Ontopsicologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A ontopsicologia é uma disciplina que analisa a atividade psíquica do homem[1] [2] , mas não se confunde com a Psicologia[3] , sendo um conhecimento interdisciplinar. Visa a formação de líderes em qualquer campo[4] , tendo sido proposta e formalizada pelo italiano Antonio Meneghetti.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro a usar o termo "Ontopsicologia", conforme relatado por Abraham Maslow na obra "Introdução à Psicologia do Ser (Toward a Psichology of Being)"[5] , foi o psicólogo humanista norte-americano Anthony Sutich[6] , fundador do Journal of Humanistic Psychology e co-fundador da Association for Humanistic Psychology, para mostrar como a psicologia do seu tempo estava sob influência do existencialismo[7] .

Anos depois, em 1972, Joseph P. Ghougassian, Professor da Universidade da Califórnia em San Diego, publica o livro "A Ontopsicologia da pessoa de Gordon W. Allport (Gordon W. Allport's Ontopsychology of the person)"[7] , onde analisa retrospectivamente as contribuições de Allport à psicologia da personalidade. O termo "Ontopsicologia" foi por ele utilizado em referência à psicologia de um Self, entendido como um "projeto aberto em contínua auto-construção (autóctise)"[7] .

Paralelamente, no início dos anos 70, Antonio Meneghetti desenvolve a primeira formalização teórica da ontopsicológia[8] , no texto "Ontopsicologia do homem" (original de 1971, editado posteriormente sob o título "O Em Si do Homem", em 1989).

Em 27 de maio de 2004, em Aula Magna realizada no Palácio dos Doze Colégios – o edifício administrativo principal da Universidade Estatal de São Petersburgo – na presença do fundador da Ontopsicologia, Antonio Meneghetti, da então Reitora da Universidade Ludmila A. Verbitskaya[9] e da Decana da Faculdade de Psicologia, Larissa Tsvetkova[10] , foi inaugurada a Cátedra de Ontopsicologia[11] .

Definição[editar | editar código-fonte]

A palavra "Ontopsicologia" é formada a partir de três radicais gregos: ontos (óntos), "ser, real", ψυχή (psykhé), "psique, alma, mente" e λόγος, (lógos), "estudo, palavra, razão”. Significa "estudo da psique humana inclusa a compreensão do ser. Em outras palavras, estuda como a psique humana colhe o real, é conhecimento do ser no modo da psiquicidade humana[12] .

Universidades[editar | editar código-fonte]

A Ontopsicologia faz parte da grade curricular de cursos de graduação e pós-graduação em psicologia, sociologia e administração de empresas nas seguintes instituições:

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

O exercício da Ontopsicologia não é regulamentado no Brasil, ou seja, ela não está subordinada a nenhum conselho regulamentador profissional, sendo sua formação de caráter livre. No que se refere à sua aplicação na Psicologia no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia não autoriza seu uso por psicólogos[19] .

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o livro do jornalista italiano Gianni del Vecchio, a Ontopsicologia é uma seita perigosa, assemelhada da Cientologia e da Damanhur, que operam de forma sigilosa acumulando dinheiro e arruinando vidas. [20]

Referências

  1. Mestrado em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo
  2. Jornal "A Razão", de Santa Maria
  3. VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2013. ISBN 978-85-64631-12-0
  4. Pós-graduação em Sociologia com abordagem ontopsicológica na Universidade La Sapienza, de Roma
  5. MASLOW, A. Toward a psychology of being, p. 15. New York: D. Van Nastrand Company, 1968.
  6. Association for Transpersonal Psychology
  7. a b c GHOUGASSIAN, J.P. Gordon W. Allport's Ontopsychology of the Person, p. 14. New York: Philosophical Libraly, Inc., 1972.
  8. O que é Ontopsicologia? História e Definição
  9. Lyudmila Alekseevna VERBITSKAYA, President of the Saint Petersburg State University, Academician of the Russian Academy of Education.
  10. Larissa Tsvetkova, Vice Rector for Educational Programmes and Research in History, Biology, Psychology and Philosophy
  11. Inauguração da Cátedra de Ontopsicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo
  12. Ontologia della Percezione. Roma: Psicologica Editrice, 2011. ISBN 978-88-89391-45-7
  13. Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia(em russo)
  14. Ementa do MBA: O empreendedor e a cultura humanista
  15. Ementa do MBA: Gestão de negócios e intuição
  16. Recanto Maestro: Sustentabilidade e Ontopsicologia
  17. Corso di Alta Formazione in Creatività e Impresa(em italiano)
  18. Ontopsicologia na Universidade de Economia e Direito de Dnipropetrovsk, Ucrânia
  19. Um italiano acusado de homicídio ganha dinheiro no Brasil pregando o lucro
  20. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]