OpenCourseWare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

OpenCourseWare, também identificado com a sigla OCW, é um termo aplicado aos conteúdos, gerados pelas universidades, e compartilhado livremente para todos pela internet. O movimento OCW foi liderado pelo próprio MIT em outubro de 2002 pelo lançamento do MIT OpenCourseWare.

A partir deste movimento do MIT, várias outras universidades começaram a criar os seus próprios projetos OCW. Hoje já existem mais de 200 universidades do mundo trabalhando neste novo conceito de liberar o conhecimento gerado na academia para todos. Uma perfeita socialização do conhecimento disponibilizando-o tanto para professores, alunos e autodidatas do mundo todo.

De acordo com o OCW Consorcium solicita que alguns requisitos sejam seguidos, tais como:

  • Não pode ter fins comerciais;
  • Deve incluir uma referência à instituição que o publica originalmente e, caso seja procedente, o nome do autor do material;
  • O material resultante do uso do OCW deve ser livre para utilização por terceiros e ficará sujeito a estes mesmos requisitos.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A FGV é a primeira Instituição de Ensino brasileira a apresentar um projeto OCW.[1]

O portal Veduca reúne mais de 5 mil videoaulas disponibilizadas por 16 instituições de ensino por OpenCourseWare, organizadas em 21 assuntos. O conteúdo está sendo legendado em português.[2] [3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.prg.unicamp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=391%3Aprojeto-ocw-open-courseware-unicamp&catid=1%3Aprg&Itemid=150&lang=pt
  2. Caso de sucesso: como o Veduca inovou no setor de educação online (28 de junho de 2013) http://www.pensandogrande.com.br/caso-de-sucesso-como-o-veduca-inovou-no-setor-de-educacao-online Página visitada em 03 de julho de 2013.
  3. Em parceria com startup, USP disponibiliza aulas de seus cursos pela internet (13 de junho de 2013) http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2013/06/em-parceria-com-startup-usp-disponibiliza-aulas-de-seus-cursos-pela-internet.html Página visitada em 03 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]