Ontopsicologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A ontopsicologia é uma pseudociência[1] [2] [3] que analisa a atividade psíquica do homem,[4] [5] mas não se confunde com a Psicologia.[6] Foi proposta pelo italiano Antonio Meneghetti,[7] segundo o qual a ontopsicologia é um conhecimento interdisciplinar para a formação de líderes. Defende a existência de uma série de doenças da alma que não são reconhecidas pela psicologia, busca reconhecimento acadêmico mas negando-se a participar de publicações científicas.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro a usar o termo "Ontopsicologia", conforme relatado por Abraham Maslow na obra "Introdução à Psicologia do Ser (Toward a Psichology of Being)"[8] , foi o psicólogo humanista norte-americano Anthony Sutich[9] , fundador do Journal of Humanistic Psychology e co-fundador da Association for Humanistic Psychology, para mostrar como a psicologia do seu tempo estava sob influência do existencialismo[10] .

Anos depois, em 1972, Joseph P. Ghougassian, Professor da Universidade da Califórnia em San Diego, publica o livro "A Ontopsicologia da pessoa de Gordon W. Allport (Gordon W. Allport's Ontopsychology of the person)"[10] , onde analisa retrospectivamente as contribuições de Allport à psicologia da personalidade. O termo "Ontopsicologia" foi por ele utilizado em referência à psicologia de um Self, entendido como um "projeto aberto em contínua auto-construção (autóctise)"[10] .

Paralelamente, no início dos anos 70, Antonio Meneghetti desenvolve a primeira formalização teórica da ontopsicológia[11] , no texto "Ontopsicologia do homem" (original de 1971, editado posteriormente sob o título "O Em Si do Homem", em 1989).

Em 27 de maio de 2004, em Aula Magna realizada no Palácio dos Doze Colégios – o edifício administrativo principal da Universidade Estatal de São Petersburgo – na presença do fundador da Ontopsicologia, Antonio Meneghetti, da então Reitora da Universidade Ludmila A. Verbitskaya[12] e da Decana da Faculdade de Psicologia, Larissa Tsvetkova[13] , foi inaugurada a Cátedra de Ontopsicologia[14] .

Definições[editar | editar código-fonte]

A palavra "Ontopsicologia" é formada a partir de três radicais gregos: ontos (óntos), "ser, real", ψυχή (psykhé), "psique, alma, mente" e λόγος, (lógos), "estudo, palavra, razão”. Significa "estudo da psique humana inclusa a compreensão do ser. Em outras palavras, estuda como a psique humana colhe o real, é conhecimento do ser no modo da psiquicidade humana[15] .

Universidades[editar | editar código-fonte]

A Ontopsicologia faz parte da grade curricular de cursos de graduação e pós-graduação em psicologia, sociologia, direito e administração de empresas nas seguintes instituições:

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

O exercício da Ontopsicologia não é regulamentado no Brasil, ou seja, ela não está subordinada a nenhum conselho regulamentador profissional, sendo sua formação de caráter livre. No que se refere à sua aplicação na Psicologia no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia não autoriza seu uso por psicólogos[22] .

Associações[editar | editar código-fonte]

Há três associações dedicadas à promoção das aplicações da Ontopsicologia no mundo:

Fundações de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Há três fundações dedicadas à pesquisa científica e humanista da Ontopsicologia no mundo:

  • Na Europa, em 2009, a Fundação de Pesquisa Científica e Humanística Antonio Meneghetti[28] , com sede em Lugano, Suíça, a qual instituiu, a partir de 2011, o Prêmio Antonio Meneghetti[28] para o avanço das pesquisa científica em Medicina, Física, Economia e Filosofia.
  • No Brasil, a Fundação Antonio Meneghetti Brasil[29] , com sede no Recanto Maestro, Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2010, promovendo em 2011 o Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade[30] e, em 2014, o congresso Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura[31] [32]
  • Na Rússia, a Fundação Científica Antonio Meneghetti[33] , criada em 2007, instituiu em 2012, em parceria com a revista acadêmica russa «Alma Mater»[34] , um concurso internacional[35] [36] para as melhores publicações de jovens estudantes baseadas em pesquisas interdisciplinares na área da Ontopsicologia.

Atividades acadêmicas[editar | editar código-fonte]

Congressos[editar | editar código-fonte]

Pesquisas em Ontopsicologia são apresentadas em diversos congressos científicos internacionais:

  • 28th International Congress of Applied Psychology: From Crisis to Sustainable Well Being[37] [38] [39] , realizado em 2014 sob a organização da International Association of Applied Psychology (IAAP)[40] em Paris, França.
  • 30th International Congress of Psychology: Psychology serving humanity, realizado em 2012 pela International Union of Psychological Science (IUPsyS)[41] [42] na Cidade do Cabo, África do Sul.
  • XXIX International Congress of Psychology[43] [44] , realizado em 2008 pela International Union of Psychological Science (IUPsyS)[45] [46] [47] , em Berlim.
  • 5th World Congress for Psychotherapy[48] , realizado em 2008 em Pequim, China.
  • X European Congress of Psychology: Mapping Psychological Knowledge for Society[49] , realizado em Praga, 3 a 6 de julho de 2007.
  • IV Congresso Mundial de Psicoterapia, Buenos Aires, Argentina, 27-30 de Agosto de 2005[50] [51] .

Pesquisas[editar | editar código-fonte]

Os trabalhos acadêmicos sobre Ontopsicologia abrangem artigos, teses, dissertações nas áreas da Medicina, Administração, Pedagogia, Economia, Direito, Psicologia, Filosofia e Arte[52] [53] [54] , além de revistas especializadas, como a Saber Humano[55] , editada pela Antonio Meneghetti Faculdade, e a Nuova Ontopsicologia[56] , editada semestralmente, desde 1983, pela Associação Internacional de Ontopsicologia, na Itália.

Livros[editar | editar código-fonte]

Publicações sobre Ontopsicologia estão disponíveis em várias línguas, como italiano[57] [58] , português[59] , russo[60] , inglês[61] [62] , francês, chinês[63] , espanhol, alemão[64] , letão[65] , sendo seus principais autores Antonio Meneghetti, Alécio Vidor[66] [67] e Margherita Carotenuto[68] .

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o livro do jornalista italiano Gianni del Vecchio, a Ontopsicologia é uma seita perigosa, assemelhada da Cientologia e da Damanhur, que operam de forma sigilosa acumulando dinheiro e arruinando vidas. [26] . Segundo afirma em livro publicado em 2003 o geneticista Renato Flores, "a Ontopsicologia defende a existência de uma série de doenças da alma que não são reconhecidas pela psicologia, buscando reconhecimento acadêmico e negando-se a participar de publicações científicas".[69]

Referências

  1. MOTA, R; FLORES, R.; SEPEL L.; LORETO, E. Método Científico & Fronteiras do Conhecimento. Santa Maria: CESMA, 2003.
  2. Zamora Flores, Renato (2014 [last update]). Ontopsicologia: a pseudociência unindo o charlatanismo ao capitalismo selvagem | Livre Pensamento livrepensamento.com. Visitado em 25 de outubro de 2014.
  3. Últimas Edições - notícias recentes do Jornal Nacional - NOTÍCIAS - Um italiano acusado de homicídio ganha dinheiro no Brasil pregando o lucro a qualquer custo jornalnacional.globo.com (2014 [última atualização]). Visitado em 25 de outubro de 2014.
  4. Mestrado em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo
  5. Jornal "A Razão", de Santa Maria
  6. VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2013. ISBN 978-85-64631-12-0
  7. Pós-graduação em Sociologia com abordagem ontopsicológica na Universidade La Sapienza, de Roma
  8. MASLOW, A. Toward a psychology of being, p. 15. New York: D. Van Nastrand Company, 1968.
  9. Association for Transpersonal Psychology
  10. a b c GHOUGASSIAN, J.P. Gordon W. Allport's Ontopsychology of the Person, p. 14. New York: Philosophical Libraly, Inc., 1972.
  11. a b O que é Ontopsicologia? História e Definição
  12. Lyudmila Alekseevna VERBITSKAYA, President of the Saint Petersburg State University, Academician of the Russian Academy of Education.
  13. Larissa Tsvetkova, Vice Rector for Educational Programmes and Research in History, Biology, Psychology and Philosophy
  14. Inauguração da Cátedra de Ontopsicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo
  15. Ontologia della Percezione. Roma: Psicologica Editrice, 2011. ISBN 978-88-89391-45-7
  16. Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia(em russo)
  17. Ementa do MBA: O empreendedor e a cultura humanista
  18. Ementa do MBA: Gestão de negócios e intuição
  19. Recanto Maestro: Sustentabilidade e Ontopsicologia
  20. Corso di Alta Formazione in Creatività e Impresa(em italiano)
  21. Ontopsicologia na Universidade de Economia e Direito de Dnipropetrovsk, Ucrânia
  22. Um italiano acusado de homicídio ganha dinheiro no Brasil pregando o lucro
  23. Associação Internacional de Ontopsicologia
  24. Lista de ONG's com Status consultivo especial junto ao ECOSOC/ONU
  25. Psychology at the United Nations: A Brief History
  26. a b Occulto Italia, Del Vecchio, G., Pitrelli, S. Ed.Bur: 2011
  27. Associação Eslava de Ontopsicologia
  28. a b Fondazione di Ricerca Scientifica Umanistica Antonio Meneghetti
  29. Fundação Antonio Meneghetti Brasil
  30. Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade
  31. Içami Tiba irá palestrar em congresso no Recanto Maestro, Jornal Integração, 12/10/2014.
  32. Congresso Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
  33. Fundação Científica Antonio Meneghetti Rússia
  34. Alma Mater—Vestnik Vysshey Shkoly (High School Herald)
  35. Cerimônia de entrega do "Prêmio Meneghetti 2012" em parceria com a revista «Alma Mater».
  36. Fundação Antonio Meneghetti Rússia e Jornal Alma Mater promovem o "Prêmio Meneghetti 2012".
  37. The crisis of sciences, the ontological nexus and the sustainable well being, WAZLAWICK, P.
  38. From millenium developement goals to well being: the ontopsychological contribution at the United Nations and impact on international level
  39. A human information space, DMITRIEVA, V.
  40. International Association of Applied Psychology
  41. ICP2012 30th International Congress of Psychology: Psychology serving humanity
  42. 30th International Congress of Psychology: Scientific Program, p. 150
  43. XXIX International Congress of Psychology 2008
  44. XXIX International Congress of Psychology: Abstracts, ISBN 978-1-84169-860-1
  45. International Union of Psychological Science (IUPsyS)
  46. Trabalhos apresentados no Congresso Internacional de Psicologia, Berlim, 2008. P.107
  47. Ontopsicologia no XXIX Congresso Internacional de Psicologia em Berlim
  48. 5th World Congress for Psychotherapy, 2008, Beijin, China
  49. X European Congress of Psychology: Programme
  50. IV Congresso Mundial de Psicoterapia, Buenos Aires, Argentina, 27-30 de Agosto de 2005
  51. Coband: Associación para el Avance de la Ciencia Psicológica
  52. Artigos científicos sobre Ontopsicologia em periódicos nacionais e internacionais
  53. Artigos, Teses e Dissertações de Pesquisas em Ontopsicologia
  54. Publicações científicas sobre Ontopsicologia (em russo)
  55. Revista Saber Humano
  56. História da Ontopsicologica Editrice, Itália
  57. Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze
  58. Biblioteca Nazionale Centrale di Roma (digitar "Meneghetti, Antonio" e clicar no botão "Start search")
  59. Biblioteca Nacional (Brasil)
  60. Biblioteca Nacional da Federação Russa
  61. British Library
  62. Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América
  63. Biblioteca Nacional da China (digitar "Meneghetti, Antonio" e clicar no botão azul)
  64. Biblioteca Nacional da Alemanha (Deutschen Nationalbibliothek)
  65. Biblioteca Nacional da Letônia
  66. Curriculum Lattes, Prof. Dr. Alécio Vidor
  67. Principais autores da Ontopsicologia: Alécio Vidor
  68. Principais autores da Ontopsicologia: Margherita Carotenuto
  69. MOTA, R; FLORES, R.; SEPEL L.; LORETO, E. Método Científico & Fronteiras do Conhecimento. Santa Maria: CESMA, 2003.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]