Onverwacht

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Onverwacht
Geografia
País
Distrito
Capital de
Banhado por
Parakreek (en)
Pararak Kreek (d)
Altitude
10 m
Coordenadas
Demografia
População
2 000 hab.
Mapa
Antiga estação ferroviária em Onverwacht

Onverwacht é a segunda maior cidade do Suriname e capital do distrito de Para no noroeste do país e conta com cerca de 2 000 habitantes.

Onverwacht (em sranan tongo: Bose) é uma cidade e capital do distrito do Pará em Suriname, na área de Jawasikreek . Tem uma população de cerca de 2000 habitantes.

Originalmente Onverwacht era uma plantação de tabaco. Durante a primeira metade do século XVIII, recebeu o nome em Sranan Tongo de "Bose", em homenagem ao seu proprietário que tinha o sobrenome Bossé.

Após a abolição da escravatura em 1863, oito ex-escravos compraram extensões de terra na região e iniciaram a arborização dedicando-se à exploração madeireira. Em 1968 a administração criou um centro administrativo e o distrito do Pará, com a cidade tornando-se sua capital.

Estação Ferroviária[editar | editar código-fonte]

Até meados da década de 1980, Onverwacht era uma estação da linha férrea Lawaspoorweg, construída entre 1903 e 1912. Esta linha ferroviária foi projetada para transportar pessoas e ouro de Lawagebied para Paramaribo. A rota ia da Praça Vaillant, em Paramaribo, até a Cable Station, em homenagem ao teleférico de 300m que existia ali. Houve tentativas do empresário Peter Sul na década de 1990 de revitalizar a linha para fins turísticos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • C.F.A. Bruijning em J. Voorhoeve (ed.): Encyclopedie van Suriname. Amsterdam/Brussel 1977, B.V. Uitgeversmaatschappij Argus Elsevier; ISBN 90-10-01842-3.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Suriname é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.