OpenERP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
OpenERP
{{{logotipo}}}
Tinyerp screenshot.png
OpenERP
Desenvolvedor Tiny, Sprl
Versão estável 7.0.0 (Predefinição:Release date)
Sistema operacional Windows, Linux, Unix, Mac OS X
Gênero(s) ERP, CRM
Licença GPL
Página oficial www.openerp.com

OpenERP (anteriormente intitulado TinyERP) é uma solução de gestão empresarial ERP completo, com um sistema CRM.

É baseado na arquitetura MVC e implementa um cliente e um servidor, sendo a comunicação entre o cliente e o servidor por interface XML-RPC. O Software é open source e disponível sob a GNU General Public License - Affero.

As principais áreas funcionais são: contabilidade gerencial, contabilidade, gerenciamento de materiais, gestão de vendas e compras, tarefas automatizadas, gestão de recursos humanos, marketing, help desk, e ponto de venda. O OpenERP é extremamente modular, com 350 módulos disponíveis.

Modelo de Negócios[editar | editar código-fonte]

O OpenERP segue um modelo de negócio totalmente open source. O desenvolvimento e os esforços da comunidade são gerenciadas através do gestor de projetos Launchpad, utilizando o sistema de gestão de versões Bazaar. A comunidade OpenERP é organizada no site OpenObject, onde estão os fóruns e todos os módulos disponíveis para OpenERP. A documentação também é gerenciada no Launchpad, mas um site dedicado a todos com os livros, foi criado em 2009.[1]

OpenERP estabelece um modelo de negócio com uma relação ganhar-ganhar entre a comunidade, a rede de parceiros e o editor. O papel dos parceiros é desenvolver o mercado em torno da ofertas de serviços OpenERP. O editor é responsável pela qualidade e visão do desenvolvimento do produto, e em conjunto com a comunidade dinamiza atividades para contribuir para o crescimento do produto.

Licença[editar | editar código-fonte]

O Servidor e o cliente GTK+ do OpenERP é publicado sob a licença GPL versão 3.0. O cliente Web está disponível através da "OpenERP Public Licence". que é uma licença derivada da "Mozilla Public License", gratuito para uso e modificações. A maior restrição importante é manter os logotipos originais da Tiny, ERP Open e Axelor nas páginas web visível para o usuário.[carece de fontes?]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A estrutura do OpenERP tem três camadas: base de dados, servidor e cliente.

O banco de dados é o PostgreSQL.

A componente servidor é escrita em Python. As funcionalidades de negócio são organizadas em "módulos". Um módulo é uma pasta com uma estrutura predefinida contendo código Python e arquivos XML. Um módulo define a estrutura de dados, formulários, relatórios, procedimentos, workflows, etc.

O cliente é "leve" porque não contém lógica de negócios. Ao adicionar novos objetos, tais como menus ou formulários, ficam disponíveis em qualquer tipo de cliente: GTK +, web ou Qt.

O cliente GTK+ é o padrão e é baseado na plataforma PyGTK (Python).

O cliente Web é escrito em Python. Ele usa a plataforma turbogears até a versão 5.0.1. Embora o cliente GTK+ e o clientes web sejam equivalentes, há algumas diferenças na funcionalidade da interface. Por exemplo, o cliente Web pode ter um link "personalizar" em todos os formulários, mas no cliente GTK+ não ser assim.

O cliente Qt é escrito em Python, mas não está disponível como um download oficial, desde de agosto de 2009.

Ambiente de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Não existe um ambiente de desenvolvimento integrado. O código Python deve ser editado em um editor externo. A lógica da aplicação (ou seja, os fluxos de trabalho e estrutura de dados) pode ser alterada através da interface do cliente. Um tutorial exemplifica como usar a ferramenta DIA para a criação visual de um módulo.

Localização brasileira[editar | editar código-fonte]

Existe um grupo de usuários no Brasil que se dedica à tradução e criação dos módulos l10n_br e l10n_br_data que implementam adaptações específicas para atender às necessidades do Brasil.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre OpenERP