OpenProj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OpenProj
Desenvolvedor Serena Software
Lançamento 6 de agosto de 2007 (7 anos)
Versão estável OpenProj 1.4 (30 de setembro de 2008; há 320 semanas e 3 dias)
Idioma(s) Português, Inglês
Escrito em Java
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Software de gerenciamento de projetos
Licença Common Public Attribution License
Estado do desenvolvimento Inativo
Página oficial OpenProj

OpenProj é um software de gestão de projetos de código aberto que pretende ser um substituto completo para o Microsoft Project, sendo capaz de abrir arquivos Project nativos existentes. Ele foi desenvolvido pela Projity em 2007 é executado na plataforma Java, permitindo que ele seja executado em uma variedade de diferentes sistemas operacionais.[1]

O OpenProj saiu do beta com a liberação da versão 1.0, em 10 de janeiro de 2008.

No final de 2008 a Projity foi adquirida pela Serena Software.[2] A partir do início de 2009 o suporte para o OpenProj e a comunicação sobre seu desenvolvimento pareciam ter sido suspensos. No entanto, havia comitações ativas que permaneciam no CVS, o que indica que um membro da comunidade de código aberto estava melhorando o programa e/ou corrigindo problemas técnicos. Se o software permanece ou não de código aberto sob essas condições comerciais continua a ser vista.

A versão atual inclui:

Popularidade[editar | editar código-fonte]

Ele foi descarregado mais de 2.000.000 vezes em mais de 142 países. Três meses após o lançamento da versão beta, no SourceForge uma média de 60.000 exemplares por mês foram baixadas. Com um percentual de 99,964 atividade SourceForge, no número 15 ele foi listado apenas à frente do Pidgin populares de mensagens de aplicação (software). Em maio de 2008 o número total de downloads no SourceForge atingiu 500 mil.

ProjectLibre[editar | editar código-fonte]

Devido ao congelamento do OpenProj, que não é atualizado desde 2008, a equipe que o desenvolveu originalmente decidiu criar um novo projeto, iniciando pela última versão do OpenProj e aplicando correções e atualizações há muito aguardadas. Em agosto de 2012 o novo projeto, ProjectLibre, foi liberado para o público. Essa nova versão corrige muitos problemas e traz novas funcionalidades, as quais incluem:

  • importa e exporta arquivos do/para o Microsoft Project 2010
  • impressão
  • exportação para PDF (sem restrições)
  • nova interface de botões
  • Compatibilidade completa com o Project 2010
  • muitas correções de erros e problemas do OpenProj


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências