Omri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Onri)
Omri
Omri
Nascimento 940 a.C.
Morte 874 a.C. (65–66 anos)
Samaria
Cidadania Reino de Israel
Filho(a)(s) Acabe, Nimshi
Ocupação monarca
Religião Mitologia cananeia

Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri.Foi o primeiro Rei da dinastia V de Israel. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e se tornando rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.

Nada consta sobre os ancestrais de Onri, nem mesmo o nome de seu pai ou de sua tribo. Onri fundou a terceira dinastia de Israel (precedida pelas de Jeroboão e de Baasa), seu filho Acabe e seus netos, Acazias e Jeorão, sucederam-no, os quatro juntos totalizando uns 46 anos (c. 951-905 AEC) no trono. Atalia, neta de Onri, governou seis anos sobre o trono de Judá. (2Rs 8:26; 11:1-3; 2Cr 22:2) Jeú, que exterminara a casa de Acabe e estabelecera a dinastia seguinte de Israel, é chamado de “filho [isto é, sucessor] de Onri” no Obelisco Negro de Salmaneser III. (Ancient Near Eastern Texts [Textos Antigos do Oriente Próximo], editado por J. Pritchard, 1974, p. 281) De fato, os assírios continuaram a chamar Israel de “a terra de Onri” e os reis de Israel de “a casa de Onri” por muito tempo depois de os descendentes dele terem deixado de governar — um tributo ao poder dele.

Onri chegou ao trono, não por sucessão, mas pela espada. Ele tinha sido chefe do exército de Israel sob o Rei Elá (e, talvez, sob o seu predecessor, Baasa) quando Zinri, chefe da metade dos carros, derrubou Elá, assumiu o reinado e exterminou a casa e os amigos de Baasa. Assim que isto foi comunicado ao exército israelita, naquela ocasião acampado contra os filisteus em Gibetom, “todo o Israel” — evidentemente os cabeças tribais “no acampamento” — fez de Onri o seu rei. Retiraram-se imediatamente de Gibetom e tomaram de assalto a Tirza, capital de Zinri. Vendo perdida a sua causa, Zinri incendiou a casa do rei com ele mesmo dentro dela, pondo assim um fim trágico ao seu governo de sete dias. — 1Rs 16:8-20.

Mas, surgiu um novo rival de Onri — Tibni, filho de Ginate. O povo permaneceu dividido por uns quatro anos, tempo durante o qual presumivelmente grassou a guerra civil até que os apoiadores de Onri derrotaram os de Tibni, garantindo para Onri o governo indisputado. Zinri falecera no 27.° ano do Rei Asa, de Judá (c. 951 AEC). (1Rs 16:15-18) Por fim, no 31.° ano de Asa (c. 947 AEC), Tibni morreu de um modo não declarado, deixando para Onri cerca de oito anos de governo exclusivo. — 1Rs 16:21-23, 29; veja CRONOLOGIA.

Atribui-se “potência” ao Rei Onri. (1Rs 16:27) Segundo as linhas 4 a 8 da Pedra Moabita , Onri impôs sujeição a Moabe, domínio este a que Acabe deu prosseguimento. (2Rs 3:4) Em meados de seu reinado, Onri mudou sabiamente sua capital de Tirza, que com tanta facilidade capturara. Comprou o monte que pertencia a Semer, bem apropriado para ser fortificado, e construiu ali uma nova cidade, Samaria, capaz de suportar longos sítios. (1Rs 16:23, 24) As inscrições em cuneiforme também o chamam de fundador dela, e foi também o local de seu sepultamento. (1Rs 16:28) Durante o seu reinado, Onri sofreu vários reveses, tais como o de ter de entregar algumas cidades ao rei da Síria (1Rs 20:34) e de ser obrigado a pagar tributo à Assíria, sendo ele o primeiro rei israelita a fazer isso.

No campo religioso, Omri deu continuidade à tendência decadente do reino setentrional; prosseguiu com a idolatria de Jeroboão; de fato, ele “fazia o que era mau aos olhos de Jeová e veio a fazer pior do que todos os que o precederam”. (1Rs 16:25, 26) Uns 200 anos depois, por meio de Miqueias, Jeová condenou Israel por seguir “os estatutos de Onri”. — Miq 6:16.

Árvore genealógica baseada na Bíblia:[editar | editar código-fonte]

Onri
Etbaal
Acabe
Jezabel
Acazias de Israel
Jorão de Israel
Atalia
Jeorão de Judá
Acazias de Judá
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
  • Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
  • DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.

Precedido por
Zimri
Rei de Israel
Albright: 876 a.C. – 869 a.C.
Thiele:   885 a.C. – 873 a.C.
Galil:      884 a.C. – 873 a.C.
Sucedido por
Acabe