabeleceu a base da doutrina. Organizou o movimento oomotano. É reverenciado com o nome de “Santo Mestre”, em japonês Seishi (聖師).

São abundantes suas obras de pintura, caligrafia, cerâmica, construção de jardins e arquitetura. Autor dos Contos do Mundo Espiritual (81 volumes), Obras de Onisaburo (oito volumes), Poemas (principalmente tanka, em 10 volumes) etc.

Introduziu o Esperanto na Oomoto em 1923. Em 1925 fundou a organização Universala Homana Asocio – Associação Universal de Amor e Fraternidade.

Por duas vezes sofreu severa perseguição policial por ordem do governo japonês; principalmente por ocasião do Segundo Caso Oomoto (iniciado em 1935), esteve preso durante sete anos. Após esses fatos, reorganizou o movimento.

Faleceu em 1948.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Oomoto da América do Sul

Site da Oomoto do Japão (em inglês)

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.