Oona O'Neill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oona O'Neill
Oona O'Neill
O'Neill em Santa Bárbara, Califórnia, em 1943.
Nome completo Oona O'Neill
Nascimento 14 de maio de 1925
Warwick, Bermudas
Nacionalidade Reino Unido britânica
Morte 27 de setembro de 1991 (66 anos)
Corsier-sur-Vevey, Suíça
Ocupação Atriz
Cônjuge Charlie Chaplin (1943 - 1977)

Oona O'Neill, também conhecida como Oona Chaplin ou Lady Chaplin (Warwick, 14 de maio de 1925Corsier-sur-Vevey, 27 de setembro de 1991) foi uma atriz Britânica. Era filha do dramaturgo ganhador dos prémios Nobel e Pulitzer, Eugene O'Neill e da escritora Agnes Boulton. Foi a quarta esposa do ator, diretor e produtor britânico Charles Chaplin, com quem se casou aos dezoito anos e com quem teve oito filhos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu durante a estada de seus pais nas Bermudas. Contava apenas com dois anos de idade quando o seu pai abandonou a família pela atriz Carlotta Monterey, que se tornou a sua terceira esposa.

Oona conheceu Chaplin durante as filmagens de uma de suas películas. Apesar da diferença de 36 anos de idade, casaram-se em Junho de 1943, casamento que não agradou ao pai dela, que nunca conheceu nenhum dos filhos do casal. Apesar disso, foi a esposa definitiva de Chaplin, mantendo uma relação que durou 35 anos.

Junto com o marido, partiu para a Suíça devido à acusação contra Chaplin de que era comunista, quando da estreia de Luzes da Ribalta, em Setembro de 1952.

Ela retornou aos Estados Unidos para fechar a casa do casal na Califórnia e, discretamente recolher os bens de Chaplin depositados em cofres, mesmo enquanto o FBI procedia ao interrogatório de membros da equipe de Chaplin. Mais tarde ela admitiu ter costurado notas de 1000 dólares norte-americanos no forro do seu casaco de vison, salvando assim a fortuna de Chaplin. Oona renunciou à sua cidadania estadunidense logo após o seu retorno à Europa. Ela e Chaplin resolveram estabelecer-se definitivamente com a família em Corsier-sur-Vevey, na Suíça, onde passaram a maior parte de sua vida de casados, visitados por amigos de Hollywood.

O casal teve oito filhos: a atriz Geraldine Chaplin, Michael, Josephine Chaplin, Victoria, Eugene Anthony, Jane, Annette e Christopher.

Após a morte de Chaplin aos 88 anos de idade, no Natal de 1977, Oona regressou a Nova Iorque. Logo retornaria a Corsier-sur-Vevey, onde morreria em decorrência de um câncer no pâncreas.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.