OpenID

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

OpenID é um sistema de identificação desenvolvido por Brad Fitzpatrick do LiveJournal. Trata-se de uma rede distribuída na qual a identidade do utilizador é dada por uma URL ou XRI que pode ser verificada por qualquer servidor executando o protocolo.

Em sites que suportam OpenID, utilizadores não necessitam de criar uma nova conta antes de poder a aceder. Só é necessário autenticação por um site que suporta OpenID, chamado provedor de identidade. Esse provedor pode então confirmar o dono da OpenID para outro site que suporta OpenID.

Independente das arquitecturas single sign-on, o OpenID não define um mecanismo de autenticação. Assim a força de um login por OpenID depende de quanto o site sabe sobre as políticas de autenticação do provedor de identidade. Sem tal confiança, o OpenID não é recomendado para ser usado com contas sensíveis, como de comércio eletrônico e bancos.

Diferenças entre OpenID e os padrões atuais[editar | editar código-fonte]

Alguns sistemas de contas online atuais são semelhantes ao OpenID em alguns aspectos, mas não permitem a transição entre um sistema de contas e outro. Por exemplo, sites de conteúdo online como Windows Live, Google e Yahoo!, não solicitam o registro do utilizador quando ele faz a transição de um serviço web para outro pertencente ao próprio site. Pode-se, por exemplo, fazer um primeiro registo só para usar o e-mail e começar a usar depois o serviço de relacionamentos do mesmo site sem fazer um novo registro, ou seja, usando o mesmo usado para o e-mail. Outro ponto que difere o OpenID das contas citadas anteriormente é que o seu registro não é gratuito, variando os valores de acordo com o tipo de conta (individual, organizacional, etc).

Com o OpenID, uma única ID na web pode ser usada em outros sites e não só em serviços dentro de um mesmo site. Isso dá maior comodidade em assinar serviços da web, mais facilidade de acesso aos sites e menos incomodo para gerir múltiplos ID's e senhas de acesso.

Sites que aderiram ao OpenID[editar | editar código-fonte]

Muitas pessoas tem um openId sem ao menos saberem disso. Pode-se verificar os sites e serviços que já aderiram ao sistema de identificação no site do projeto.[1] Alguns dos sites que aderiram ao Open ID são SAPO, 4shared, Yahoo!, Google, Windows Live, CNN, Wikispaces, Technorati, WikiTravel, LiveJournal, The-West, SourceForge.net e Postitter.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.